Lisboa,

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

uma breve história da nossa vida


A manifestação do mundo e o seu retorno ao não-manifesto, a sua expansão e contracção constituem dois movimentos universais que poderíamos designar por afastamento e retorno a casa. Estes dois movimentos reflectem-se por todo o Universo das mais variadas formas, por exemplo, na incessante expansão e contracção do nosso coração e na inalação e exalação da nossa respiração. Também se reflectem nos ciclos de sono e vigília. Todas as noites, sem o saber, você regressa à Fonte não-manifesta de toda a vida, ao entrar no estado de sono profundo, sem sonhos, e depois volta a despertar de manhã, em toda a sua plenitude.

Estes dois movimentos, o afastamento e o retorno, também se reflectem nos ciclos de vida de cada pessoa. Vindo do nada, por assim dizer, "você" surge repentinamente neste mundo. Ao nascimento segue-se a expansão. Não existe apenas um crescimento físico, mas também um crescimento a nível do conhecimento, das actividades, dos bens materiais, das experiências. A sua esfera de influência expande-se e a vida torna-se cada vez mais complexa. Nesta altura, a sua principal preocupação é encontrar ou dedicar-se ao seu propósito exterior. Costuma verificar-se também um crescimento correspondente ao ego, que é a identificação com todas as coisas referidas anteriormente, por isso a sua identidade baseada na forma assume contornos cada vez mais definidos. Esta é também a fase em que o propósito exterior - o crescimento - tende a ser usurpado pelo ego, que, ao contrário da Natureza, não sabe quando deve interromper a sua busca de expansão, e que tem um apetite voraz por mais.

Então, quando você começa a pensar que conseguiu atingir o seu objectivo ou que pertence aqui, o movimento de retorno inicia-se. Talvez pessoas que lhe são próximas comecem a morrer, pessoas que faziam parte do seu mundo. Depois, a sua forma física enfraquece; a sua esfera de influência diminui. Em vez de se tornar mais, você torna-se agora menos, e o ego reage a isto com uma ansiedade ou depressão crescentes. O seu mundo começa a contrair-se e você pode pensar que já não controla as coisas. Em vez de agir sobre a vida, é a vida que agora age sobre si, reduzindo lentamente o seu mundo. A consciência que se identificava com a forma está agora a viver o seu ocaso, a dissolução da forma.

É então que, um dia, também você desaparece. A sua poltrona continua a existir. Porém, em vez de você estar lá sentado, resta apenas um espaço vazio. Você voltou para o sítio de onde veio apenas há alguns anos.
A vida de cada pessoa - na realidade, cada forma de vida - representa um mundo, uma forma única da experiência que o Universo tem de si próprio. E, quando a sua forma se dissolve, há um mundo que chega ao fim - um entre inúmeros mundos.

(Eckhart Tolle in Um novo mundo)

15 Comentários:

At fevereiro 01, 2007 10:58 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Em cada fim... um começo... Em cada começo... um fim... o afastamento e o retorno... o mundo gira e com ele a vida... e a morte.

 
At fevereiro 01, 2007 11:08 da tarde, Blogger Luna diz...

Por tudo isso que tão bem descreves, dizem que o ser humano é um microcosmo dentro de um macrocosmo.
jinhos

 
At fevereiro 02, 2007 12:13 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Adorei este texto
Adorei a musica de fundo...
Obrigado pelo momento de relaxamento e divagação

Sílvia Amaral

http://aphrodit.blog.com

 
At fevereiro 02, 2007 9:10 da manhã, Blogger Maria Carvalho diz...

Gostei de ler este excerto. Fez-me bem passar aqui de manhã. Beijos, Amaral. A música é suave.

 
At fevereiro 02, 2007 9:29 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Um verdadeiro texto. Beijos e bom fim de semana*

 
At fevereiro 02, 2007 9:50 da manhã, Blogger Isabel Filipe diz...

".......
A vida de cada pessoa - na realidade, cada forma de vida - representa um mundo, uma forma única da experiência que o Universo tem de si próprio. E, quando a sua forma se dissolve, há um mundo que chega ao fim - um entre inúmeros mundos.
."

Obrigada pela partilha deste texto.
foi optimo ter tido a oportunidade de o ler
bom fim de semana
bjs

 
At fevereiro 02, 2007 2:17 da tarde, Blogger SMA diz...

A ambivalência entre o querer e o não querer... de um conflito de aproximação afastamento, na certeza que não haja uma clivagem.

Bjs carinhosos

 
At fevereiro 02, 2007 3:25 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Em cada pessoa há um mundo. Um mundo que se vai desenhando pelas experiência de vida que vai passando, pelos erros que vai cometendo, pelos momentos de dor que vai encontrando, pelas alegrias que vai descobrindo, pela felicidade que encontra em si e nos outros.

Tudo isto faz parte do mundo, do nosso mundo, pelo menos assim o sinto e o vivo a cada dia que passa.

Mais um estrondoso momento de reflexão que me proporcionas. Chegaste a arrepiar-me. Sinto-me bem neste cantinho que tanto me faz pensar.

Jinho grande, até um próximo momento.

 
At fevereiro 02, 2007 3:34 da tarde, Blogger Jonice diz...

Mais um excerto deste Um Novo Mundo que muito me agrada ler. Apenas no final minha opinião é diferente da de Eckhart Tolle, não sinto que um mundo termine quando termina uma vida, sinto sim que transmuta.
Bom fim de semana e beijinhos

 
At fevereiro 02, 2007 3:45 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Olá .
Passo para deixar um beijito e desejar bom fim de semana.

 
At fevereiro 02, 2007 6:21 da tarde, Blogger Brisa do Mar diz...

"Cada passo nosso, em todos os minutos da vida, tem um sgnificado maior do que nós mesmos."
A vida é mesmo feita de ciclos e quando ela age sobre nós é voraz. Por isso temos de aproveitar cada segundo, porque um belo dia só ficam as lembranças...
Bom fim de semana, e FICA BEM!

 
At fevereiro 03, 2007 3:21 da manhã, Blogger Poemas e Cotidiano diz...

Meu amigo Amaral: Que belo escrito voce colocou para lermos. Quantas verdades (inumeras) em cada sentenca.
Engracado notar, que as pessoas com o passar do tempo, quando tem depressao, (eu ja tive), de manha eh a pior hora. Por que? Porque ao dormir, voce sai completamente do seu mundo, e de manha ao abrir os olhos, voce entra nele como se fosse uma crianca, com sentimentos puros e novos.
Quantas vezes abri o olho e pensei que nao fosse conseguir levantar, trabalhar, e que a pequenas coisas eram enormes para mim.
E outra coisa muito verdadeira: quando sentimos que nao controlamos a vida mas ela nos controla. Que sensacao mais terrivel eh essa, nao eh meu amigo? Nos sentimos com uma "saudade" da gente...desse "nos" de antes...e vem entao as carencias, as angustias, a certeza de que um dia morreremos.
Por isso que nos tornamos mais espirituais, e mais voltados a Deus quando mais velhos. Porque sabemos, depois de tudo que aprendemos, que esse eh o Caminho.
Um beijo querido
MARY

 
At fevereiro 03, 2007 3:34 da manhã, Blogger Páginas Soltas diz...

Fez-me bem ler o texto que escreveu....

Fiquei a meditar por longos minutos....

Mas sem dúvida que o conteúdo do texto...deixará muita gente a reflectir!

Bom fim de semana...e um braço amigo da
Maria

 
At fevereiro 03, 2007 7:49 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Excerto dum texto interessante, onde se vê que somos seres em permanente movimento. Bom fim-de-semana.

 
At fevereiro 04, 2007 12:25 da tarde, Blogger Esther diz...

Cada existência é um milagre, Amaral. Olha, ainda no caos da reforma.. Teu link havia-se perdido, mas já o recoloquei..imagina se não!!! Beijo!

 

Enviar um comentário

<< Home