Lisboa,

terça-feira, janeiro 30, 2007

dentro do sonho


As várias coisas que acontecem, as várias formas assumidas pela vida, têm uma natureza efémera. Todas são passageiras. Coisas, corpos, egos, acontecimentos, situações, pensamentos, emoções, desejos, ambições, medos, dramas... todos chegam, fingem ser importantes e, quase sem nos darmos conta, desaparecem, dissolvem-se no nada de onde vieram. Terão alguma vez sido reais? Terão alguma vez sido mais do que um sonho, o sonho da forma?

Quando acordamos de manhã, o sonho da noite dissolve-se e nós dizemos: "Era um sonho, não era real." Mas alguma coisa no sonho deve ter sido real, senão ele não existiria. Quando a morte se aproxima, talvez olhemos para trás e nos questionemos se a nossa vida foi apenas mais um sonho. Mesmo agora, se olharmos para as férias do ano passado ou para o que se passou ontem, verificamos que é muito semelhante ao sonho que tivemos a noite passada.
Existe o sonho e existe o sonhador do sonho. O sonho é um breve jogo de formas. É o mundo - relativamente real, mas não absolutamente real. Depois há o sonhador, a realidade absoluta, na qual as formas vão e vêm. O sonhador não é a pessoa. A pessoa faz parte do sonho. O sonhador é a base na qual o sonho aparece, aquilo que torna o sonho possível. É o absoluto que subjaz ao relativo, o intemporal que subjaz ao tempo, a consciência na forma e por detrás da forma. O sonhador é a própria consciência - quem nós somos.

Acordar dentro do sonho é o nosso intuito agora. Quando estamos despertos dentro do sonho, o drama do mundo criado pelo ego chega ao fim, e um sonho mais benéfico e maravilhoso começa. É o novo mundo.


(Eckhart Tolle in Um novo mundo)

17 Comentários:

At janeiro 30, 2007 12:12 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

o sonho da vida sonhada e apreendida em todas as suas multiplicidades...sim o sonho dentro do sonho como caminho para a libertação da forma...

 
At janeiro 30, 2007 12:24 da manhã, Blogger poca diz...

às vezes é difícil ver...

 
At janeiro 30, 2007 1:59 da manhã, Blogger Páginas Soltas diz...

Liberta eu sonho....e sonhando...sonho com a liberdade!

Sou difícil...

Mas adorei o que li...

Abraço amigo da
Maria

 
At janeiro 30, 2007 9:18 da manhã, Blogger Maria Carvalho diz...

Gostei de ler. Que seria tudo isto sem o sonho?!! Obrigada, Amaral, mais uma vez e sempre, pelas tuas palavras no eco. Muitos beijos.

 
At janeiro 30, 2007 10:43 da manhã, Blogger Brisa do Mar diz...

Nem todas as pessoas podem ver os sonhos da mesma maneira, há pessoas mesmo que nem sonham...
Eu sonho muito, os meus sonhos tem cores, cheiro, como na vida, mas duma outra forma...
Deles consigo tirar conselhos, avisos, até matar as saudades dos que partiram e me são queridos...
Há quem se ria quando digo isto, pois há pessoas que só sonham a preto e branco, outras dizem que nem sonham...
Tenho também sonhos que por serem tão misteriosos me dão medo..., mas ao longo da minha vida tenho aprendido a lidar com eles.
...o sonho é o alimento da alma...
...nunca desistas dos teus sonhos...

 
At janeiro 30, 2007 10:53 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Mais um texto repleto de reflexão. Sinto-me muito bem em vir aqui. Se não te importares, passarei a ser assidua nesta espaço que me transporta ao pensamento profundo.

O sonho...O sonho faz parte da vida.

Sonho de noite e dia. A dormir e acordada. Faz parte de mim.

Muitas vezes é no sonho que afrouxo ansiedades, construo a realidade, afasto as dúvidas.

Deixo-te uma beijoca sonhadora. Até um próximo momento.

 
At janeiro 30, 2007 11:28 da manhã, Blogger greentea diz...

vem ver op video sobre o apagão de 1 de fev.

um abraço

 
At janeiro 30, 2007 12:13 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Mais um belo texto para reflectir... nãoé sonho que comanda a vida?! é sim senhor... eu que o diga.
Obrigado Amaral

 
At janeiro 30, 2007 1:09 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Gostei do que li.
Pensando nesse ponto de vista, realmente é verade, estamos sempre "dentro e fora do sonho"...

Beijos.

 
At janeiro 30, 2007 2:04 da tarde, Blogger Isabel Filipe diz...

"........

O sonhador é a base na qual o sonho aparece, aquilo que torna o sonho possível. ....
..."

Belo texto.
gostei imenso
bj

 
At janeiro 30, 2007 3:07 da tarde, Blogger Poemas e Cotidiano diz...

Oi meu amigo Amaral!
Como gosto de vir aqui e ler o que voce publica.
Sempre tem tanto de "realidade e sonho", tudo misturado, que nos faz refletir.
Uma coisa interessante que voce falou: "pensamentos, emoções, desejos, ambições, medos, dramas... todos chegam, fingem ser importantes e, quase sem nos darmos conta, desaparecem, dissolvem-se no nada de onde vieram. Terão alguma vez sido reais"
Nossa Amaral, quanta verdade nisso...
Uma coisa que para nos hoje eh tao importante, as vezes pensamos nao poder viver sem ela, amanha passa a ser apenas algo que passou.
"Quando a morte chegar talvez nos questionemos se a vida foi apenas um sonho".
Que linda reflexao, Amaral!
Nao eh assim que sentimos de tudo ruim que passamos?
As vezes passamos por cada momento tao dificil, que nem imaginamos que podemos supera-lo. Quando o superamos, ele nao parece mesmo que foi um sonho?
Ou mesmo as coisas lindas que vivemos...ficam numa "nuvem dourada", como se tivessem sido um sonho.
Uma viagem que fazemos...que eh uma viagem maravilhosa...sempre dizemos: "Nossa, foi maravilhosa, um sonho!".
Assim somos meu amigo, cacadores de sonhos...e eh deste jeito que a vida se torna mais bonita.
Uma vez meu marido ganhou da Biblioteca, uma muda de arvore.
E me chamou, enquanto plantava em frente do nosso jardim.
De repente me deu uma emocao tao grande em ve-lo plantando uma arvore...fiquei a imaginar no futuro essa arvore crescida, talvez nos dois nem mais aqui nessa casa (ou nesse mundo), e fiquei a pensar..."quem veria essa arvore"... e abri a boca a chorar.
Era um sonho. Um "sonho do futuro".
Um beijo querido, tenha um lindo dia
MARY

 
At janeiro 30, 2007 3:30 da tarde, Blogger Cris diz...

sonhar é tão essencial como respirar, sem sonhos, nada somos!

bjos
Cris

 
At janeiro 30, 2007 5:24 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

obrigada Querido Amaral....:))))))))))


mesmo.



fica O SONHO.



fluido a levar-nos....para diante.

beijo.



PYano....

 
At janeiro 30, 2007 5:38 da tarde, Blogger Jonice diz...

É sim, a natureza efêmera de todas as coisas da vida trazem os sonhos para o mesmo patamar das coisas que acontecem quando estamos acordados. Tanto as coisas passageiras no dia após dia quanto os sonhos que sonhamos ao dormir são fugidíos e no entanto depositários dos fragmentos que perfazem nosso conhecimento de quem somos, nossa consciência de
como vivemos, nossos sentires, enfim ... a vida é tantas coisas, e é também esta reunião de fragmentos que selecionamos e mantemos ou descartamos, conforme nosso crescimento e evolução.
Acho que não tinha ainda me ocorrido pensar sob este prisma, este é um texto extremamente rico neste sentido. Obrigada, Amaral.
Beijinho :)

 
At janeiro 30, 2007 8:41 da tarde, Blogger Unknown diz...

Amaral
Venho agradecer-te as palvras deixadas no meu canto, e dizer que sou uma pessoa simples e que tenta ter forças para enfrentar cada dia...às vezes acho que a vida é um bocado injusta comigo mas não acharemos todos?
Tento viver dentro do sonho...e acreditar que um dia ainda viverei alguns sonhos...
Um beijo com carinho
brisa de palavras

 
At janeiro 30, 2007 10:11 da tarde, Blogger ðº°˜¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð diz...

olá amaral mais uma vez não posso deixar de comentar os seus textos, sempre tão intensos e cheios de intensão e sentimento.
realmente é verdade por muitas vezes acontece comigo, sonhar e quando acordo volto á minha realidade e por vezes parece que já estive num ou noutro lugar com esta ou aquela pessoa com quem sonhei.
parabéns...pelo maravilhoso texto.

mikii

 
At janeiro 31, 2007 8:54 da tarde, Blogger Su diz...

li..reli


jocas maradas de sonhos..........tantos...........

 

Enviar um comentário

<< Home