Lisboa,

sábado, fevereiro 10, 2007

amanhã há referendo

Nada acontece por acaso e nada está a acontecer contra a vontade de Deus. Porque Deus é o Criador, é o acto de criar e é a obra criada. Porque Deus é um Processo interminável, dentro de Si próprio. Porque Deus é o Todo e nada existe fora Dele e tudo o que acontece é manifestado em Si.

A manifestação individual que és Tu tomou forma e espírito, dentro do corpo e do espírito do Criador. Quando tu pensas e decides e penetras numa realidade criada no espaço contextual do Universo, não estás sozinho nessa "aventura". A interligação com outras pessoas e a afectação do meio ambiente permitiram que o acto se concretizasse num "acordo" mútuo que Deus consolidou.

Existe apenas Deus! Nenhuma parte individualizada está fora de Deus ou sequer separada Dele. Tudo o que acontece sucede numa harmonia complexa, estranha e incompreensível para a mente humana.

A vida é a vontade de Deus, a expressar-se!
Uma vida que se vai formar no ventre duma mãe faz parte dessa vontade divina, determinada a um nível de consciência que a mente humana ainda não ousa alcançar.
O acontecimento, que é o aborto, seja ele em que altura for, não se desliga do Processo. Como qualquer outro, ele vai afectar duas ou mais pessoas, sem sair da harmonia em que está inserido.
A interrupção de uma gravidez implica uma vontade. Mas essa vontade não é isolada do Processo da Criação. Sendo uma realidade co-criada com Deus é, ao mesmo tempo, uma decisão concertada com os vários aspectos individuais da Divindade. Porque nenhuma parte de Deus tem poderes sobre qualquer outra, somente uma vontade é manifesta dentro da harmonia que é a vontade divina.

O feto que está no ventre da mãe é uma manifestação de Deus no Processo da Criação. Todo o seu crescimento e evolução está a cargo da sabedoria natural da essência divina que envolve cada ser. Nenhuma mãe controla, conscientemente, o crescimento do filho que traz na barriga. Não o faz mais bonito, nem mais alto, nem mais perfeito nos pormenores. Ele virá ao mundo como a Natureza decidir que ele venha.

Ouvi em qualquer lado que, no ano passado, os portugueses praticaram quatro mil abortos em Espanha.
A pergunta que se vai colocar é se concorda ou não com a despenalização do aborto... Parece que ninguém concorda que haja uma pena! Mas também ninguém concorda que um ser tire a vida a outro ser! Porque, sejam quais forem as justificações, é disto mesmo que se trata. Há uma vida que não vai conhecer a realidade deste mundo físico. A propaganda que encheu páginas de jornais e televisões politizou completamente o "grande acontecimento". Transformou-se numa guerra de palavras, numa confrontação de individualidades da nossa sociedade. Infelizmente! Porque se perdeu uma oportunidade soberana de informar, de esclarecer, de consciencializar. E é disto que importava falar. Importava colocar toda a gente completamente consciente de que "está a decidir qualquer coisa sobre outra vida"... Onde está a tua Consciência? Em que patamar caminha? O que é que Ela quer, neste preciso momento? O que é mais sublime para Ti, quando fores decidir sobre o destino do ser que tens no ventre? Como Te sentes ao praticá-lo? Quem És Tu? O Que Queres Ser?

Eu sou a favor da Vida! Porque a Vida não morre, em nenhuma circunstância!
Penalizar ou não penalizar - eis a pergunta. Será que "isto" é, mesmo, o mais importante?... Ou uma solução diferente poderia surgir dos gabinetes dos políticos com acções sociais e pedagógicas que dimensionassem o problema para outros caminhos?...



(image by Paul Delarouche)

18 Comentários:

At fevereiro 09, 2007 5:55 da tarde, Blogger poca diz...

eu sou a favor da vida... mas não a favor da hipocrisia..
dizer não, fingindo que não se faz aquilo que todos sabemos que acontece!
posso ser incapaz de o querer para mim, mas o livre arbitrium dá aoportunidade de cada um decidir por si!
só isto...
beijinhos

 
At fevereiro 09, 2007 6:43 da tarde, Blogger Unknown diz...

Meu amigo Amaral, que lindas as tuas palavras, que pena que os que vão votar sim não as leiam, elas são a verdade de um todo que é a vida humana...Se o sim ganhar eu tenho a consciencia limpa que tudo fiz para que isso não acontessesse, porque sei que cada um de nós somos uma parte de Deus, e sei que Deus disse n/ matarás, não importa a idade ou a condição social, é importante que saibam que atentam contra a criação divina. Pena que o teu post n/ seja lido, por quem o devia fazer. Beijinhos e bom fim de semana

 
At fevereiro 09, 2007 7:11 da tarde, Blogger Páginas Soltas diz...

Digo...e escrevo...EU SOU A FAVOR DA VIDA!

Adorei ler o teu texto!

Merecedor que todos tivessem oportunidade de o ler...
Talvez...muitas vidas seriam salvas!

" Vida"..para mim...começa no imediato momento da concepção!

Bom fim de semana e
Um abraço amigo da
Maria

 
At fevereiro 09, 2007 11:24 da tarde, Blogger Menina Marota diz...

Tenho 2 filhos que adoro. E todos os dias dou graças a Deus por terem nascido, porque são a LUZ da minha VIDA!!

O teu texto é de uma sensibilidade comovente, pena é que não chegue ao coração de muita gente.

Um abraço carinhoso e bom fim de semana ;)

 
At fevereiro 09, 2007 11:48 da tarde, Blogger Unknown diz...

AS vezes na vida há tantas decisões dificeis de tomar... o aborto será uma delas...senão não seria preciso referendo, os politicos decidiam sem medos...
um abraço
brisa de palavras

 
At fevereiro 10, 2007 2:42 da manhã, Blogger Kalinka diz...

Um dos peritos da comissão encarregue de avaliar alternativas de financiamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) apresentou a sua demissão, por considerar demasiado economicista o relatório que o grupo está a preparar. Em declarações à Lusa, Paulo Kuteev Moreira, professor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), disse discordar do sentido "exclusivamente económico" das propostas elaboradas pela Comissão para a Sustentabilidade do Financiamento do SNS.
(comentário meu: infelizmente é o País que temos…)
é só um desabafo meu; porque lá no kalinka, o tema é o Amor, convido-te para ires deixar um pouco de Amor, um miminho para mim!!!


Domingo lá estaremos, no cumprimento do nosso dever cívico.

Bom fim de semana.
Grande beijo.

 
At fevereiro 10, 2007 2:43 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

o comentário anterior é meu.

 
At fevereiro 10, 2007 12:52 da tarde, Blogger Estrela do mar diz...

...Amigo...nem sempre podemos estar de acordo...mas com todo o respeito que tenho por ti e do que aqui li, retiro estas e só estas frases que votando SIM, podem realmente ser aplicadas.."Importava colocar toda a gente completamente consciente de que "está a decidir qualquer coisa sobre outra vida"... Onde está a tua Consciência? Em que patamar caminha? O que é que Ela quer, neste preciso momento? O que é mais sublime para Ti, quando fores decidir sobre o destino do ser que tens no ventre? Como Te sentes ao praticá-lo? Quem És Tu? O Que Queres Ser?"...


Jinhosssssssss

 
At fevereiro 10, 2007 4:43 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

tenho estado a ponderar se devo ou não comentar o texto em si, na medida em que não possibilitei comentários no meu post sobre este tema. é um assunto deveras sensível. divide as pessoas, pelos seus valores, pela sua fé, enfim, coloca cada um de nós diante da sua própria consciência. gostei muito de ler e agradeço também as suas visitas e palavras amáveis no meu blog. continuação de um bom fim de semana. que amanhã seja um dia pela vida em portugal. beijinho grande. alice

 
At fevereiro 10, 2007 9:00 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Embora meus argumentos sejam outros, também sou a favor da vida. Incontestavelmente.

 
At fevereiro 11, 2007 12:19 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Amanhã vou votar convictamente sim!
É demagogo?
Utiliza a ambiguidade de uma religião para promover o "não" do aborto - com a idade que tem, ainda não descobriu que Deuses existem muitos, e que não passam de ideias iventadas pelo Homem, para se conformar com a morte? -, também ser a favor do não, é sinónimo de grande responsabilidade social, quer que seja a sociedade a coagir numa vida privada a parir?Se sim, disponibilize meios para evitar as habituais burocracias desleais para a adopção e por obra do seu divino espírito santo, dilecere, ou seja, mate as mulheres que vão abortar, porque o aborto existirá sempre, só que com más condições e aí sim, matando vidas, quer a da mulher, quer o do bebé, sim, porque nesses casos, muitas vezes, já não falamos de fetos, mas sim de ser vivo desenvolvido, que sente.Sim, eu sei que já considera feto ser vivo, eu não, porque não vivo de "ses", se ele desenvolver-se mais seria,tal como a "vaca" morta para os seus estrogonofes. A circunstância da vida de cada um é que cabe decidir, a mulher abortará pelas razões..Eu considero um crime matar animais, eles sentem e ninguém se preocupa...Agora de fetos indesejados, enquanto que um dia poderiam ser a nossa imagem e semelhança, todos se preocupam, será discriminação?Eu sou a favor do direito de escolha, pela liberdade opccional de cada um, pela felicidade dos vivos, pelo bem-estar social, por menos sofirmentos, por filhos desejados, por VIDA!Por isso voto sim, eu não queria nascer de forma indesejada, eu não queria ser fruto do querer da sociedade, mas sim da minha mãe/pai, se a sociedade quer determinar a vida privada das mulher, obrigando-as a ter um filho indesejado, estão a tornar a vida privada robótica e isto será um ciclo...
Será muito compreender que cada um é livre de optar, mesmo que isso envolta células em transformação que ele próprio produziu?

 
At fevereiro 11, 2007 12:48 da manhã, Blogger Jonice diz...

Bom domingo e um beijinho :)

 
At fevereiro 11, 2007 12:57 da manhã, Blogger Zeca diz...

Como eu sou a favor da vida com alguma dignidade. Tudo o que for além do minimo de qualidade passa a ser tormento e não concebo o tormento como vida.
Nunca entenderei, como é que alguém pode votar Não e depois defender um aborto quando o feto tem alguma deficiência. Afinal onde está a consciência pura dos que apoiam o Não na hora de tirarem um feto por exemplo com trissomia 21? Será que esse feto não tem vida?
Ou será que alguém perguntou antecipadamente a esse feto(vida) se ele queria nascer mesmo com algumas limitações?
É por isso que votarei SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
ao fim da hipocrisia.
Pk se é para escolher a vida... então temos que aceitar a vida com ou sem deficiências. Afinal quem nos deu poder de decidir sobre quem deve ou não nascer? Somos Deuses?

 
At fevereiro 11, 2007 1:13 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Votarei Sim, independentemente de apoiar tudo o que leio sobre a vida.E votarei sim apenas pela hipócrisia em quantidades vertiginosas que tenho visto.
Se a lei permite que se MATE um feto com deficiência tb deverá permitir que se aborte sempre que não existam condições de uma criança crescer de forma digna.
Pk não me acredito que nenhuma mulher em seu juizo perfeito vá abortar só pk não lhe apetece ter um filho.
E se existirem mulheres que o façam dessa forma descuidada... então mais a favor sou de que nunca saibam o que é ser mães... pk nesse caso não o merecem.

 
At fevereiro 11, 2007 1:32 da manhã, Blogger Ana Luar diz...

Opss............ desculpa......... tinha que concluir..........

Além de que é tão irreal pensar que o aborto diminuirá através da sua criminalização, como afirmar que aumentará com a despenalização. Nem uma nem outra.
As taxas de aborto irão manter-se iguais, porque quando um filho não é benvindo, por motivos que não são da nossa conta, o desmancho faz-de numa parteira de vão de escada, ou com medicamentos abortivos.

Abraço amigo querido Amaral

 
At fevereiro 11, 2007 11:58 da manhã, Blogger Luna diz...

Eu não era capaz de abdicar de um filho, mas não tenho o direito de julgar os outros, por vezes são situações muito melindrosas, não quero julgar, cada pessoa deve de decidir.Quanto ao referendo, simples propaganda politica é o que acho, ninguem esta preocupado com a vida, com dar condições para que alguns seres possam nascer, mas perguntar de as mães devem ou não ser crussificadas,adorei o teu texto estou de acordo com ele, mas estas politiquices dão cado de mim.

 
At fevereiro 11, 2007 12:35 da tarde, Blogger Maria Carvalho diz...

Ontem tentei colocar o meu comentário, mas não consegui. O que eu dizia era que neste caso voto sim ( isto é, já votei de manhã). Agradeço muito as palavras que me deixaste hoje no eco. Muitos beijos, Amaral.

 
At fevereiro 11, 2007 5:17 da tarde, Blogger Kalinka diz...

LI POR AÍ:

Se o "não" ganhar o referendo, como penso que ganhará, será por vivermos num falso Estado laico, onde a religião ainda tem muito a dizer nestas questões. A campanha levada a cabo pela Igreja católica é uma nódoa na face de um Estado que se pretende laico, e devia merecer o mesmo tratamento que hoje se dá aos que tentam impor aos Estados laicos as regras próprias da religião muçulmana.
Que os católicos decidam não usar o direito à interrupção voluntária da gravidez por opção da mulher até às dez semanas é um direito que lhes assiste. Mas que condicionem à sua crença religiosa as mulheres que o pretendam, sendo católicas ou não, é algo que não admito e que tem um nome: Fundamentalismo. Por isto, e apenas por isto, teria sido preferível ter votado a lei na Assembleia da República, eliminando o factor religioso da equação. Convém não esquecer o que aconteceu da última vez, quando as mesas de voto enchiam a cada fim de missa, enquanto os que não vão em missas aproveitavam o tempo para tudo menos para ir votar.

Em todo o caso, na improvável hipótese de o "sim" ganhar o referendo, não será de estranhar que a inauguração das clínicas onde este direito será assegurado às mulheres seja feita como é costume neste país: com a presença do sr. padre e da sua água benta. Vai uma aposta?

MEU COMENTÁRIO:
há gente capaz de tudo dizer, sem medir as consequências das suas palavras...enfim!!!

 

Enviar um comentário

<< Home