Lisboa,

quinta-feira, março 01, 2007

uma brisa suave


Sento-me na areia, encostado às paredes da fortaleza.
Na minha frente, o mar, só o mar.
Lá no alto, o Sol, só o Sol.
E as nuvens, em flocos brancos, adelgaçados uns, mais compactos outros.
Fecho os olhos e tento desprender-me do que me envolve. A luz do sol entra-me pelos olhos fechados, pela pele do corpo. A voz do mar soa no fundo, fala-me do que não vejo. Ouço o respirar tenuamente e cantam os dois, em uníssono. Uma brisa suave passa por mim, único afago exterior que me traz de volta.
O peito já não bate descompassado.
O ar quente reparte-se e reflecte-se no rosto das poucas pessoas que se aproveitam da tarde soalheira.
O horizonte, longo e distante, marcado numa linha quase perfeita, lembra-nos a curvatura da Terra, como uma bola enorme, redonda.
As ondas, sem cansaço, cintilam de vida, como pirilampos de luz.
Este é o Agora.
O Agora que apreendo e sinto.
O Agora que vê partir da praia um pequeno barco de pesca; que vê uma criança rebolar-se na areia; que acena a três turistas que se deixam "apanhar" pelas ondas que rebentam aos pés; que encanta o azul do céu com o rasto deixado por um avião que passa; que se delicia com o planar duma gaivota que completa o quadro do artista imaginário.
Sob a escadaria, ali perto, o poema adormece no sol que se põe:


"Canta suavemente a água, sob as quilhas,
com um vago rumor, cetinosa e azul,
as líquidas canções, as finas baladilhas
deste mar sonhador, do meigo mar do Sul."

(poema de João Lúcio)

20 Comentários:

At março 01, 2007 7:28 da tarde, Blogger Brisa do Mar diz...

Não sabes o quanto fico feliz por te sentires assim. Com esperança no Agora... no Futuro...
Que esse pequeno barco tenha levado com ele todos os sentimentos que te prendem, que te incomodam, que te impedem de seguir em frente...Em frente é ocaminho...
Ainda bem que levas-te contigo as minhas palavras...
Fica assim amigo, continua a sorrir para a vida!

 
At março 01, 2007 9:02 da tarde, Blogger Maria Carvalho diz...

Tudo em sintonia. A foto. As tuas palavras. O poema do João Lúcio. Sei lá! Tudo muito belo! Obrigada pelas tuas visitas...enternecedoras. Beijos meus.

 
At março 01, 2007 9:03 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Há "agoras" que nos sabem por mil momentos...
Um beijo para ti

 
At março 02, 2007 12:14 da manhã, Blogger Ci Dream diz...

que suave é a tua brisa..embalo-me nas ondas desse mar divino...:)

beijos incomuns

 
At março 02, 2007 2:12 da manhã, Blogger Marlene Maravilha diz...

amaral,
vi um comentário teu, que gostei muito, num blog, e resolvi visitar-te. Gostei. Como sempre um portugues que escreve bem e poeta. Falo muito isso.
Bem, no teu post eu consegui encontrar Deus, em meio a tanta natureza e simplicidade!
Espero a tua visita no meu cantinho, simples, mas cheio de amor ao próximo!
abraços brasileiros

 
At março 02, 2007 2:32 da manhã, Blogger Esther diz...

A vida te devolvendo energia boa! Fico feliz..Bj!

 
At março 02, 2007 3:33 da manhã, Blogger Poemas e Cotidiano diz...

Amaral meu querido: Que linda meditacao! Fui lendo e me sentindo tao calma. Adoro seus escritos. Tao profundos, e tao simples ao mesmo tempo, que tocam o coracao da gente de uma forma absoluta.
Lindo! E o versinho no final fechou com chave de ouro.
Um beijo carinhoso
MARY

 
At março 02, 2007 9:55 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Sob a escadaria, ali perto, o poema adormece no sol que se põe...

imagem deliciosa...

 
At março 02, 2007 11:47 da manhã, Blogger Carla diz...

Passei para te ler e deixar votos de um bom fim de semana.
Beijinhos

 
At março 02, 2007 1:02 da tarde, Blogger Cris diz...

Absolutamente Lindo! Muito bem escolhido.

Passei por aqui para te dar um beijinho de Fim de Semana :)

cris

 
At março 02, 2007 2:43 da tarde, Blogger Unknown diz...

Que bom ver tanta esperança no teu blog hoje!
Confesso que mesmo sem te conhecer estava muito preocupada contigo e até pensei em mandar-te um mail. Mas eu sou mesmo exagerada e abusada...
Espero que estejas assim esperançado e alegre como o teu post, sinceramente!

Beijinhos

 
At março 02, 2007 3:37 da tarde, Blogger SMA diz...

O castelo abriu as suas portas... as muralhas estão rendidas!!!
Deixaste entrar...

bjo carinhosos e bom fim-de-semana

 
At março 02, 2007 6:25 da tarde, Blogger Fragmentos Betty Martins diz...

Querido Amaral

Um "Agora" pintado pelo teu olhar - como um momento eterno
...o sol brilhará
através dos flocos das nuvens
...a voz do mar soará das profundezas...mas será diferente do "Agora"

tela pintada na tua memória - do "momento" daquele "Agora" que viverá sempre contigo

Maravilhoso este_________olhar de sentir[es]

Beijinhos com carinho
BomFsemana

 
At março 02, 2007 11:14 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Meu caro Amaral
não li o post mas vou ler em breve...
um mágico fim de semana.

abraço mágico

 
At março 02, 2007 11:24 da tarde, Blogger Nanny diz...

Hoje transportaste-me até Sesimbra... não me perguntes porquê, mas foi lá que me sentei junto à Fortaleza a ver-te sentir estas emoções simples mas plenas de vida e de esperança.

Apeteceu-me ficar a sentir o calor do sol, o som do mar e a leva brisa que passa... vou ficar por aqui... até amanhã.

Beijo-te no coração

 
At março 03, 2007 12:10 da manhã, Blogger Jonice diz...

Que gostoso ler o conteúdo naturalmente poético de tua prosa. Que gostoso sentir-te envolvido em paz e serenidade neste momento que descreves.
Bom fim de semana, querido amigo.
Beijinho

 
At março 03, 2007 1:19 da manhã, Blogger Kalinka diz...

AMIGO AMARAL:
Esta noite, antes de nos recolhermos, façamos uma pequena prece para que DEUS nos dê a força que precisamos para aceitar as pessoas como elas são, e ajudar a todos, a compreender aqueles que são diferentes de nós.
Há um milagre chamado AMIZADE, que mora em nosso coração.
Amigos são como jóias raras.
Fazem-nos sorrir e nos encorajam para o sucesso; também nos emprestam um ouvido, compartilham uma palavra de incentivo.
Esta é a minha homenagem aos Amigos

Bom fim de semana.

 
At março 03, 2007 2:41 da tarde, Blogger lena diz...

meu querido amigo Amaral

tanta beleza junta!

saboreei com prazer cada uma das tuas palavras, engoli a imagem tão perfeita e sentei-me ao lado do poema de João Lúcio

está tudo perfeito


eu estava lá e o mar também me acariciava, sentia aquela brisa marítima e deixava-me embalar na tarde soalheira...

obrigada por este momento tão especial !

abraço-te com ternura e deixo-te beijinhos meus

lena

 
At março 04, 2007 8:32 da manhã, Blogger tb diz...

O encontro com as coisas simples e belas... o encontro connosco. Aí está o segredo proporcionando-nos este belo trabalho. Dizer que gostei é pobre para o que de facto senti.
Um forte abraço

 
At março 08, 2007 2:26 da manhã, Blogger Marlene Maravilha diz...

Passei para deixar um abraço!

 

Enviar um comentário

<< Home