Lisboa,

quinta-feira, outubro 19, 2006

a um passo da ficção


Quantas vezes desejou sair de um sítio e estar noutro lado qualquer no segundo a seguir? Ou porque está atrasado ou, simplesmente, por detestar perder tempo com viagens ou filas de trânsito. O teletransporte mais conhecido da história da ficção científica é o de ""Star Trek - Caminho das estrelas" -, mas a ciência está cada vez mais perto de igualá-lo.
Uma equipa de investigadores do Instituto Niels Bohr, da Universidade de Copenhaga,na Dinamarca, liderada por Eugene Polzik, conseguiu teletransportar ao mesmo tempo dois objectos diferentes. Até ao momento, apenas foi possível teletransportar objectos iguais - luz ou átomos simples - através de distâncias muito curtas e somente durante uma fracção de segundo. A descoberta da equipa de Eugene Polzik representa um desenvolvimento significativo na busca do teletransporte, pois utiliza luz e matéria em simultâneo.

Num artigo publicado na revista científica "Nature", Eugene Polzik destaca a importância desta descoberta: "É um passo em frente porque envolve, pela primeira vez, o teletransporte de luz e matéria, dois objectos diferentes. Um "carrega" a informação, o outro é o meio de armazenamento.
Esta experiência envolveu pela primeira vez um objecto atómico macroscópico, contendo milhares de biliões de átomos. Os cientistas também teletransportaram essa informação numa distância de cerca de meio metro, mas acreditam que a podem aumentar.
"O teletransporte de dois átomos simples é feito desde há dois anos por duas equipas, mas apenas a uma distância de uma fracção de milímetros", referiu Polzik, acrescentando que este método "permite distâncias maiores porque envolve a luz como portador de informação".

Apesar deste desenvolvimento, ainda não está para breve a possibilidade de teletransportar pessoas de um local para o outro, bastando para isso dizer "Beam me up, Scotty", como na série "Caminho das estrelas". Este avanço permite, para já, abrir portas à comunicação quântica, fazendo com que a transmissão e processamento de informação sejam feitos de uma forma totalmente inovadora. "Já demos passos importantes no longo caminho até ao teletransporte total, mas ainda nos faltam bastantes", disse Eugene Polzik. E explicou: "Trata-se de teletransportar informação de um local para o outro. A informação quântica é diferente da informação "clássica" porque não pode ser medida.

(Correio da manhã - 6 Outubro 2006)

5 Comentários:

At outubro 19, 2006 5:39 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Esta notícia tem meus aplausos calorosos e gostaria de acrescentar que tenho ouvido as mesmas boas novas vindas desta vez de um grupo de estudos espíritas e científicos muito disciplinado e sério. É pra logo sim.
Se eu já pudesse pedir ao Scotty: "Beam me up, please." Iria almoçar vez ou outra com um bom amigo em Portugal.
Beijo,
Jo

 
At outubro 19, 2006 5:47 da tarde, Blogger Ana Luar diz...

Xiiiiiiiiiiii imagina o que isso iria fazer pela IC19
rsrsrsr ou pela 2ª circular.... bemmmmmmmm venha lá rápido o tele transporte....

 
At outubro 19, 2006 7:35 da tarde, Blogger tb diz...

sempre sonhei que deveríamos fechar os olhos pensar num local e estarmos lá no momento em que os abríssemos...ninguém nunca me entendeu chamando-me alguns nomes menos bonitos. :)
Agora cada vez mas parece ser uma realidade. eu aplaudo de pé! (Claro que continuo a parecer louca, ams n me importo)
jinhos

 
At outubro 20, 2006 9:57 da manhã, Blogger Maria Carvalho diz...

Quando li o título deste teu post que fala em ficção, lembrei-me imediatamente de que a minha escrita é também ficção. Isto, em resposta, ao comentário bonito que me deixaste nas romãs. Teletransportada, alguém me esperará...um dia. Beijos para ti, bom fim de semana.

 
At outubro 21, 2006 6:45 da tarde, Blogger Eli diz...

Um sonho, sem dúvida!

:)

 

<< Home