Lisboa,

quarta-feira, janeiro 24, 2007

a paixão

Tanto se fala sobre paixão e amor, que o tema se tornou corriqueiro.
Parece simples, muito simples, a comparação entre o amor e a paixão. Parece que toda a gente conhece a durabilidade duma paixão, as consequências duma paixão doentia, o poder e os efeitos dum amor verdadeiro.



"As paixões humanas não têm conta, são tantas, tantas, como as areias do mar, e todas, as mais vis como as mais nobres, começam por ser escravas do homem para depois o tiranizarem.
Bem-aventurado aquele que, entre todas as paixões, escolhe a mais nobre: a sua felicidade aumenta de hora a hora, de minuto a minuto, e cada vez penetra mais no ilimitado paraíso da sua alma. Mas existem paixões cuja escolha não depende do homem: nascem com ele e não há força bastante para as repelir. Uma vontade superior as dirige, têm em si um poder de sedução que dura toda a vida. Desempenham neste mundo um importante papel: quer tragam consigo as trevas, quer as envolva uma auréola luminosa, são destinadas, umas e outras, a contribuir misteriosamente para o bem do homem."

(Nicolau Gogol in 'Almas Mortas' )


"Um estado de paixão - mesmo que fosse a embriaguez da absoluta autodeterminação - organiza e anima de tal forma o Universo que toda a desgraça, parece, depois, provocada por uma ruptura do equilíbrio vital dessa paixão difusa, que, assim, se defende como um corpo vivo. E, segundo o temperamento de cada um, teremos a sensação de que abusámos, ou de que fomos inferiores; de qualquer forma, sentir-nos-emos organicamente punidos pela própria lei da paixão e do Universo.
O que quer dizer que todo o fervor acarreta consigo a convicção supersticiosa de ter de prestar contas à própria lógica das coisas. Mesmo o fervor de um ateu pela transcendência de uma lei."


(Cesare Pavese in 'O Ofício de Viver' )


Uma paixão que não se casa com o amor é um barco sem mar. Permanece, para sempre, como uma idealização (e nada mais) e transforma-se num amor-perfeito que, em vez de nos encaminhar para outras paixões, nos persegue por dentro, e destrói (uma a uma) todas as novas relações, sendo esse o seu lado mais contagioso.

(Eduardo Sá)

"A paixão é o amor de transformar a existência em acção. Serve de combustível ao motor da criação. Faz com que as concepções se tornem experiência.
A paixão é a chama que nos estimula a expressar quem nós realmente somos. Nunca renegues a paixão pois isso é renegar Quem Tu És e Quem Realmente Queres Ser.
O renunciador nunca renega a paixão - o renunciador renega simplesmente o apego aos resultados. A paixão é um amor pela feitura. A feitura é a existência, experienciada. Mas o que é que muitas vezes se cria como parte dessa feitura? A expectativa.
Viver a vida sem expectativa - sem a necessidade de resultados específicos - isso é liberdade. É Santidade. É como Eu vivo.
A Minha Alegria está no acto de criar, não no desfecho.
Agora, uma coisa é ser amor - e outra muito diferente fazer algo com amor. A alma anseia por fazer algo por si mesma para que talvez possa vir a conhecer-se na sua própria experiência. Por isso tentará realizar o seu mais sublime ideal através da acção.
É a essa ânsia de fazer isso que se chama paixão. Mata a paixão e matarás Deus. A paixão é Deus a querer saudar-te.
Mas repara que assim que Deus (ou Deus-em-ti) fizer essa coisa com amor, Deus realiza-Se e não precisa de mais nada.
Já o homem sente muitas vezes que precisa de um retorno do seu investimento. Se vamos amar alguém, óptimo - mas o melhor é recebermos também algum amor em troca. Uma coisa desse género.
Isso não é paixão. Isso é expectativa.
É a maior fonte de infelicidade do homem. É o que o separa de Deus.
O renunciador renuncia, portanto, aos resultados - mas nunca, nunca renuncia à paixão. Aliás, o Mestre sabe intuitivamente que o caminho é a paixão. A via para a auto-realização.
Mesmo em linguagem terrena, poderá dizer-se com toda a justiça que se não tiveres uma paixão por nada não tens vida nenhuma."

(Neale Walsch in Conversas com Deus)


Ohh Paixão

Quando te despes para mim
e vejo tua pele macia
as tuas curvas sem fim
que inexplicável magia!

Nos teus seios me perco
junto a ti quero estar
vou chegando mais perto
que vontade de te abraçar!

De peito colado ao teu
sinto palpitar teu coração
bate rápido como o meu
como eu ardo de paixão!

Em teus lábios eu caio
dentro de ti quero entrar
tomar teu sabor para mim
sou louco por te beijar!

No meu colo vais a ferver
na nossa cama te vou deitar
vou derreter-te de prazer
a noite existe para te amar!


(Pedro Branquinho)


Vivemos tempo de paixão, de fortes emoções. É o mundo inundado, colorido do futebol que vive intensas paixões pelos seus clubes, ídolos, cores e símbolos. Tempo de paixão, de vibrar, às vezes até de indignar-se, de reclamar, protestar, mas, por dentro, tempo de amar.

Como é gostoso estarmos unidos no mesmo sentimento, na mesma torcida, na mesma esperança. Nessa época, desaparecem as idades, as cores raciais, as classes sociais, os credos religiosos, as diferenças partidárias e nos sentimos irmanados, assumindo o mesmo sentimento patriótico. De norte a sul, de leste a oeste há um só desejo, uma mesma vontade: conquistar mais uma copa.

Esse tempo de paixão expressa-se nas bandeiras, nas vestes, nas faixas e balões pelas ruas ou através dos meios de comunicação social que, com tanto brilho e detalhes mostram e reprisam momentos inesquecíveis pelos quais passamos que, ora silenciam as ruas e as cidades, ora irrompem vibrantes em vozes, músicas, fogos e rojões. É o golo, é a vitória!

Viva o ser humano que é capaz de gritar, chorar, pular, às vezes, de tristeza, outras tantas, de alegria; que tem coração e sentimentos e que é capaz de demonstrar paixão; que busca, muitas vezes, até desesperadamente a vitória, mas que sabe aceitar a derrota, mesmo que seja dura e cruel.

(Padre Xico)



É o amor intenso, profundo, incontrolável.
O amor é visto como uma experiência capaz de transformar e modificar radicalmente a vida.
É um tipo de amor que não admite meios-termos ou superficialidades.
É o sentimento capaz de nos fazer entrar em contacto com o mais profundo, obscuro e insondável em nós. O amor pode, assim, ser revelador de parcelas desconhecidas e despertar "anjos e demônios".
Nesta concepção, o amor jamais é uma vivência leve, suave, amena. Ao contrário, ele é grave, repleto de armadilhas e pode facilmente transformar-nos em reféns.
O ciúme é um elemento necessário nesta combinação. Sem ciúme, não há amor (paixão).
As tentativas de controle, manipulações e lutas de poder fazem parte desta concepção, onde o medo de perder o parceiro(a) torna-se uma ameaça constante.


(Márcia Mattos)

26 Comentários:

At janeiro 24, 2007 12:45 da manhã, Blogger david santos diz...

Olá!
Espectacular, Amaral!
Este poema faz-me lembrar o meu "AMOR CONTINUADO", EM O LIVRO POESIS DA EDITORIAL MINERVA, JÁ VELHINHO, POR ACASO.
De facto uma paixão é uma paixão e até pode prolongar-se nos tempos. Mas, o amor de facto, só o é sendo amor continuado.
Abraços, amigo Amaral. Estou-te muito grato de me trazeres um tão brilhante trabalho e por me trazeres à mente coisas tao lindas.
Parabéns, meu amigo, parabéns.

 
At janeiro 24, 2007 3:28 da manhã, Blogger Poemas e Cotidiano diz...

Amaral, meu amigo
Que beleza de post! Li devagar e atentamente cada um.
Um assunto realmente interessante, quando se fala e compara paixao com amor.
Como dizia minha mae, "paixao eh fogo de palha", "amor" eh duradouro. Sera?
Acho que para mim eh uma mistura de tudo.
Alem do que a paixao, eh tao vasta...paixao por um livro, por um filho, pela vida...
Sou feita de pura paixao. E para mim, nao sei, eh igual o amor. Talvez a diferenca da paixao, seja a intensidade.
O amor para mim eh calmo, tranquilo, centrado. A paixao eh uma chama, queima, eh um vendaval, derruba, eh um raio, eletriza, provoca grandes emocoes.
Um beijo querido
MARY

 
At janeiro 24, 2007 8:06 da manhã, Blogger Maria Carvalho diz...

Quando lia o excerto do Neale Walsch já adivinhava de quem era! Concordo com o Eduardo Sá. Adorei este post! Beijos.

 
At janeiro 24, 2007 8:27 da manhã, Blogger Su diz...

gostei mas li na diagonal.......o tempo foge-me ......... voltarei com certeza............
este blog está cada vez mais belo, sabias?.......não fiques assim....vaidoso:)))))))))))))))))

jocas maradas de a.mar

 
At janeiro 24, 2007 9:33 da manhã, Blogger Cris diz...

Desempenham neste mundo um importante papel: quer tragam consigo as trevas, quer as envolva uma auréola luminosa, são destinadas, umas e outras, a contribuir misteriosamente para o bem do homem."

Verdade inquestionável!!! E Lindo POST!!! Parabéns

bjos
Cris

 
At janeiro 24, 2007 9:57 da manhã, Blogger Isabel Filipe diz...

Maravilha de Post.
Adorei.
e vou aproveitar uma das citações que escolheste para uma imagem minha...

bj

 
At janeiro 24, 2007 11:58 da manhã, Blogger Brisa do Mar diz...

"...Silêncio
É A Comunicação Entre Nós Dois

O Amor E A Paixão Que Já Nem As Palavras Definem

Que Só Os Olhares Gritam

E Que Os Nossos Gestos Exprimem..."

Na minha opinião seja amor ou paixão, que seja eterno enquanto dure...
Fica bem e obrigado por apareceres e comentares.
BJOKINHAS

 
At janeiro 24, 2007 1:06 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Passar por aqui foi uma das melhores coisas que me podia acontecer hoje.

Reconheço-me em cada entrelinha, cada linha, cada texto que postas. Conhecia parte deles, mas o acompanhamento das imagens deixara-me completamente rendida ao encanto do que aqui vim encontrar.

Proporcionaste-me um excelente momento de reflexão.

Voltarei. Até breve.

 
At janeiro 24, 2007 1:22 da tarde, Blogger lena diz...

Amaral, meu querido amigo, hoje a tua partilha é de excelente qualidade,

é de ler, reler, sentir e meditar...

a paixão: sempre considerei a paixão um medidor de tempo, possui um "tempo de vida" vai e volta tantas vezes quantas os nossos sentires se conseguirem "embriagar", todos os nossos sentidos se envolvem na paixão,

na paixão o amor está presente, faz parte de um "casamento"

Eduardo Sá diz-nos muito em tão pouco espaço, por o ler muito, tenho por ele uma elevada consideração, com ele tenho aprendido muito

claro que concordo com o teu post, adorei ler, talvez por não conseguir tolerar uma paixão doentia


um abraço meu, cheio de carinho

beijinhos

lena

 
At janeiro 24, 2007 4:09 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

fantástico, amaral. os excertos, as imagens, a intenção. muito bom. gostei imenso. obrigada por este momento. um grande beijinho. alice

 
At janeiro 24, 2007 6:44 da tarde, Blogger Unknown diz...

Um magnifico post, pelo tema, pelas palavras e pelas imagens.

 
At janeiro 24, 2007 7:35 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

olá amaral paixão é paixão doi quando se sente magoa quando se vai...
Mas maravilhosa de ser vivida...
Adorei o post parabens tá muito lindo mesmo...
Um abraço e vou voltar kica

 
At janeiro 24, 2007 8:02 da tarde, Blogger Naty diz...

Olá,o teu blog é muito bonito cheio de amor, calor e paixão bjs naty

 
At janeiro 24, 2007 8:17 da tarde, Blogger Jonice diz...

Tua paixão pelo que fazes aqui em teu blog está totalmente mostrada neste post maravilhoso!

Isto, só para começar ... pois queria destacar estas frases que muito me dizem:

"A paixão é a chama que nos estimula a expressar quem nós realmente somos."

"A alma anseia por fazer algo por si mesma para que possa vir a conhecer-se na sua própria experiência."

Estas, não por acaso do Neale, são claríssimas no sentido de nos falar do Deus-em-nós.

Last, but not least:

"É o sentimento capaz de nos fazer entrar em contato com o mais profundo, obscuro e insondável de nós."

Nesta, o caminho mais efetivo para que se conheça a si mesmo. Conhecimento tão buscado, desejado, almejado ...

Lindo, Amaral! Lindo post!

Beijinhos

 
At janeiro 24, 2007 9:28 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

A complexidade dos sentimentos humanos, mais fortes, vista por diversos prismas do sentir...
Viver sem paixão é já não viver.
Parabéns pelo excelente trabalho!

 
At janeiro 24, 2007 9:41 da tarde, Blogger Ci Dream diz...

bem eu vou daqui apaixonada...:):)e cheia de paixão...:)

beijinhos da ci

 
At janeiro 24, 2007 10:04 da tarde, Blogger isabel mendes ferreira diz...

brilhante e demonstrativo post AMARAL.


um verdadeiro ensaio sobre a dita tantas vezes des.dita e maldita...:))))
afinal o verdadeiro epifenómeno do amor....

no tempo. e sobre o tempo.



beijo.

sincero.

 
At janeiro 24, 2007 10:45 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Parabéns por este post delicioso!
Continuas a surpreênder...

Abraço

 
At janeiro 24, 2007 11:10 da tarde, Blogger Ana diz...

O tema pode ter-se tornado corriqueiro, os sentimentos não o são.
Entre amor e paixão há decerto diferenças.
Gostei de ler os diferentes testemunhos que aqui nos deixas. E pensar...
Um beijo, Amaral.

 
At janeiro 25, 2007 1:55 da manhã, Blogger Esther diz...

Eu amo a paixão! Amaral, querido.. vá conhecer mais um pedacinho de mim na homenagem que fiz a S.P. Beijão!

 
At janeiro 25, 2007 2:14 da manhã, Blogger Cecilia diz...

Sentimentos difíceis de se explicar, ninguém os consegue, pois o que se sente não se explica... Amor: Sentimento mais lindo e perfeito que existe.

 
At janeiro 25, 2007 4:25 da manhã, Blogger SMA diz...

Gostei muito deste post...
Foi bom rencontrar as palavras do meu professor de Faculdade Eduardo Sá...
E principalmente que sentimentos com efeitos que por vezes opostos, podem produzir e suster o misterio da vida...
Antonio de Melo dizia que o Amor vai de mão dada com a loucura... não será essa loucura a paixão???

Bjs carinhosos

 
At janeiro 25, 2007 11:17 da manhã, Blogger Bruno Pereira diz...

devemos reflectir e meditar sobre tudo isto
falar sobre paixão vale sempre a pena :)

visite também o meu cantinho de poemas :
www.oparaisonaoeaqui.blogspot.com
e o meu cantinho de textos :
www.deixameveraminhaagenda.blogspot.com

 
At janeiro 25, 2007 1:49 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Tema vasto e complexo, com o qual nem todos sabemos lidar sempre que se apresenta, seja de que forma for. Gosto, quando Eduardo Sá diz que "Uma paixão que não se casa com o amor é um barco sem mar."
Fica um beijo, para ti

 
At janeiro 25, 2007 3:29 da tarde, Blogger Ao Luar diz...

Amaral...suspirando :)
aquele suspiro bom, completo, realizado... afinal eu sinto isso tudo, comigo com a pessoa que tenho a meu lado, com Deus, com o "proximo"...
Parabéns pelo Post e obrigada pela partilha :)
Beijo

 
At janeiro 25, 2007 8:43 da tarde, Blogger Luna diz...

Muita sensibilidade a tua, pois é, o amor e a paixão ,esta ultima tão confundida com o amor, e quando o fogo da paixão se extingue se não existirem os alicerces do amor para manter a relação , assistimos ao que acontece tanto hoje, as separações.
jinhos

 

Enviar um comentário

<< Home