Lisboa,

sexta-feira, abril 27, 2007

sinal de crescimento



A mudança de valores é sinal duma sociedade mais amadurecida?
Parece que sim. Os valores estão a mudar constantemente. De ano para ano. A cada década que passa. Num século, a vida social transforma-se radicalmente. Surgem novas ideias, novos conhecimentos, novas técnicas e crenças.

Um dia, descobrimos que a pessoa que amamos tem uma relação amorosa com outra. Ou que a pessoa em que apostámos, levando-nos a deixar tudo para trás, nos desiludiu, ao reconhecermos que se serviu de nós e nos fez crer que nos amava, para servir os seus interesses. Como reagimos? Quais as consequências que provoca? Como nos comportamos?

"É um sinal de crescimento não perder a paz interior por causa disso. Não permitir que a harmonia da vida seja afectada por causa disso. Não pôr cobro à vida por causa disso. Não matar outra pessoa por causa disso."

É um sinal de crescimento ter a consciência de que há formas novas e diferentes de encarar situações como estas.
É sinal de crescimento aceitar o amor a evoluir em direcções diferentes, sem nunca deixar de ser o mesmo amor a fluir por outras pessoas.
É sinal de crescimento aceitar o amor como sentimento partilhado e não como uma necessidade.
É sinal de crescimento amar verdadeiramente e sem dependências.
E sinal de crescimento aceitar as razões dos outros, ainda que nos tenham magoado profundamente.

Quando descobrimos que a pessoa que amamos apenas se serviu de nós, estamos preparados para aceitar e continuar a amar? Estamos prontos para reconhecer a verdade do nosso mundo interior , deixando que o mundo exterior seja como é, sem dele fazermos depender a nossa felicidade?...
Não é fácil, mas é uma aposta que deve estar sempre presente nas pequenas e nas grandes coisas que sentimos estarem ainda ao nosso alcance...

12 Comentários:

At abril 27, 2007 10:22 da manhã, Blogger Brisa do Mar diz...

Bom dia Amaral, então esse braço?
Espero que estejas melhor...
Este post é muito verdadeiro, só quem tem esse crescimento interior, consegue perceber e perdoar o outro, embora esse espinho deixe as suas marcas, nesse aspecto eu sou tão crescidinha... :)
Não é nada fácil...
Beijokas e um Bom Fim de Semana
continuação de Boas Melhoras!!

 
At abril 27, 2007 11:20 da manhã, Blogger Esther diz...

Oi, querido. É sinal de crescimento sim,amigo, apesar da dor da decepção, entendermos que cada vida é unica ,e que cada qual tem o direito de achar seu próprio caminho da felicidade. Lembre-se que muitas vêzes pensamos que estamos a perder mas é justamente o contrário. A vida mostra isso a seu tempo. Beijo enorme.

 
At abril 27, 2007 11:55 da manhã, Blogger Isabel Filipe diz...

"...
Quando descobrimos que a pessoa que amamos apenas se serviu de nós, estamos preparados para aceitar e continuar a amar?..."

Bom deve ser uma situação terrível ...
felizmente nunca passei por ela...


beijinhos e bom fim de semana

 
At abril 27, 2007 12:59 da tarde, Blogger Unknown diz...

Será que o amor se serviu mesmo de nós...? ou nos deu tudo que precisávamos...o tal carinho, o tal amor....será assim um Homem um fingidor?
Acredito no amor ou pelo menos que as pessoas não agem de maldade...talvez confusão de sentimentos....
Espero que estejas melhor do teu braço
um abraço
brisa de palavras

 
At abril 27, 2007 1:48 da tarde, Blogger Luís Galego diz...

não há receitas e acabamos por reagir da forma que menos imaginávamos....o importante é viver com a consciência tranquila, mas com o sentimento da relatividade das coisas

 
At abril 27, 2007 2:00 da tarde, Blogger tb diz...

Só esse crescimento interior de despego exterior nos pode dar a resposta que encontramos dentro de nós.
Espero mu amigo, que estejas a recuperar bem.
Um grande abraço

 
At abril 28, 2007 2:45 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Linda a música. Muito bom o blog. Vou voltar, virei fã.
de alguma maneira as tuas palavras me tocaram.
Desejo tudo de bom para vc.

 
At abril 28, 2007 12:32 da tarde, Blogger Ci Dream diz...

não é facil crescer...nem amadurecer...

beijos incomuns

 
At abril 28, 2007 3:14 da tarde, Blogger Paula Raposo diz...

Completamente identificada com este texto maravilhoso no meu dia de anos, só posso dizer-te, Amaral, que eu estou a crescer. E muito. Muitos beijos meus e as melhoras.

 
At abril 28, 2007 8:38 da tarde, Blogger Espaços abertos.. diz...

Estes sinais de crescimento e de perda emocional cada vez mais desintegrado,em que cada qual age de acordo com um conjunto de conveniências,sem nunca se aperceberem que fazem sofrer alguém..

Bom fim de semana

Bjs Zira

 
At abril 28, 2007 11:23 da tarde, Blogger ...HOJE.SOU.A.PAULA diz...

Amaral,

Por mais fortes que nos julguemos, estejamos de que lado estivermos, nunca estamos preparados para enfrentar uma situação destas.

Cabe-nos aceitar e compreender a atitude do outro, mesmo quando estamos conscientes que não existem razões.

Sabes que falo com conhecimento de causa, ainda por cima do lado "errado".

A vida é uma constante aprendizagem e um valioso meio de conhecimento e crescimento interior, mas no que me diz respeito, acredita que nada tem a ver com os valores que me foram ensinados e dados, pois entendo que esses, se vão modificando com a nossa própria existência.

É justamente deste tema que falarei no próximo post, com uma reflexão que já postei anteriormente no "espelho.de.mim", com uma ou outra alteração.

Vai estando atento, penso ter chegado à minha verdade que procurarei partilhar com todos vós.

És-me indispensável na análise.

Bjinho grande.

P.S. Quando disse "sei que o nosso amor será eterno", quis dizer que, ainda que num estádio diferente de "ontem" e de "hoje", não deixará nunca de ser um amor que existiu entre nós e nos marcará para sempre.

 
At abril 29, 2007 10:03 da tarde, Blogger Cláudia diz...

É sempre um consolo saber que quando uma porta se fecha, outra se abre, e que Deus não nos dá nada que não possamos aguentar.Penso que passar por tudo o que descreves faz parte do crescimento, sim.É um dos desafios da vida.Acredito que o oposto do amor é o medo, por isso farei tudo para que o medo não me impeça de amar outra vez, aconteça o que acontecer.

 

Enviar um comentário

<< Home