Lisboa,

domingo, fevereiro 11, 2007

alegria e tristeza


Apenas duas palavras.
A alegria é a primária. Diz-se que é o amor a expressar-se em toda a sua plenitude. Porque é o fluxo de energia que faz bem à alma. Provoca um "estado" de alma feliz. É energia positiva que expande e engrandece.

A tristeza é a outra das duas palavras. Também é um fluxo de energia, da mesma energia, mas a um nível diferente. A sua vibração é outra. A sua intensidade é outra. Contrai em vez de expandir. Limita em vez de libertar.
Alegria e tristeza.

A mesma energia a ser expressada de formas diferentes. Dois sentimentos a co-existirem na alma. Só um deles faz parte da essência. É a alegria. É o sentimento autêntico, puro. Por natureza, a alma é alegre. Mas é a mente que define o grau em que ela se expressa. É a mente que dispõe da energia e a dirige. Ou faz alegria ou faz tristeza.

A mesma energia, dois sentimentos, dois "estados de ser", duas formas de expressão.
De novo, a escolha. Sempre a escolha. Triste ou alegre é, sempre, e definitivamente, uma opção.

25 Comentários:

At fevereiro 11, 2007 6:42 da tarde, Blogger Brisa do Mar diz...

"Se admitirmos que Deus nos criou para a felicidade, teremos de assumir que tudo aquilo que nos leva para a tristeza e para a derrota é nossa culpa."
O nosso caminho é feito de escolhas, seria bom optarmos sempre pela alegria... o que nem sempre é fácil...
Bj e fica bem!

 
At fevereiro 11, 2007 7:01 da tarde, Blogger Meia Lua diz...

Todos os dias quando nos levantamos temos duas opções. Algumas das nossas tristezas são difíceis de esquecer, estão sempre connosco, mas a nossa atitude podemos controlar. Por isso devemos nos esforçar por optar sempre pela melhor maneira de ver e lidar com as coisas. O que não podemos mudar, simplismente não podemos. Então vamos olhar a nossa volta e tentar ser felizes com as pequenas coisas do dia a dia. Não achas? :) beijinhos

 
At fevereiro 11, 2007 8:23 da tarde, Blogger Poemas e Cotidiano diz...

Querido Amaral:
Na verdade tentamos sempre escolher a felicidade pois eh o caminho mais simples. Mas o que acredito eh que a tristeza nos mostra de um outro lado (como num espelho) a felicidade.
Acredito muito que momentos de tristeza podem nos trazer muita reflexao, mostrar muitas coisas, para que possamos apreciar a felicidade.
Acredito sempre nas "crises", pois elas sao licoes que aprendemos, para podermos olhar para a felicidade e dar muito valor a ela.
Um beijo querido
MARY

 
At fevereiro 11, 2007 8:27 da tarde, Blogger Maria Carvalho diz...

É bom podermos expressar ambos os sentimentos. Sem um não saberíamos qual o outro. Beijos, Amaral.

 
At fevereiro 11, 2007 8:44 da tarde, Blogger Jonice diz...

É verdade, é uma opção. Lembrei desta frase de Milton:
"The mind is in its own place, and in itself can make a heaven of a hell and a hell of a heaven."
Penso que seja da condição humana mesmo vivenciar ora uma ora outra destas manifestações da mesma energia, pois precisamos de ambas como precisamos do sol e da lua ...
Beijinho

 
At fevereiro 11, 2007 8:58 da tarde, Blogger Ci Dream diz...

é estranho como essas duas realidades andam dempre juntas...:)

beijinhos da ci

 
At fevereiro 11, 2007 10:03 da tarde, Blogger Narcisus diz...

Criei um blog. Gostava que fosses até lá.

obrigada.

 
At fevereiro 11, 2007 10:13 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Olá Amaral,

Não saberíamos nunca perceber o significado de cada um desses sentimentos se não existissem os dois.

A felicidade é boa e transmite-nos paz; a tristeza é importante pois é neste momentos menos bons que, em geral, conseguimos dar valor aquilo que muitas vezes não damos importância.

Sentimentos antagónicos indispensáveis ao crescimento humano.

Jinho grande

 
At fevereiro 11, 2007 11:36 da tarde, Blogger Kalinka diz...

Ah...pois a alegria e a tristeza

Todos os dias quando nos levantamos temos duas opções: ou ficamos alegres ou estamos tristes.

Últimamente tenho andado a tentar
sempre pela melhor maneira de ver e lidar com as coisas.

O que não posso mudar, tento esquecer-me, não valorizar, ignorar até...

Bom início de semana.
Beijo.

 
At fevereiro 12, 2007 12:16 da manhã, Blogger SMA diz...

Uma opção, uma escolha, será?!

Às vezes penso que alma tem sua vida própria...

Bjos carinhosos

 
At fevereiro 12, 2007 2:44 da manhã, Blogger Esther diz...

Oi, querido amigo: penso que alegria é essência. Tristeza é imposição , consequência . Beijos e ótima semana.

 
At fevereiro 12, 2007 10:29 da manhã, Blogger Unknown diz...

Amaral, penso que se não tivessemos ceros momentos de tristeza, não daríamos o devido valor à felicidade!

Beijinhos

 
At fevereiro 12, 2007 10:53 da manhã, Blogger Cris diz...

Como tudo na vida, existem opostos, homem/mulher, dor/prazer, calor/frio ... Alegria, Tristeza...

Coexistem de modo a haver equilibrio, e podermos verdadeiramente sentir cada extremo, cada oposto.

Sempre equilibrio.

Beijinhos

Cris

 
At fevereiro 12, 2007 11:12 da manhã, Blogger lena diz...

Amaral meu querido amigo

Alegria é uma experiência de nível alto, podemos sentir alegria devido à sua capacidade de experimentar felicidade

alegria compreende o sentir, deixa descobrir a realidade, de poder decifrá-la e sobre ela actuar, de romper com as inseguranças e incertezas, buscar a plenitude

segundo Juliusz Slowacki
“a tristeza é um livro sábio que se tem no coração e que nos diz centenas de coisas - impede-nos de apodrecer como um cogumelo debaixo de uma árvore; pouco a pouco vai fabricando uma provisão de ensinamentos para a vida. “

alegria e tristeza, dois sentimentos, dois estados de ser, na alma "habita" a alegria; na mente "alojasse" a tristeza

ambas têm energia, mas não caminham lado a lado

se vou ver o mar e o sol brilha como hoje a minha alma transborda de alegria, hoje o dia está lindo, isso tem alguma influência em mim

abraço-te ternamente e como o assunto me agrada vou-me debruçar sobre ele

beijinhos para ti Amaral

lena

 
At fevereiro 12, 2007 11:27 da manhã, Blogger Isabel Filipe diz...

"........

De novo, a escolha. Sempre a escolha. Triste ou alegre é, sempre, e definitivamente, uma opção.
"

Tens toda a razão ... como sempre é um bem ler-te ...

boa semana
bjs

 
At fevereiro 12, 2007 3:27 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Escolhas nada fáceis , n é verdade ? Nem sempre é fácil "agarrar" a felicidade ...
Beijito.

 
At fevereiro 12, 2007 4:28 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Amaral...:o)
Já navego algum tempo mas ler o que voce escreve e muito apaziguador.
A partir do momento que encontrei seu Blog não deixei mas de passar por ele
Obrigada por existir na minha vida
mesmo que seja atraves de letrinhas...
Beijinhos em seu coração

Marley...:)

 
At fevereiro 12, 2007 5:28 da tarde, Blogger tb diz...

e quanto mais se desenvolver e permitir essa escolha maior será a responsabilidade individual. O caminho que levará à plenitude da alegria...

 
At fevereiro 12, 2007 5:47 da tarde, Blogger tb diz...

Amaral acho que te vou roubara imagem. Era mesmo de uma assi mque eu andava à procura. Será que posso?
Abraços

 
At fevereiro 12, 2007 7:23 da tarde, Blogger Luna diz...

Em tudo existe polaridade, por isso esta dito que para encontrarmos o equilibrio temos de nos colocar no meio, tentar não cair em nenhum dos lados, pois a roda esta sempre a girar e a seguir a uma grande felicidade a tristeza vira, tudo é assim não podemos mudar, e o contrario tambem, é assim com as mares, a noite e o dia enfim tudo é mecanicista e nós tambem
beijinhos

 
At fevereiro 12, 2007 7:38 da tarde, Blogger vida de vidro diz...

Provavelmente, todos queremos escolher a laegria. Mas acho que a vida é uma mistura dessas duas diferentes manifestações de energia. Esperando que a alegria pervaleça. **

 
At fevereiro 12, 2007 8:40 da tarde, Blogger isabel mendes ferreira diz...

.....eu opto por não aptar....

deixo que os dias me "optem".






mas escolho este caminho....o teu espaço.



onde inscrevo um obrigada.


por me acompanhAres.




beijo.

 
At fevereiro 12, 2007 8:51 da tarde, Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) diz...

Amaral...

por vezes acho que elas andam de mãos dadas...

 
At fevereiro 12, 2007 9:25 da tarde, Blogger Estrela do mar diz...

...eu gosto de te ler, @migo...não tenho é tido tempo para a blogosfera...e aqui tens mais um post interessante...a minha opinião já tu a sabes...vamos ver agora se foi a mais correcta...mas pelo menos fui votar SIM de acordo com as minhas convicções...e esse meu voto em nada alterará a minha paz interior...nãp sou astróloga, e como tal acho que era a melhor opção...



Jinhossssss e boa semana

 
At fevereiro 14, 2007 11:46 da tarde, Blogger . diz...

"Alegria e Tristeza"
Uma opção?! Não creio!
Defino-me como uma "triste-alegre"... sinto-me, desde sempre, assim... não é uma opção que tomei... é uma forma de ser ou estar... sou assim...
A minha alma não é alegre... a minha mente é que se esforça por alegrá-la...
Desde que me conheço como gente, que ouço a minha querida Mãe dizer:
"Nasceste a rir, minha filha! A tua boca ri e sorri mas, os teus olhos são tristes..."
E, como é costume dizer:
"Os olhos são o espelho da alma"...!
[...]

 

Enviar um comentário

<< Home