Lisboa,

quinta-feira, outubro 05, 2006

lágrima


Uma lágrima é como um floco de neve.
Nele e nela está contida a essência da vida.
Uma lágrima beija-nos o rosto por mil razões diferentes. Nunca é a mesma lágrima!
Qualquer lágrima poderá trazer-nos todos os sentimentos que conhecemos… E será certamente o espelho do nosso estado de ser.
Poderá acolher um doce leito de quietude e espraiar mares de ansiedade e sobressalto.

Choremos as nossas lágrimas sem recriminações nem culpas ou receios. Quando elas se despedirem, num terno adeus, abrirão outra porta para uma realidade nova ... e, suavemente, reencontraremos uma outra imagem, aquela mesma que escolhemos ser!...





Lágrima
do Lat. lacrima

s. f.,
humor líquido e límpido segregado pelas glândulas lacrimais;
suco destilado por alguns vegetais;
fig.,
pequena quantidade de qualquer líquido;




Encontrei uma preta
que estava a chorar
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.

Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.

Olhai-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.

Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.

Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:

nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.

(António Gedeão)



Cheia de penas me deito
E com mais penas me levanto
Já me ficou no meu peito
O jeito de te querer tanto

Tenho por meu desespero
Dentro de mim o castigo
Eu digo que não te quero
E de noite sonho contigo

Se considero que um dia hei-de morrer
No desespero que tenho de te não ver
Estendo o meu xaile no chão
E deixo-me adormecer

Se eu soubesse que morrendo
Tu me havias de chorar
Por uma lágrima tua
Que alegria me deixaria matar

(Amália Rodrigues)





Nenhuma lágrima derramei com você.
Nenhuma lágrima derramei com você.

Quando você foi embora
Meu coração não parou.
Sei, que você hoje chora
porque não tem mais o meu amor.

(Chico Buarque : Lágrima)




Uma lágrima envergonhada
Rola pelas tuas faces ressequidas
E tentas a todo o custo
Travá-la
Para que não desça
Ao teu coração já desgastado
Pela violência da vida!
Não!
Não te envergonhes
Por um homem chorar…
Chorar é abrir o peito
Desatar as mágoas
Que dentro de nós
Se agitam
Porque mesmo os grandes
Terão o seu dia para chorar
É no momento do desabafo
Que nos tentamos
Encontrar
A vida não é perfeita
Os medos são muitos
E o coração embora esteja
Sensibilizado demais
Aceitará de certo
Essa tua lágrima perdida
Que se esvai no horizonte
Sem fim!

(Maria do Carmo Dias)

16 Comentários:

At outubro 05, 2006 12:06 da manhã, Blogger Carla diz...

__________________♥
_________________♥ ♥
_______________♥ Eu ♥
_______________♥ Sou ♥
_____________♥ Lágrima ♥
_________♥ E por ti chamo... ♥
_____♥ Na tristeza que subsiste ♥

___♥ Nas lágrimas que eu derramo ♥
___♥ Reflecte-se o teu rosto no meu ♥

__♥ O som do coração bate acelerado ♥
____♥ Eco solitário que me consome ♥

______♥ Na tristeza que subsiste ♥
_________♥ Por ti chamo... ♥
_______________≈♥Ňąd¡®♥≈

A minha lágrima em homenagem ao teu post.
beijos e bom feriado

 
At outubro 05, 2006 1:00 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Que delícia este post, Amaral!
Beijo,
Jo

 
At outubro 05, 2006 9:17 da tarde, Blogger Ana diz...

Porque é que elas teimam em cair nos momentos menos adequados???

 
At outubro 06, 2006 1:25 da manhã, Blogger Kalinka diz...

AMIGO AMARAL

Lágrimas...minhas companheiras de tantos meses...
Uma lágrima é como um floco de neve... será certamente o espelho do nosso estado de ser.
Muitas de Alegria, Felicidade e outras tantas de Tristeza e ansiedade.

Choremos as nossas lágrimas!!!
Um abraço com carinho.

 
At outubro 06, 2006 1:16 da tarde, Blogger Silêncios diz...

Vim ver o que dizias sobre elas...as lágrimas.
São companheiras minhas, de toda vida...
As últimas, são de desânimo porque não consigo perceber se fui eu que falhei, ou se terá que ser mesmo assim...
Um beijo para ti

 
At outubro 06, 2006 5:01 da tarde, Blogger Carla diz...

_____BOM__FIM DE__SEMANA!
_____LET__THE__SUN__SHINE
______IN___YOUR___SMILE___
____8888888888888888888888
_____88888888888888888888
_______8888888888888888
_________888888888888
______________**
____####______**______####
___#######____**____#######
____#######___**___#######
_____######__**__######
________#####_**_#####
__________####**####
___________###**###
____________##**##
_____________#**#___________

 
At outubro 06, 2006 7:21 da tarde, Blogger Ana Abreu diz...

Lágrimas...As lágrimas,de alguma forma são o espelho da alma.Ás vezes choramos de tristeza e outras de alegria, dois sentimentos tão antagónico mas que as lágrimas nos escapam mesmo quando não queremos.

 
At outubro 07, 2006 2:28 da tarde, Blogger Luna diz...

Adorei, uma lagrima , tem sempre um sentimento muito profundo escondido
beijinhos

 
At outubro 07, 2006 6:37 da tarde, Blogger Maria Carvalho diz...

Tantas lágrimas que se choram ao longo de uma Vida! Tantos sentimentos que as fazem cair...Beijos.

 
At outubro 08, 2006 12:43 da manhã, Blogger Leticia Gabian diz...

Estou chegando aqui pela primeira vez e encontro um blog lindo que, coincidentemente, hoje fala de grandes amigas minhas (as lágimas). Sou muito chorona.
Adorei a menção ao Chico Buarque, meu grande e amado ídolo.
Um beijo.

 
At outubro 10, 2006 12:14 da manhã, Blogger tb diz...

fantástico o sentir através da expressão maior que o nosso ser consegue alcançar...e que bem aqui ficou.
Beijo

 
At outubro 10, 2006 10:05 da manhã, Blogger sofia. diz...

Que se faça a vida de poucas lágrimas...

 
At outubro 12, 2006 5:52 da tarde, Blogger ☆Fanny☆ diz...

Há lágrimas que escorrem do olhar, sem que nos apercebamos delas...há lágrimas que nos traem e nos revelam a verdade dos sentimentos.
Lágrimas rebeldes...que fizeram nascer um poema:

LÁGRIMA REBELDE
*Fanny*
 
E a lágrima teimou brotar do meu olhar...
Quisera eu que ela sempre se resguardasse
quando a tristeza me pediu para ficar!
 
Oh lágrima rebelde!...
Por que ousaste pela minha face rolar?!
 
Não sabes tu que deverias em teu refúgio ficar?
Não sabes tu da minha melancolia...da minha agonia?
Por que queres assim revelar o meu segredo?
Não mostres ao mundo minha fragilidade!
Não desvendes meu imenso e contido medo!
 
Oh lágrima rebelde!...
 
Se por acaso, por mim alguém passar...
e me perguntar por que estou a chorar...
eu direi que és somente uma lágrima de luar...
que escorregou pela linha desatenta do infinito
e em mim desejou vir morar!

Um abraço cheio de amizade*

Fanny

 
At outubro 12, 2006 6:08 da tarde, Blogger Eli diz...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At outubro 12, 2006 6:09 da tarde, Blogger Eli diz...

Gosto muito do poema de António Gedeão. Acho-o muito claro na definição do conceito que escolheste... também já conhecia algumas imagens, mas as lágrimas são sobretudo uma visão dos sentimentos que não conseguimos explicar com palavras... os mais fortes, quer mais tristes quer mais alegres!

:)

 
At outubro 28, 2006 12:54 da tarde, Blogger Su diz...

Uma lágrima beija-nos o rosto por mil razões diferentes


amei ler
jocas maradas

 

<< Home