Lisboa,

segunda-feira, novembro 27, 2006

o presente


"O nosso cérebro e os nossos sentidos só nos permitem sentir o momento presente.
O mundo existe na sua globalidade - algures. A quantidade desse mundo que eu posso ver está inteiramente dependente do aparelho perceptível com que nasci. Esta limitação é definida não só pelas capacidades limitadas dos meus sentidos para reunir informação, como também pelo poder de processamento do meu cérebro ao interpretar a informação que os sentidos recolheram.
Todos os organismos, incluindo os humanos, vêem apenas uma parte do mundo. Um cão não pode ver a cor vermelha, mas ela existe. Uma formiga não pode ver uma casa 500 metros à sua frente, mas ela existe. Nós não podemos ver os infravermelhos, mas eles existem.
O mesmo acontece com o nosso cérebro, que está preparado para sentir apenas o momento presente e ponto final! No que toca à realidade, todos os seres humanos vivem em jaulas. Não conseguimos ver as grades das nossas jaulas porque elas estão atrás dos nossos olhos, na nossa mente. O nosso cérebro limita aquilo que podemos ver, ouvir e até sentir. A este nível, o nosso cérebro limita severamente a nossa experiência do tempo ao momento presente. O presente é tudo o que um ser humano pode ter. No que diz respeito à experiência, o passado e o futuro não existem para os seres humanos, são meros conceitos."


(Shawn Christopher Shea in Felicidade existe)

13 Comentários:

At novembro 27, 2006 10:42 da manhã, Blogger greentea diz...

gostei do teu texto, mas é importante que os nossos olhos vejam, o nosso cérebro reflicta e a nossa mente actue face ao massacre dos cães na China, por causa dos Jogos Olimpicos!!
Vem Ver, porque os teus olhos não são de formiga.

Um abraço

 
At novembro 27, 2006 1:25 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

O Presente... é algo de divino...
O presente, não existe por acaso...´
é no presente que as forças do passado se conjungam e nos faz ver, o que outrora era invisivel... o presente é agora, este momento...
Agora já é passado.
Obrigado Amaral

 
At novembro 27, 2006 2:41 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Amaral... uma resposta ao teu comentário no meu blog... nós já nos "conhecemos" há mt tempo.

 
At novembro 27, 2006 3:26 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

"Uma Alma escondida"... era esse o meu blog.
Um abraço
Elsa

 
At novembro 27, 2006 3:35 da tarde, Blogger Maria Carvalho diz...

Concordo. Beijos.

 
At novembro 27, 2006 3:42 da tarde, Blogger Jonice diz...

Ainda hoje usei a palavra jaula que aqui está ao falar para uma pessoa que vivemos encerrados em uma que não conseguimos ver por não estar ao alcance de nossos olhos. O propósito que tive era talvez diferente, pois queria tentar contribuir para que esta pessoa se fortalecesse para dar um passo que me dizia desejar dar mas não encontrava meios. Agora, neste momento presente, já não me parece diferente. Esta reflexão me fala fundo na alma. Gratidão :)

 
At novembro 27, 2006 6:01 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Obrigado pela visita e pelo comentátio deixado no Momentos de Vida. Este post fez-me recordar Eckhart Tolle, alguém que me tem ensinado a ver o mundo e sobretudo a a minha essência.Tem um novo Livro, intitulado UM NOVO MUNDO. Um abraço. António (http://momentosdevida.blogs.sapo.pt)

 
At novembro 27, 2006 9:26 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

e há quem se prenda a passados e futuros, esquecendo precisamente o presente, o que existe!
abraços

 
At novembro 28, 2006 11:29 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Passei para te deixar um beijo! E para me deliciar com as tuas SEMPRE sábias palavras, cheias de sentimento e sentido de oportunidade... Beijao da Fernanda

 
At novembro 29, 2006 1:41 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Por vezes perdemos tempo com memórias, esquecendo o presente. É tão bom caminhar no presente, senti-lo, acariciá-lo, vivê-lo verdadeiramente. Não devemos perder muito tempo a pensar... é preciso viver todos os dias como se fosse o último das nossas vidas.
Gostei deste texto.

{{coral}}

 
At novembro 29, 2006 4:33 da manhã, Blogger Eli diz...

Gostei imenso, assim como das mensagens que vais deixando e outras... belíssimo. Gosto de pensar nestas coisas, porque sou alguém que sente!

:)

 
At novembro 29, 2006 10:54 da manhã, Blogger Jonice diz...

Hoje estou celebrando a vida com amigos queridos, quer dar um pulinho lá no English, amigo ?

 
At dezembro 01, 2006 7:01 da tarde, Blogger Sol diz...

Concordo que devamos concentramo-nos no presente para o desfrutar o mais possível, no entanto devemos lembrar o passado para evitar cometer erros anteriores e devemos olhar o futuro para termos vontade de sonhar cada dia mais e mais.

 

<< Home