Lisboa,

terça-feira, janeiro 23, 2007

ouvir as crianças


Acredito que cada década da nossa vida tem uma dose de sabedoria para nos oferecer que vamos reunindo vorazmente - às vezes com gargalhadas, outras com lágrimas, mas sempre com uma destreza surpreendente. Mas ninguém tem a destreza, a sorte ou o tempo para juntar todas estas doses que vão estando disponíveis ao longo das diversas fases da vida. Acabamos sempre por passar para a fase seguinte sem uma ou outra dose, sem consciência de que as estamos a deixar para trás.
Foi esta a razão que sempre me levou a ouvir atentamente as crianças e os adolescentes, uma vez que eles nos oferecem uma nova sabedoria que, com a minha idade, já não me é acessível. Sem as suas palavras, nunca conseguiria captar a minha própria essência. É verdade que vamos ficando mais sábios com a idade, mas não é verdade quando dizem que os mais novos não têm nada para ensinar.


(Shawn Shea in Felicidade existe)

20 Comentários:

At janeiro 23, 2007 12:32 da manhã, Blogger Jonice diz...

"Sem as suas palavras, nunca conseguiria captar a minha própria essência."
Esta frase encerra a grande sabedoria dos mais velhos. Sim, ouvir as crianças e os adolescentes (estes ainda que ruidosos) acrescenta-nos mais e mais.
Lembro de uma passagem de um dos livros de Dan Millman que era assim:
A garotinha de 4 aninhos ganhou um irmãozinho. Certa hora, pediu aos pais que a deixassem só com o pequeno no quarto, mas eles, temendo que por ciúme ela pudesse machucá-lo, negaram-lhe o pedido. Já no dia seguinte ela voltou a pedí-lo, dizendo que queria muitíssimo ter um momento a sós com seu irmãozinho. Bem, os pais viram o quanto era importante para ela, e além disso, sabiam que sua filhinha era amorosa e gentil, então pensaram que estavam errados negando-lhe o momento, e assim consentiram. Muito bem, nem todas as bobagens abandoram seus pensamentos, por isso preferiram ficar atrás da porta espreitando o que ela faria. Então ouviram-na: "Meu irmãozinho, por favor conta-me como é Deus, pois eu já estou esquecida."
Também esta sábia senhora de 4 anos queria ouvir os mais novos...
Beijinhos :)

 
At janeiro 23, 2007 5:00 da manhã, Blogger Poemas e Cotidiano diz...

Amaral querido: Minha filha tem me ensinado tanto! Tem dosado a minha paciencia, e tem me mostrado minhas atitudes, de uma forma ou de outra.
Outro dia ela disse: "Mae, voce eh sempre assim, comeca a falar, e sai"... e eh verdade. Percebi que quando os assuntos me incomodam, eu falo o que penso, e saio. A partir desse dia, comecei a ficar, e entender que eu fazia isso para nao haver confronto. Cada dia a gente aprende mais, e muito com os jovens. Eles nos ensinam um modo simples de enxergar nosso eu.
Um beijo
MARY

 
At janeiro 23, 2007 9:28 da manhã, Blogger greentea diz...

quanto mais a minha filha cresce mais aprendo com ela e mais gosto dela!

mas hoje vinha pedir-te para acenderes uma vela ...

um abraço para todos que verdadeiramente amam as crianças

 
At janeiro 23, 2007 9:38 da manhã, Blogger Living Place diz...

Os mais novos têm tantos para nos ensinar, tanto tanto. Eu adoro conversar com os meus filhos.

 
At janeiro 23, 2007 9:44 da manhã, Blogger Unknown diz...

São elas a alegria do nosso planeta, ouvir uma criança chorar, ou impedir uma de vir alegrar este mundo cinzento e mau só de gente sem cor de gente que vive na escuridão. Beijinho Amaral

 
At janeiro 23, 2007 10:52 da manhã, Blogger Ana Luar diz...

Não é verdade AMaral, que as crianças nada tem para nos ensinar.
Eu sou Educadora de Infância e passo 13 horas do meu dia com os mais pequenos... e posso garantir que a mais belas das coisas que tenho aprendido é com eles.
A inocência do sentir... é lá que está.
Nunca alma será tão bela como a de uma criança... assim sendo temos tanto que aprender com os mais pequenos... tanto!
Autênticas lições de vida, é o que recebo diárimente.

beijos eternos... e obrigada por te lembrares dos duendes (crianças)... eles merecem!

 
At janeiro 23, 2007 11:01 da manhã, Blogger Carla diz...

A inocencia aliada à sabedoria é uma pedra preciosa que cada criança transporta nas suas mãos...

beijos e boa semana

 
At janeiro 23, 2007 11:09 da manhã, Blogger Maria Carvalho diz...

As crianças e adolescentes, é bem verdade que têm imenso para nos ensinar! Beijos.

 
At janeiro 23, 2007 1:17 da tarde, Blogger Ana diz...

Concordo...Aa crianças têm muito para nos ensinar!!! :)

 
At janeiro 23, 2007 2:04 da tarde, Blogger Luís Galego diz...

da criança que ainda me considero, nas minhas 43 primaveras - achei a mensagem muito bonita....obrigado, uma vez mais

 
At janeiro 23, 2007 3:04 da tarde, Blogger Isabel Filipe diz...

"....
É verdade que vamos ficando mais sábios com a idade, mas não é verdade quando dizem que os mais novos não têm nada para ensinar."

Sem sombra de duvida.
gostei do texto
bj

 
At janeiro 23, 2007 4:57 da tarde, Blogger Amla diz...

muito se engana quem assim pensa e muito perde quem assim age. Bj. Luz e paz

 
At janeiro 23, 2007 5:55 da tarde, Blogger lena diz...

Amaral, meu querido amigo. escutar as crianças, conviver e aprender com elas diariamente, partilhar dos seus risos, brincadeiras, gritarias, sentir a sua inocência, é a maior maravilha do mundo

aprendo sim muito com elas, são muitas vezes as "responsáveis" das minhas gargalhadas e de me sentir viva

como as adoro...

um belo texto!

com elas acredito que a felicidade
existe

abraço-te ternamente, meu amigo

beijinhos

lena

 
At janeiro 23, 2007 10:07 da tarde, Blogger Dark-me diz...

As cianças e os adolescentes são o futuro.
Mas da forma como a sociedade e o mundo se encontra (em mtos e variadissimos aspectos), fazem de mim descrente (hopeless).
Bjo de carinho

 
At janeiro 23, 2007 10:09 da tarde, Blogger Luna diz...

Como é verdade as crianças olham o mundo sem os nossos fortes apegos, assim o mundo é mais simples, as teias são bem menores.
beijitos

 
At janeiro 23, 2007 10:57 da tarde, Blogger . diz...

As crianças...
... os meus filhos são os "Tesouros" da minha vida... são eles que me fazem caminhar, que me fazem ter vontade de acordar para mais um dia, para mais uma batalha... com eles aprendo todos os dias... são eles, com a inocência própria de crianças, que me ensinam a sorrir, a rir, a saber chorar também... são eles, que me fazem acreditar no amanhã... são eles que me ensinam... é com eles que aprendo...
Um beijo.

 
At janeiro 24, 2007 11:16 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Temos sempre algo a aprender com os outros, independentemente da idade.
Beijito.

 
At janeiro 24, 2007 9:18 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Palavras sábias de quem sabe captar a essência da vida e de si próprio...Sim, apenas todos juntos sabemos tudo. :)

 
At janeiro 24, 2007 10:42 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Caro Amaral
eu adoro viver,falar,cheirar...ouvir o silênçio...mas nada pode ser melhor do que ouvir as crianças com a sua mágica inocençia!

Um abraço

 
At fevereiro 13, 2007 10:04 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

ola
Concordo com o texto que escreveu. É bem verdade que apesar de as crianças serem pequenas e de terem pouca experiência de vida têm muitas coisas novas e interessantes para nos ensinarem. Estas conseguem olhar para o mundo com outros olhos e conseguem ver coisas que nós adultos muitas vezes não conseguimos ver, pois não temos o olhar inocente de uma criança.

 

Enviar um comentário

<< Home