Lisboa,

sábado, fevereiro 24, 2007

perdoem

Recebi há dias a notícia da morte de três pessoas, conhecidas de há muitos anos!

Por outro motivo, para mim, estes últimos dias têm sido profundamente tristes!

Durante uma conversa, respondi: "Sinto-me cansado!"
evitando dizer: "Perdi a alegria de viver!"

Perdoem!

Eu sei que a Alegria SOU EU!
Dentro de Mim tenho a Força!


Mas há momentos que só o momento consegue explicar!

29 Comentários:

At fevereiro 23, 2007 11:35 da tarde, Blogger david santos diz...

É verdade, Amaral. A vida, embora muitos digam que não, é muita longa. Uma festa ou um momento mais feliz passa depressa, mas as agruras, ainda que façamos muito esforço, andam sempre connosco. Pacência!
Bom fim-de-semana.

 
At fevereiro 24, 2007 12:23 da manhã, Blogger Jonice diz...

Sim Amaral, há momentos que são assim como disseste. Não há de que pedires perdão, meu querido. Sei que sabes que tens a força em ti, desejo que possas sentí-la, que ela possa te afagar e confortar.
Um beijo, mais um ... mais um ...

 
At fevereiro 24, 2007 12:38 da manhã, Blogger Cris diz...

Sabes Amaral, há 8 anos, qd me sentia a mulher mais feliz do mundo por trazer vida a crescer dentro de mim, perdi duas pessoas importantíssimas na minha vida: o meu pai e o meu sogro. Faleceram com um intervalo de um mês. A minha vida desabou nesses instantes e, talvez só o facto de estar grávida me ajudou a superar a dor q senti.
Ainda doi... muito! mesmo passados estes oito anos, mas eu tento sorrir sempre pq acredito q onde quer q estejam ambos ficam felizes por me ver sorrir!

Força amigo... e tenta sorrir...

Um beijo grande.

 
At fevereiro 24, 2007 1:17 da manhã, Blogger Fragmentos Betty Martins diz...

Querido Amaral

Na verdade a [realidade] vida dá-nos situações incontornáveis, em que se torna difícil até de encontrar palavras_______________

Não percas a tua força - o teu sorriso.

BomFsemana

 
At fevereiro 24, 2007 8:26 da manhã, Blogger Maria Carvalho diz...

Compreendo perfeitamente como te sentes. Mas a 'força está dentro de nós'. Verdade. Vou-me apercebendo, aos poucos, devagar, dessa verdade. Para mim, esta semana foi para esquecer (ou para lembrar e aprender!). Um beijo para ti.

 
At fevereiro 24, 2007 1:04 da tarde, Blogger Dark-me diz...

Deixo apenas um bjo e saio em silêncio.

 
At fevereiro 24, 2007 2:40 da tarde, Blogger Poemas e Cotidiano diz...

Meu querido amigo Amaral:
Sei muito bem o que voce sente. A morte nos deixa tao fragilizados.
Embora eu acredite em uma outra vida, eu sei que eh muito triste nao vermos mais as pessoas que amamos.
Nao vou dizer apologias nenhuma Amaral, ou palavras que nao sinto.
A morte eh triste sim.
Peco a Deus, meu doce e terno amigo, que Deus lhe de forcas suficientes para enfrentar essas perdas.
E nao nos peca perdao. Aqui nos deixamos nossas tristezas, nossas alegrias, com a certeza sempre que estaremos rodeado de amigos.
Receba meu abraco silencioso, muito apertado, sentido, e meu beijo.
Adoro voce Amaral!
Fique com Deus meu amigo.
MARY

 
At fevereiro 24, 2007 3:03 da tarde, Blogger Ana diz...

Terei de pedir desculpa também , por, como tu, me sentir cansada?
Também eu perdi ontem a pessoa que mais me ajudou nos ùltimos tempos. Se por um lado me sinto aliviada por ela estar finalmente em paz, não deixo de sentir uma imensa tristeza pela falta que me faz.

Por isso te entendo bem, Amaral.

A Alegria ÉS TU e SOU EU, e é dentro de nós que tem de estar a Força.Mas há momentos em que sentimos que também temos direito à nossa fraqueza.

Um beijo para ti, Amaral, e um abraço solidário.

 
At fevereiro 24, 2007 3:35 da tarde, Blogger Luna diz...

Por vezes conversamos connosco, sabemos por onde é o caminho , sabemos o que fazer, mas perdemos o rumo, e as forças para lutar e na corda bamba onde andamos, nos deixamos cair e vamos descendo ao fundo do poço, mas meu amigo lá no fundo também esta escuro frio e a pena que sentimos de nós pode nos levar à loucura, não quero isso para ti, corre até essa praia linda que tens junto de ti e vê o por do sol, como ele se despede do dia e a lua surge a dizer que tudo passa tudo se transforma, nada é para sempre, e quando algo acaba por muito que magoe é sinal que algo vai começar não sabemos se melhor se pior mas será diferente e é a continuação do nosso aprendizado.
Beijinhos ternurentos

 
At fevereiro 24, 2007 4:03 da tarde, Blogger Luna diz...

Deixei um miminho para ti nas piramides
jinhos

 
At fevereiro 24, 2007 6:45 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Sim, de facto a alegria somos nós, a força está em nós... mas não está escrito em lugar algum, que não podemos fraquejar tb.Afinal, somo apenas humanos, e como tu dizes, há momentos que só o momento consegue explicar.
Nada há a perdoar...
Fica um beijo doce

 
At fevereiro 24, 2007 9:10 da tarde, Blogger Su diz...

...só o tempo------------

jocas maradas de sentires

 
At fevereiro 24, 2007 10:20 da tarde, Blogger Ana diz...

Um sentimento compreensível...

Um beijo...

 
At fevereiro 24, 2007 10:45 da tarde, Blogger Brisa do Mar diz...

Senti a ausência...
Presenti que algo se passava, mas o quê? Foi então que num dos comentérios vi a partida de alguém e relacionei as coisas. Antes a tua ausência fosse por outros motivos.
A morte faz-nos ficar mais sensíveis à vida...
Amaral agarra esse chão que te parece fugir, agarra-o com força e garra que sei que tens em ti...
Sei que as palavras bonitas não significam nada quando se está diante do sofrimento, mas não estás só...
Coragem, sê forte...
A minha mão está estendida na tua direcção. Bj no coracção...

 
At fevereiro 24, 2007 11:04 da tarde, Blogger Ni diz...

Eu sei que a Alegria SOU EU!
Dentro de Mim tenho a Força!

Podemos saber que a Alegria somos nós e que a Força está na nossa essência.... podemos saber tantas coisas...
Mas entre o saber e o sentir existe todo um Universo de emoções, fragilidades... a nossa dimensão humanamente humana.

Sabes... há algum tempo disse e escrevi a amigos que dizia que estava cansada para não dizer que estava triste... como se as pessoas aceitassem o cansaço como algo natural (e não o é... porque estar cansado/a é sinónimo de limite ultrapassado).... como se face à tristeza não me permitissem o tal momento de tudo questionar...
...
Permite-te sentir exactamente o que sentes... a alegria voltará...

Abraço com sopro de bater de asas...

Ni*

 
At fevereiro 25, 2007 1:30 da manhã, Blogger greentea diz...

no antigo Tibete havia um ritual similar chamado La shin: a árvore da energia vital. Os Lamas plantavam uma árvore que, após a sua morte, era cuidada com muita devoção por seus discípulos. "Ao observar as transformações que ocorriam na árvore, era possível para os discípulos saberem como andava o seu mestre", explicou Gueshe Thubten.


Ao cuidar de uma árvore dedicada a uma pessoa querida, sentimos, também receber dela a sua energia de cura. A força curativa da Natureza é espontânea.


A Natureza nos ajuda a acolher o que quer que surja em nós, pois ela é a autêntica expressão da capacidade de lidar com todas as transformações.


A serenidade que o contato com a Natureza nos oferece ajuda-nos a sustentar o processo de curar uma dor. É importante encontrarmos um lugar onde possamos vivenciar nossa dor, sentindo-nos acolhidos pelo ambiente que nos cerca. A aprendizagem de plantar em grupo oferece às pessoas que estão sofrendo uma oportunidade de voltar a interagir socialmente.


Observando as árvores, aprendemos muito sobre o ciclo de morte e renascimento, de maneira direta e natural. Desta forma, resgatamos o sentido de continuidade que foi rompido pelo sentimento de aniquilação devido à perda da pessoa amada.


O plantio, em si, é um ritual de esperança: enterramos a vida contida na semente e nos propomos a cuidar dela durante todo o seu crescimento. Ao apreciar a Natureza, podemos reconhecer nossa habilidade de valorizar a existência em si mesma, o que nos ajuda a aceitar aquilo que não conseguimos compreender durante o luto. A Natureza continuamente expressa a mensagem de que tudo, sempre, segue em frente. Isto nos inspira a abraçar o novo e a nos abrirmos para novas escolhas: um passo fundamental para curar a dor de uma perda.

http://www.vidadeclaraluz.com.br/principal.asp

cada uma das pessoas que partiu tinha outras missões para cumprir , a sua missão aqui na Terra tinha terminado. Por isso devemos congratularmo-nos e não chorar.
"Eles" estarão sempre connosco, interagindo connosco, acompanhando nosso dia a dia, nossas tristezas e nossas alegrias . Mas sobretudo preocupam-se connosco e querem sentir-nos BEM!
Como a autora do texto diz é importante plantar uma árvore :sempre o fiz . pelo meu Pai, pela minha Mãe, por um primo muito querido, por alguns dos meus cães também.
Se não tens um grande jardim , tens uma marquize ou uma varanda e poderás plantar um bolbo (é a época deles agora) ou comprar uma pequena planta de que cuidarás amorosamente .
Verás o efeito através das transformações q nela surgirem
Um beijo para ti

 
At fevereiro 25, 2007 1:51 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Que bom que retornei ao seu cantinho.

Na nossa caminhada de Vida, muitas vezes temos que nos apartar do mundo e ficarmos a sós connosco. Para reflectirmos e adquirirmos forças para seguir, porque tudo é um caminho sem volta.
Estou aqui e estarei sempre.

Não esqueci que, pelas tuas palavras, eu percebi que o mundo continuava ali, e que era hora de voltar a vivenciá-lo. Elas, na época, foram a força que precisei para inciar esta nova caminhada que, hoje, me é tão prazeirosa.

Beijitos.

Bom fim de semana.

 
At fevereiro 25, 2007 10:19 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Hoje Amaral, vim ver-te de manhãzinha. Gostaria de te dizer que não existem momentos assim, mas não amigo, na verdade existem.
Mas sinto que és um homem de fé e um homem com H grande.

Talvez te possa oferecer uma flor do meu jardim virtual

http://www.esnips.com/doc/02ebac19-df8b-423f-9978-c3d2647e66bc/dáliachuva

uma música

http://www.esnips.com/doc/bc916ed6-eb0f-4e77-a332-cb883b006364/Erik-Berglund---Angel-Song

e um abraço!
Mel

 
At fevereiro 25, 2007 10:34 da manhã, Blogger poetaeusou . . . diz...

AMARAL PARA CONHECIMENTO.
m/desculpas.
LUNA
No meu comentário acima feito,
tenho-o por inoportuno.
Luna aceita as minhas desculpas.
bj)
Ao Amaral, mil perdões, desconhecia
o acontecido.
Registo os seus nobres sentimentos.
abrç)

 
At fevereiro 25, 2007 11:07 da manhã, Blogger Jonice diz...

Just dropping in to hug you friendly.

 
At fevereiro 25, 2007 1:07 da tarde, Blogger Esther diz...

Oi, querido! Olha, nada a dizer, nesse momento de cansaço que é só teu e precisa ser respeitado. As vêzes sinto-me assim também, tal e qual...e assumo como tú , até passar. Mas olha, aprendí com um grande querido : A vida é um imenso e desconhecido oceano a ser atravessado por cada um de nós ( infinitamente maior que aquele que nos separa ) . Nos períodos de tormenta, descansa..como? no mar é " boiando",para de nadar por uns momentos , até a energia voltar e a tormenta passar ( porque passa). Grande beijo!

 
At fevereiro 25, 2007 6:08 da tarde, Blogger poca diz...

respira.. e descansa.. no fundo sabes que eles estão bem..

beijinho grande e bom domingo

 
At fevereiro 25, 2007 7:59 da tarde, Blogger ☆Fanny☆ diz...

Amaral...

Há momentos em que precisamos mesmo de nos evadir para dentro de nós! E nesses instantes, em que a tristeza nos abraça... temos de aceitar o seu abraço como um refrigério para a nossa alma.
A vida mescla-se de alegrias e tristezas...é mesmo assim e são momentos que temos de respeitar.

Amaral...refugia-te na tristeza, se tiver de ser...não escondas as lágrimas, caso elas queiram nascer nos olhos da alma... é somente um momento...tu sabes que a alegria e a força estão em ti...
É tudo uma questão de tempo.

Um afago no teu coração com muitas estrelinhas* para iluminar este momento de dor.

Fanny

 
At fevereiro 25, 2007 10:15 da tarde, Blogger SMA diz...

Dorme e não penses em mais nada...
amanha verás que o dia terá outro sol!

Bjo doce

 
At fevereiro 25, 2007 10:32 da tarde, Blogger Páginas Soltas diz...

Meu querido Amaral... não tens que pedir perdão a ninguém!

Força... muita força meu amigo!

Saio silenciosamente...

Beijinhos

Maria

 
At fevereiro 25, 2007 10:32 da tarde, Blogger Ana Luar diz...

Anda, aconchega-te junto a mim... dá-me a tua mão e verás que a dor repartida se torna mais leve.

Amanhã Amaral... amanhã o sol voltará a brilhar.

Um beijo terno neste teu momento menos bom...

 
At fevereiro 26, 2007 9:14 da manhã, Blogger tb diz...

Apesar do saber nem sempre somos capazes. Somos humanos e por isso fraquejamos.
Há dias em que o nevoeiro cobre tudo, mas depois vem o sol e sorri.
somos pedacinhos de um todo e como pedacinho que sou e tu que és, estendo-te a minha mão, neste momento teu, menos bom e que também eu, num momento qualquer, senti!
A vida, Amaral é uma constante de pequenas/grandes pedras que mais não são do que desafios que devemos vencer.
Assim crescemos!
Um forte abraço.

 
At fevereiro 27, 2007 11:09 da manhã, Blogger sofia. diz...

Há alturas em que o cansaço é tanto que perdemos a força para procurar a alegria. São momentos em que precisamos de descansar, fazer as pazes com o mundo e só depois nos reconstruimos.
Tudo de bom para ti

 
At fevereiro 27, 2007 3:08 da tarde, Blogger Unknown diz...

Querido Amaral, não tens que pedir perdão por não estares bem. É compreensível e lógico, depois de uma notícia assim.
Perder alguém é uma dor profunda, eu sei, infelizmente.
Mas vai aos poucos sendo substituída pela saudade...

Um beijo enorme e um abraço bem apertado

 

Enviar um comentário

<< Home