Lisboa,

segunda-feira, janeiro 29, 2007

a favor do amor


"Eu sou a favor do amor.
Deixe-me explicar: seja verdadeiro no amor e não se preocupe com os parceiros. Quer seja um só ou muitos parceiros, essa não é a questão. A questão é se você é verdadeiro no amor. Se você vive com uma mulher ou com um homem e não os ama, então vive em pecado. Se você está casado com alguém e não ama essa pessoa e continua a viver com ela, a fazer amor com ela, está a cometer um pecado contra o amor.

Estará contra o amor por bem-estar social, conveniências, formalidades. É tão errado como se você violasse uma mulher que não ama. Você viola uma mulher; é um crime - porque você não ama a mulher e a mulher não o ama. Mas o mesmo acontece se você vive com uma mulher e não a ama. Então é uma violação - aceite socialmente, claro, mas é uma violação - e você age contra o deus do amor.

Assim, no Oriente, as pessoas decidiram viver com um só parceiro para toda a vida; nada tem de errado. Se você se mantiver fiel ao amor, manter-se com uma pessoa é uma das mais belas coisas, porque a intimidade cresce. Mas existem noventa e nove por cento de possibilidades de que não seja amor; vocês vivem simplesmente juntos. E vivendo juntos desenvolve-se uma certa relação, mas que é só uma forma de viverem em conjunto, não é amor. E não o confunda com amor."
Ser a favor do amor implica verdade, sinceridade, entrega, ternura, carinho.
Numa relação, ainda há pessoas que são a favor do amor!...

(Osho)

19 Comentários:

At janeiro 28, 2007 11:15 da tarde, Blogger Rafaela diz...

+*_/\_
.*. >,"< * + * . +
*´¨) "O destino da tua vida és tu!
¸.*´ A nossa vida não pode ser o que os
*´¨) outros querem que ela seja.
¸.*´ Se ficarmos a olhar para o que as outras
*´¨) pessoas pensam ou dizem, jamais faremos
¸.*´ algo que verdadeiramente satisfaça o nosso
¸.*´ coração."
*´¨)
¸.•´¸.•*´¨)Tenha uma óptima semana!!!
(¸.•´ (¸.•`*Bjus...

 
At janeiro 28, 2007 11:39 da tarde, Blogger Kalinka diz...

E…
aconteceu o jantar da comunidade blogueira.
Telefono e encontro-os ali na esquina
Apresentações, trocas de palavras
Confessionário do Dilbert, FairyFolk,
Choninha e marido.
Frio, muito frio, convida:entra no carro
Esperamos…
mais um telefonema
Todos querem saber como lá chegar
Todos ansiamos pelo encontro
Uns já lá sentados à mesa enorme
Esperando e questionando-se:
Quem são os novos bloguistas?
Da curiosidade fez-se realidade

...continuação lá no kalinka.
Beijos e abraços.

 
At janeiro 29, 2007 12:19 da manhã, Blogger wicky diz...

A questão é se você é verdadeiro no amor. Se você vive com uma mulher ou com um homem e não os ama, então vive em pecado. Se você está casado com alguém e não ama essa pessoa e continua a viver com ela, a fazer amor com ela, está a cometer um pecado contra o amor.

Ah ! se aplicassem esta lei aqui na santa terrinha...

Eu tb voto a favor do amor!!

 
At janeiro 29, 2007 12:31 da manhã, Blogger Cris diz...

Eu sou a favor do amor!... :)

Faz tempo q n passava por aqui... n porque me tenha esquecido dos amigos... apenas pq a vida n mo tem permitido.
Mas hj vim ler-te... e n imaginas como te sorri ao percorrer os teus posts e encontrar um poema meu entre as tuas escolhas. Senti-me orgulhosa por teres colocado no teu blog um trabalho meu... e ainda por cima um trabalho que me diz tanto!

Obrigado, meu amigo!
Para ti um beijo doce.

Cris

 
At janeiro 29, 2007 1:04 da manhã, Blogger Poemas e Cotidiano diz...

Querido Amaral:
Acho que o amor eh assim...quando voce encontra uma pessoa, eh aquela "paixao" louca, desmedida, voce so pensa nela, vive por ela... E esse relacionamento vai crescendo, voce vai aprendendo a ser mais controlado, menos egoista, repartir mais, entender mais.
Quando juntam-se as escovas de dentes, ha uma fase chamada "lua de mel", em que tudo esta bom, ninguem reclama,a vida eh linda e a felicidade "ate existe" (rs).
Com o tempo, essa paixao louca e desmedida se transforma em um amor calmo e verdadeiro. Nesse amor eh preciso ter acima de tudo respeito, e principalmente um com as diferencas do outro.
Mas tudo se torna confortavelmente gostoso, onde assistir uma TV juntos, ou ir a um cinema, e algo tranquilo e gostoso.
Onde o amor tambem muitas vezes vira paixao...
Muito bonita a cronica.
Um beijo querido
MARY

 
At janeiro 29, 2007 1:23 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Amaral,

Tens sido presente no meu mais recente espaço o que me deixa extremamente satisfeita.

A tua maturiade faz com que abordes os assuntos de forma directa e verdadeira e me proporciones momentos de reflexão extremamente interessantes.

Sou uma pessoa para quem os comentários são construtivos, quando críticos e reveladores de ensinamentos de vida. Gosto da partilha sincera e aberta.

Como dizias à dias, não me conheces tão bem quanto eu gostaria que conhecesses. Mas penso, que a pouco e pouco, vais "entrando" dentro de mim.

Comentando o texto que postas de uma maneira um pouco diferente, através da minha "história" de vida contada assim em traços muito largos, procurarei mostrar-te porque discordo com ele.

Como ficaste a saber, sou casada e mãe. Tenho um casamento estável, onde por mais que te possa parecer estranho, nada falta. Nem amor. Existem altos e baixos como em todos e quaisquer casamentos, mas nada falta.

Como certamente já vivenciaste (se não interpretei mal um dos comentários que me deixaste), ao fim de quase duas décadas de casamento, o amor que une as duas pessoas envolvidas, não é mais um amor com paixão, o que não quer dizer, que não exista amor. No meu, existe.

No entanto, o meu coração dividiu-se em dois e apaixonei-me por outra pessoa. O amor é um sentimento dominador. Não se procura, não se evita, não se obriga, mas também não se consegue desitir dele. Quando se sente, pelo menos assim tem acontecido comigo, não se consegue. Foi uma amizade que cresceu, se tranformou em amor e se intensifica de dia para dia.

O facto de manter o meu casamento, justifica-se de uma forma muito simples. Tudo ainda me prende ao meu marido. Amor, amizade, cumplicidade, intimidade, filhos, projectos, etc. Já paraste para pensar, que se isto não existisse entre nós, seria tudo tão mais simples?! Bastava dizer-lhe que me faltava isto ou aquilo; que não me sentia amada por ele; que, etc, etc, etc, tal como faz a maior parte das pessoas quando se separam e para o justificar perante os outros e perante si próprias, colocam sempre as culpas de isso acontecer, no outro.

Não sou pessoa que me preocupe com o que os outros dizem ou falam. Sou uma pessoa capaz de, em qualquer situação, enfrentar o que for preciso. E não penses que te me minto ou me iludo. Sou assim mesmo.

Se esta paixão um dia se vier a consumar (mais uma vez, por mais que te possa parecer estranho, nem a troca de um simples beijo houve ainda entre nós) e sentir que ambos estamos certos do que sentimos um pelo outro, sou a primeira a tomar uma atitude. Francamente te digo, e julga-me como quiseres, que não o faço sem certezas. Como disseste no comentário que me deixaste, por vezes o jogo da sedução e, acrescento eu, uma paixão não vivida, pode fazer com que aquilo que nos parece uma coisa, seja outra. Mas isso, só vivendo posso saber. Até lá, tudo o que sei é que me apaixonei e lutarei para viver esta paixão, mantendo tudo como até aqui, ainda que isso vá contra todos os valores morais da sociedade e, até, os meus próprios.

Como tu dizes, estou em busca da verdade que me dará as directrizes para construir o futuro.

Amaral, espero que consigas perceber o que te tentei transmitir. Para mim foi muito bom este momento de partilha.

Por agora deixo-te uma beijoca e o desejo de uma muito boa noite.

 
At janeiro 29, 2007 1:35 da manhã, Blogger Jonice diz...

Completamente a favor do amor!
Que tua semana seja bem gostosa, Amaral.
Beijinho

 
At janeiro 29, 2007 9:15 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Eu sou a favor do amor .
Mas , e o amor , será que é a favor de mim ?!
Beijito.

 
At janeiro 29, 2007 10:43 da manhã, Blogger Isabel Filipe diz...

que belo texto
eu sou completamente a favor do amor
boa semana
bj

 
At janeiro 29, 2007 11:20 da manhã, Blogger Brisa do Mar diz...

Se ser a favor do amor implica verdade, sinceridade, entrega, ternura, carinho, então estou completamente a favor do amor.
Sem esses sentimentos, não faz sentido estarmos a partilhar a vida com outra pessoa. Contudo, são precisas duas pessoas a sentirem o mesmo e ao mesmo tempo, e isso torna as coisas mais dificeis...
A vida é feita de escolhas...
Espero que Deus me acompanhe sempre nas minhas...
Vou despedir-me com um texto que li e acho que vem a propósito:

"...Bem-aventurado aquele que, entre todas as paixões, escolhe a mais nobre: a sua felicidade aumenta de hora a hora, de minuto a minuto, e cada vez penetra mais no ilimitado paraíso da sua alma. Mas existem paixões cuja escolha não depende do homem: nascem com ele e não há força bastante para as repelir. Uma vontade superior as dirige, têm em si um poder de sedução que dura toda a vida. Desempenham neste mundo um importante papel: quer tragam consigo as trevas, quer as envolva uma auréola luminosa, são destinadas, umas e outras, a contribuir misteriosamente para o bem do homem."
Nicolau Gogol, in 'Almas Mortas'

UMA SEMANA CHEIA DE LUZ...
FICA COM OS ANJOS...

 
At janeiro 29, 2007 11:22 da manhã, Blogger Maria Carvalho diz...

Claro que sou a favor do Amor!! Pena é que as outras partes não o sejam...beijinhos, Amaral.

 
At janeiro 29, 2007 12:15 da tarde, Blogger Estrela do mar diz...

...gosto muito dos teus posts...e hoje venho-te pedir...deixas-me colocar este texto num post meu?...


Besitosssssss e bom início de semana.

 
At janeiro 29, 2007 12:50 da tarde, Blogger lena diz...

Amaral, meu querido amigo eu repito:

eu sou a favor do amor!

verdadeiro, sem fronteiras, sincero, com entrega, ternura, e muito carinho

uma partilha excelente, como já é hábito, adorei ler

abraço-te com carinho e beijinhos para ti meu amigo

lena

 
At janeiro 29, 2007 2:06 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Eu também sou a favor do amor!

E tenho pena, daqueles coitados, que não sabem o que é amar. Ao não saberem, prejudicam quem sabe...
É claro que exsitem muitas maneiras de amar. A amizade é uma delas ;)

Abraço..

(jekinhaz)

 
At janeiro 29, 2007 2:08 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Sublinho!

 
At janeiro 29, 2007 7:29 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

boa noite. eu também sou a favor do amor. e sou a favor de posts bonitos. e de pessoas bonitas. como o amaral ;)* beijinhos.

 
At janeiro 29, 2007 8:12 da tarde, Blogger Luna diz...

Eu penso muitas vezes nessa magica palavra "amor", e não acredito que qualquer um de nós não queira ser embuido por ele, mas a densidade do nosso mundo troca-nos as voltas, e deixamos sem saber os caminhos a tomar, e vamos pelo mais curto e que nos tras "felicidade" imediata.Enfim, queremos , temos idiais e não sabemos como os atingir
beijinhos

 
At janeiro 30, 2007 12:15 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

ele sabia a verdade da vida para além das convenções sociais...

 
At janeiro 31, 2007 8:53 da tarde, Blogger Su diz...

gostei de ler


eu sou a favor do amor


jocas maradas de a.mar

 

Enviar um comentário

<< Home