Lisboa,

segunda-feira, dezembro 04, 2006

"o presente" da Ni, com amizade


Já tenho escrito muitas vezes sobre o "presente", sobre o passado e sobre o futuro. Mas há dias, no post de 27 de Novembro, reproduzi uma passagem de Shawn Christopher Shea que me pareceu coerente e que aceitei, dentro da "verdade" que vou relembrando, à medida que vou amadurecendo o conceito que tenho da Vida.
Diz Shawn que "...a este nível, o nosso cérebro limita severamente a nossa experiência do tempo ao momento presente. O presente é tudo o que um ser humano pode ter. No que diz respeito à experiência, o passado e o futuro não existem para os seres humanos, são meros conceitos."
Concordo com ele. A mente não "conhece" a "sabedoria" da alma. A mente vive dentro da ilusão. A alma sabe da ilusão e é o seu observador. O nosso momento presente está condicionado por aquilo que a nossa mente apreendeu ao longo dos anos e por aquilo que o nosso "eu" espíritual conhece e sempre conheceu da sabedoria divina.

Recebi 14 comentários e um deles foi da nossa querida Ni, que também sabe viver o aqui e agora, porque o seu caminho evolutivo parece seguro e ascendente.
Diz-me sorrindo: "Amaral... um segredo que te digo baixinho... sabendo que tu o sabes: o presente, o AGORA, é onde coexistem todas as noções que a humanidade criou para tentar entender tempo(s)/ espaços(s).O TUDO é aqui, AGORA... porque só o Agora existe. O passado... como o defines? É um conjunto de momentos, de 'AGORAS' que já não o são. (Ou ainda são... ou serão?)Uma parte do AGORA... a que poderemos voltar, ou não, através da memória, através de uma escolha nossa. (porque tudo o que vivenciamos são escolhas nossas). "

Como a "tua verdade" coincide com a minha! Então, gritemos mais alto ainda que só AGORA podemos "actuar"! Só "agora" temos o poder de decidir da realidade que queremos criar. Só "agora" temos a opção de "ser" e fazer o momento. Depois, se esse momento contiver a "versão" mais grandiosa e desejada de "nós mesmos" - prolonguemo-lo no tempo terreno e construamos a "felicidade", uma das razões por que estamos "aqui"!
"O Futuro... é um AGORA que (aparentemente) aguardamos... mas será que não se desenrola em simultâneo com aquilo a que chamamos passado... assim como relativamente ao presente... e ao AQUI ? Em vez de uma linha sucessiva... não caminharemos para algo convergente... ou paralelo... mas no AQUI-AGORA?"

A tua explanação vai mais além e alcança o "futuro", aquilo que já não conhecemos, nesta figura humana, mas que, saídos deste corpo, todos iremos ter ensejo de entender na sua plenitude. Mas também "assim" o processo faz sentido. A roda da vida pode, perfeitamente, ter esse entendimento. O Universo não tem, forçosamente, de ser aquele que os nossos sentidos apreendem e o conceito global da vida passará por um "tempo" único, o AGORA onde TUDO está a acontecer! Sem passado nem futuro - mas apenas no "eterno momento do agora"...

Por tudo o que está dito, faz sentido a ideia de Shawn Christopher Shea. O nosso cérebro (a nossa mente) limita-nos, na verdade.
Dizes "Por isso... não creio que , neste caso, o nosso cérebro nos limite severamente.... ele sabe (nós sabemos) que nós somos o TUDO/TODO em simultâneo. Vida e morte, luz e sombra, dúvida e certeza, passado e futuro.... no AGORA. E... se o cérebro nos limita... somos nós que escolhemos não activar a total sabedoria AGORA... mas que a experienciamos no percurso de cada vida, única ou repetida (déjà vu).... ou entre-vidas... nascimentos... (porque a morte não existe... só é real o que queremos que o seja...)"
Repara que o nosso cérebro trai-nos muitas vezes. A nossa mente não nos deixa "ser"! A nossa mente "quer ter"! A nossa mente tem medo de perder o que tem. Tem medo de morrer.
Por isso, costumamos dizer: O espírito conhece que é um "ser de luz" e é a essência divina; a mente acumula o conhecimento desta vida e proporciona ao corpo a experiência desse conhecimento. No fundo, formado por corpo, mente e espírito, o ser humano veio a este "terreiro" EXPERIMENTAR tudo aquilo que sempre conheceu, conceptualmente. Veio experimentar o bom, o mau, o doce, o amargo - mesmo SABENDO o que "isso" era!

Voltemos às "nossas verdades", Ni: "O importante é viver com ALEGRIA... e todas as questões, dúvidas, ansiedades, mágoas... são relativizadas e esfumam-se... nos passos de luz que tatuam a nossa passagem por este 'momento'..."

O que se depreende que, no essencial, estamos olhando a Vida pelo mesmo prisma. Todos somos diferentes e nenhum de nós é igual ao outro. É assim o processo divino, que Se manifesta em cada um de nós, para que, também Deus "seja humano" através de nós e EXPERIMENTE a "sabedoria" no desenrolar da vida, no seu Todo!
A certeza de que Deus existe, com um plano infinito, está na "íntima sensação", cada vez mais evidente, de que estamos permanentemente à Sua procura.

Obrigado, Ni, pelo teu comentário, agora aqui reproduzido neste post, porque o seu mérito não pode ser posto em dúvida por ninguém. Não corres
"o risco de ser rotulada com algo pejorativo ao escrever-te isto aqui (e agora... risos)... mas sei que assim é."

Vivamos o presente, celebremos a Vida, aplaudamos a Luz que nos faz ousados nos sentimentos mais profundos!



19 Comentários:

At dezembro 03, 2006 11:23 da tarde, Blogger Maria Carvalho diz...

Li. Como nada sei, embora vá tentando saber algo, não posso comentar. Beijos.

 
At dezembro 04, 2006 1:10 da manhã, Blogger Ana diz...

Vivamos o presente. Do pouco que vou sabendo e aprendendo contigo (e com aqueles que através de ti conheço), também concordo que o presente é tudo o que um ser humano pode ter.
Celebremos então a Vida e caminhemos para a Luz.
Um beijo, Amaral.

 
At dezembro 04, 2006 1:57 da manhã, Blogger Ni diz...

...

...
Nas minhas reticências habitam tantas emoções...
...

Amaral...

Surpreendeste-me.

Depois de um dia extremamente cansativo e de concentração máxima a avaliar testes, trabalhos... e alunos (sabes que avaliamos alunos pelas «atitudes e valores» também de 0 a 20? Tem apenas um peso de 10% na 'classificação final', mas é um parâmetro tão subjectivo... tão difícil para mim... que faço, refaço... volto atrás... comparo... ouço música... penso em cada jovem.... e fica sempre aquela dúvida... 'será que alguém pode classificar uma pessoa pelos seus valores'? ...E o que é a ausência deles? Onde começa essa linha.... tão ténue... mas isto são problemáticas de quem faz do ensino uma carreira por total vocação... e a avaliação será sempre - para mim - uma fase complicada)...

...

Amaral... relativamente ao 'post'... é um privilégio 'reflectir' contigo. Já nos apercebemos de que temos muitas leituras em comum... e se por vezes me sinto 'ínfima'... e que a atitude mais sensata seria ficar caladinha... tenho o defeito das eternas crianças que é dizer o que penso e sinto... embora nem sempre da forma mais adequada.

Sou muito imperfeita... e em nada ajuda esta minha impetuosidade que me tem trazido tantos dissabores.

...

Agradeço-te o que fizeste.

...
Sorriso.
...

E porque a vida não termina nunca... porque existe o eterno ciclo... o AGORA, o AQUI, desejo-te a eterna alegria do reencontro com a verdade de quem és...

Outro sorriso.

Boa semana.

Abraço amigo.

Ni*

 
At dezembro 04, 2006 11:07 da manhã, Blogger BlueShell diz...

O meu aplauso para este texto, Amaral, meu amigo. E um beijo de gratidão, imenso, imenso....
BShell

 
At dezembro 04, 2006 11:59 da manhã, Blogger Luís Galego diz...

textos como este fazem-nos crescer MUITO....também o meu aplauso para o Amaral.

 
At dezembro 04, 2006 8:07 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Acho tão bonito ler-te a pensar que nunca sei o que te hei-de dizer...não cabe nas palavras...
Leio e releio ao som de músicas sempre que me fazem pairar,isto é gostar,gostar muito,claro!
És alguém com quem se cresce a caminho,sorri,que nos acrescenta,beijinho muito grande,obrigada
M

 
At dezembro 04, 2006 9:48 da tarde, Blogger Catarina Alves diz...

Amaral... foram várias as vezes que passei por aqui em silêncio...

Mas hoje tinha de comentar...

porque os comentários da Ni* são sempre especiais... a Ni* é especial...

Obrgado pela partilha...

Nani

 
At dezembro 04, 2006 11:21 da tarde, Blogger Jonice diz...

Que leitura maravilhosa tu e a Ni nos proporcionam. Vou voltar a ler este post muitas vezes para saborear verdadeira iguaria produzida pela amizade amorosa entre dois seres especiais. Beijo :)

 
At dezembro 04, 2006 11:53 da tarde, Blogger Paúl dos Patudos diz...

Que blog fantástico.Todos os assuntos são muito interessantes. Vou ler com muita calma.
Ana Paula

quero convidar a visitar o meu simples espaço que fica em :
www.pauldospatudos.blogspot.com

 
At dezembro 05, 2006 9:34 da manhã, Blogger . diz...

Amaral,

É, pois, no aqui e agora que concebemos, moldamos, condicionamos, ..., os ‘agoras’ dos nossos dias do amanhã... dos eternos momentos do agora...

Grata pelas suas palavras e presença (que muito me apraz), no Ecos & Sussurros.

 
At dezembro 05, 2006 10:26 da manhã, Blogger Desassossego diz...

Amaral, só a bem pouco tempo me fui deparando com este tipo de conceitos, entendimentos, verdades... havia algo que não me permitia ir mais além, ver para lá... até que me foi chegando essas palavras, esses conceitos, essas verdades e tudo se tornou mais verdadeiro, mais aqui, mais agora em que sei que Eu tenho um papel determinante no meu aqui, no meu agora... é certo que ler-te e a tantos outros com quem me tenho cruzado neste mundo virtual me despertaram...
Grata... um beijo doce...

 
At dezembro 05, 2006 3:05 da tarde, Blogger Menina Marota diz...

O meu Aqui e Agora, é viver um dia de cada vez... e dar Agora e Aqui, tudo de BOM que o Ser Humano precisa... Aqui e Agora...

Porque a felicidade dos outros é também a nossa.

Um abraço carinhoso e parabéns pelo texto ;)

 
At dezembro 05, 2006 3:05 da tarde, Blogger Teresa Calcao diz...

Margaret Fuller:
If you have knowledge, let others light their candles in it.

Essa e a sensacao que tenho sempre que te visito.......
Beijinhos,

 
At dezembro 05, 2006 3:25 da tarde, Blogger Unknown diz...

Meu querido e bom amigo Amaral, impossível vir cá e não levar nada na mente. Aqui agora sim o passado é passado mas é a essência da vida de qualquer mortal, que será de nós sem a memorização do passado, não somos nada. Belo mesmo...O presente é agora o resto é passado, ou presente lá fora á nossa espera, mas o passado é ele o responsável por todo nosso comportamento com o hoje o agora. beijos amigo

 
At dezembro 05, 2006 6:44 da tarde, Blogger tb diz...

O Agora como parte importante de um caminho que ñ acaba...
Reflexos de uma caminhada com a luz dos caminheiros.

 
At dezembro 05, 2006 10:24 da tarde, Blogger Su diz...

como sempre é com prazer que passo por aqui....leio..releio.....fico....

jocas maradas de tempo

 
At dezembro 06, 2006 1:13 da manhã, Blogger Lyra diz...

tenho vindo cá e essa frase tem bailado na minha cabeça
"O presente é tudo o que um ser humano pode ter"

Obrigada por me a colocares diante dos olhos.

 
At dezembro 06, 2006 8:58 da tarde, Blogger Crónicas de Ariana diz...

O meu blog teve uns problemazitos de "aparição", mas já está tudo normalizado.
este texto, neste momento, faz-me reflectir muito sobre toda a nossa passagem na Terra, o nosso momento...

Bjs

 
At dezembro 08, 2006 12:34 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

"Vivamos o presente, celebremos a Vida, aplaudamos a Luz que nos faz ousados nos sentimentos mais profundos"
É neste principio que me seguro sempre que desabo...

 

<< Home