Lisboa,

terça-feira, maio 15, 2007

acredito no amor


Sempre acreditei no amor!
Muitas e muitas vezes pensei, escrevi e afirmei que o Amor era a coisa mais importante na vida de toda a gente.
Eu acreditei e confiei no Amor!
A partir de certa altura da minha vida, coloquei o Amor acima de tudo e escolhi Aquilo que a minha Verdade me aconselhava, e que era Tudo o que mais ansiava para os anos que me restavam viver neste mundo físico.
A minha felicidade passava pela entrega, pela ternura, pelo carinho, pela partilha.
Concebia o ser feliz na unidade dos sentimentos, na alegria dos gestos, no carinho dos olhares, na paz interior de cada descoberta...
Acreditei na mulher que a Vida colocou no meu caminho, e a ela entreguei Aquilo que tinha de mim. A certeza era tanta que confiei em absoluto, deixando para trás todo um passado construído com o esforço duma vida inteira, profissional e familiar.
Os ideais do Amor sempre foram os alicerces da minha conduta. Acreditar no Amor passou a ser o meu propósito final.

A Vida, porém, tinha um labirinto traçado para mim, muito mais complexo do que imaginara. Percorrer os caminhos desse labirinto não foi fácil e, com certeza, deambulei, perdido, por muitos deles.
O amor dessa mulher não teve a clareza em que eu acreditara, e os seus interesses pessoais pesaram muito mais na balança dum relacionamento que procurei preservar durante muito tempo.

Hoje, sinto que falhei!
Acreditar no Amor não chega para "segurar" a felicidade.
Sabendo que ser feliz é um estado de espírito, tenho também o defeito de só sentir a felicidade plena na partilha com alguém. Foram alguns anos a procurar dividir o gosto de conhecer, o gosto de viajar, o gosto de gostar... Foram alguns anos a procurar uma unidade no sentir, no caminhar, na segurança, no estar.
Foram alguns anos a acreditar, a confiar, a entregar, a escolher o melhor.

Hoje, sinto que falhei!
O amor estava no lugar por onde entrei. Mas o amor viu o labirinto e escolheu outras portas do seu interesse, acenando um adeus a tudo aquilo em que eu acreditara...

Ainda assim...
Acredito no Amor!

31 Comentários:

At maio 15, 2007 12:56 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Quem não falha?
Acreditar no Amor não chega para "segurar" a Felicidade...- é bem verdade!
Mas o mais importante é que "ainda assim...
Acreditemos no Amor!
Bjo
Maria

 
At maio 15, 2007 9:26 da manhã, Blogger Brisa do Mar diz...

Se alguém falhou, não foste tu, porque toda essa entrega não foi uma falha, foi Amor...
O que importa é não virares as costas ao Amor, não existem duas pessoas iguais, não existem amores iguais, mesmo que estejas muito magoado (sei que não é fácil), não desistas! Quando um novo amor chegar, não tenhas medo, arrisca...
Lembrei-me de uma poesia de Natália Correia e fiz o post de hoje.
"...Creio que o Amor tem asas de ouro..."
Fica Bem! Bj

 
At maio 15, 2007 10:03 da manhã, Blogger Paula Raposo diz...

Li atentamente. Eu também acreditei e acredito no Amor. Eu não penso ter falhado, eu sei que algures o Amor me espera, enquanto eu o procuro...muitos beijos, Amaral.

 
At maio 15, 2007 10:39 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Acreditar no amor sempre! Ainda que com ele por vezes venha tb algum sofrimento e angústia. AMar vale sempre a pena!
Beijito.

 
At maio 15, 2007 12:59 da tarde, Blogger ...HOJE.SOU.A.PAULA diz...

Não Amaral, desculpa contradizer-te, mas não. Tu não falhaste. Tu foste Tu próprio, seguiste o teu coração e lutaste da forma que entendentes ser a melhor.
Sei que por vezes o que entendemos como o melhor caminho, não o é, o que, não quer dizer, que não tenhamos dado tudo aquilo que poderíamos dar.
Não gosto que alguém como tu "se julgue". Foste das pessoas que encontrei neste mundo da blogosfera, que manteve sempre a mesma linha de pensamento, a mesma linha de conduta, a mesma linha de aconselhamento. És alguém, para mim, indispensável e muito especial. Por esta razão sei que te "culpas", sem sentido.
Amaral, nem sempre, quando se ama, se alcança. Ensinaste-me a viver com isto, ensinaste-me a abrir os olhos, ensinaste-me a descobrir o meu Eu, ensinaste-me a descobrir a minha verdade.
Admiro-te. Muito. Bjinho
P.S. Acabaste de me dar o empurrão que necessitava para "pulbicar" toda a conclusão a que cheguei nesta minha história de "amor proíbido". Avisar-te-ei quando estiver no "ar".

 
At maio 15, 2007 2:32 da tarde, Blogger Desassossego diz...

Amaral, aprendizagem foi o que tu viveste... tal como todos aqueles que acreditam no Amor... Eu não acreditava nessa forma de amar trazia-me demasiado sofrimento, demasiada agonia, fazia-me esquecer de mim, do meu eu e coclocar tudo acima da minha verdade e eu chamava a isso amor... mas finalmente percebi que não... amor é aquilo que me faz seguir em frente acreditando na minha verdade, na minha força, na minha capacidade de fazer-me sorir e acreditar que cada agora é especial porque eu me amo... e depois então encontrarei a alma com quem poderei partilhar o que de EU mais puro existe...
Beijo doce... e vale a pena acreditar no Amor...

 
At maio 15, 2007 6:14 da tarde, Blogger Jonice diz...

Que maravilha que acreditas no amor! Segue acreditando, Amaral. Nosso mundo precisa de amor. Todas as maneiras de amar são preciosas. O que é falhar? Se a vida é plena de caminhos e por vezes tomamos algum que não conhecemos, mas depois do percurso feito, podemos ver o quanto aprendemos ao caminhar? Guardo este texto com muito carinho, querido.
Beijinho

 
At maio 15, 2007 7:51 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Junto-me a ti nessa crença!

 
At maio 15, 2007 10:14 da tarde, Blogger Cláudia diz...

Onde tu vês uma falha, eu vejo a perfeição.Por isso ainda acreditas.A vida deixa pistas amaral,uma porta se fechou para que outra se abra.O amor é uma fonte inesgotavél.É A fonte.Acredita...

 
At maio 15, 2007 11:55 da tarde, Blogger Nanny diz...

Onde achas que falhaste? A mim parece-me que fizeste tudo certo...

Acreditar no Amor é fundametal para amar alguém, o problema é quando o amor desse alguém é diferente do nosso... entendo o teu vazio, conheço-o doutra forma, mas conheço... sei lá!

Beijinho na alma

 
At maio 16, 2007 12:22 da manhã, Blogger Ana diz...

Pela primeira vez não posso concordar contigo. Quando dizes que falhaste.
Acreditar no amor, confiar nele,colocá-lo acima de tudo... é isso falhar?

"Não ser amado é falta de sorte, mas não amar é a própria infelicidade."
Albert Camus

Apesar de, por vezes, ser fonte de sofrimento, amar é a única forma de Vida. E tu sabes isso, Amaral.A prova é que continuas a acreditar no amor.
Deixo-te um beijo com um sorriso.

 
At maio 16, 2007 8:41 da manhã, Blogger Luis Carlos diz...

Olá Amaral,

Às vezes dá a impressão que não estamos a amar. Se vives amas, se amas vives.

Amar outra pessoa passa primeiro por amarmo-nos.

Amar outra pessoa, pode passar por deixá-la ir por outro caminho que já não é comum aos dois.

A sensação de perda de outra pessoa é uma ilusão. Como podemos perder algo que à partida não era nosso? Por isso não se perde pessoas.

Um abraço, e continua a amar, amar é viver, viver é amar.
Luís Carlos

 
At maio 16, 2007 10:18 da manhã, Blogger Cris diz...

Acreditar no amor, sim... acreditar nas pessoas que o apregoam... é mais díficil!

Um beijinho
C.

 
At maio 16, 2007 12:34 da tarde, Blogger Isabel Filipe diz...

... eu acredito no amor ...

e ... há 30 anos que vivo um intenso e muito feliz amor ...

sei que sou uma felizarda ...

um dia encontrarás outro amor ... outro grande amor certamente ...

beijinhos com muito carinho para ti Amaral.

 
At maio 16, 2007 1:11 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Porque um “Adeus” e um “Nunca mais” são demasiado definitivos...
Porque há sempre um ponto de retorno... algo que nos move às “origens”...
Porque senti necessidade... voltei!...
Até quando? Não sei!... Até que sinta necessidade de parar novamente...
Entretanto, no vaivém das minhas idas e vindas, encontrar-me-ás AQUI.
Agradeço desde já as visitas e palavras que, noutros tempos, me deixaste no meu outro “porto de abrigo”...
Sejas bem-vindo ao Esta Ausência...

 
At maio 16, 2007 4:19 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Pois...é nos labirintos da vida que eu me desencontro...
Assim como tu, pelo visto...mas, desde que nunca se deixe de acreditar, acho que sempre se conseguirá seguir em frente...
Fica um beijo

 
At maio 16, 2007 4:56 da tarde, Blogger Paula Calixto diz...

Muito boas sua ponderações! Vou deixar mais uma, aqui, pra você:

""Quanto ao que imaginavas fôsse o Amor, nadqa de admirar no teu engano; crias segundo depreendo de tuas palavras, que o Amor fôsse o objeto amado e não o amante; daí, penso, veres no Amor uma suprema beleza. Na realidade, o ente amável é qu é belo, mimoso, perfeito e merecedor da felicidade; o amante, esse tem outra figura..."
[Trecho do capítulo "Um Banquete"; "Diálogos" de Paltão]

Beijos

 
At maio 16, 2007 6:05 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

e que nunca deixemos de acreditar no bem mais precioso que temos *

 
At maio 16, 2007 6:32 da tarde, Blogger Luís Galego diz...

Ainda assim...
Acredito no Amor!


pois, eu também não desisto....belo texto!

 
At maio 16, 2007 6:33 da tarde, Blogger Unknown diz...

Nunca deixes de acreditar tudo o fizeres que seja pelo amor, vale pelo tempo vivido..muitos de nós já " deitámos muita coisa" fora por acreditar no amor...por acreditar....que aquele era o amor para vida...com o pasasr do tempo sejam qauis forem as razões essas convicções acabam...há elos quebrados...dores, angútia...tristeza , desilusão...mas que seria avida se não tivesemos vivido esses momentos de amor?
Eu tento fazer tudo por amor....
um abraço
brisa de palavras

 
At maio 16, 2007 10:19 da tarde, Blogger Ácido Cloridrix HCL diz...

Gostamos muito deste Blog, que visitamos periodicamente e nos serve igualmente de alguma inspiração para novos artigos a criar e desenvolver no nosso …. Que vos convidamos a visitar e participar: http://sexohumorprazer.blogspot.com/ . Obrigado,

 
At maio 16, 2007 10:30 da tarde, Blogger Meia Lua diz...

Querido Amaral,
Não deves pensar que falhaste... deste o que de melhor havia em ti, foste sincero, abriste os teus braços e a tua vida e isso mostra quão puro era o teu sentimento. Quando se ama alguém, baixamos as armas e a partir daí nos entregamos. Isto está certo! Não existe amor sem entrega! Por outro lado, ninguém está livre de sofrer uma decepção, de deixar de amar, de se apaixonar por outra pessoa. Mas sim, se uma destas coisas acontece o que deve imperar é a sinceridade, porque com a verdade ninguém fica mal. Por isso não te julgues e não sejas polícia de ti mesmo... não mereces fazer isto contigo. Eu também amei, confiei e caí... mas tenho a consciência tranquila de que sempre fiz o que era certo, fui sincera e verdadeira e isso ninguém me pode tirar. Os actos ficam com quem os pratica e isto vale para tudo na vida... Por isso, uma pessoa linda como tu de certeza deve ter um destino "maior" à espera... acredita sim no amor, porque se calhar o verdadeiro, o da tua vida ainda está por vir... Mas não esquece os momentos bons vividos, concentra-te neles e o resto a vida encarrega-se de fazer... beijinho grande :*

 
At maio 17, 2007 2:44 da manhã, Blogger poca diz...

o mais giro na vida é que por UM amor se deixam muitos outros para trás.. porqeu há muitas formas de amor e de amar..

hoje também olho para trás e vi que já pus a minha felicidade nas mãos de um amor.. graças a Deus.. hoje percebi que a felicidade é feita de pequenas coisas.. e pela nossa capacidade de amar amar amar..

e mesmo depois do amor nos falhar.. continuar sempre a amar..


esse Amor maior por que anseamos.. hoje creio.. que está em nós.. e que o outro.. é uma oportunidade que a vida nos trás de o experienciar de várias formas..

beijinho grande

 
At maio 17, 2007 4:05 da manhã, Blogger HNunes diz...

Continua a acreditar que vale a pena. Por mais que doa, por mais que sintamos que tenha passado ao lado e que não tenha parado, que se tenha esquecido do que viveu ao nosso lado, acredita.

Ele está na porta ao lado disfarçado, à espera de ser novamente descoberto.

Por vezes aparece de várias formas e temos dificuldade em reconhece-lo mas não te preocupes, ele sabe que acreditas e tira a capa e entra.

Bjos de quem tb acredita.

 
At maio 17, 2007 12:06 da tarde, Blogger ju diz...

A excepção confirma a regra. Não será por esse incidente que deixarás de acreditar e lutar e entrgar-te ao AMOR...

 
At maio 17, 2007 12:22 da tarde, Blogger Poemas e Cotidiano diz...

Meu querido Amaral!
Acredite que voce nao falhou. Voce acreditou que estava fazendo a coisa certa, e isso voce fez pelo seu coracao. Tudo aquilo que eh feito pelo nosso coracao eh valido, mesmo que mais tarde, percebamos que nao era o que pensavamos. Acho que acreditar, eh ainda uma das coisas mais importantes.
Com certeza essa mulher nao merecia esse amor que voce tinha para dar. Voce largou uma vida por ela. Se ela nao reconheceu isso, que voce "enxergou" esse grande amor, com certeza ela nao merecia voce.
Voce eh uma pessoa extremamente sensivel, e adoravel.
Nao desista do amor nao, meu amigo!
Ele eh a essencia da vida, e a mola propulsora do nosso existir.
Um beijo carinhoso, da sua amiga
MARY

 
At maio 17, 2007 8:05 da tarde, Blogger Amla diz...

não sinto nem entendo k falhaste.
nem sequer k o digas - desculpa a ousadia, mas foste fiel áqilo em k acreditas, à força do AMOR.
deste e deste-te.
simplesmente estavam em patamares diferenes e diferentes valores produziram a dissonância.
O k sentes como falha tem um aprendizado k ainda não alcançaste, não incorporaste, humanamente magoado e o ego escamoteia o resto.
O k deixaste com a outra pessoa seria a semente k necessitava ficar e germinará qnd for o tempo dela.
Se olhares para dentro de ti, do teu eu superor verás mais nitidamente.
E agora, deixo-te um desafio. passa lápela casota.
bjs.
Luz e paz. Muita

 
At maio 17, 2007 11:56 da tarde, Blogger Kalinka diz...

Olá Amaral

Amigo...estou k nem te sei dizer...desolada, pois aquela minha sobrinha que costumavas ir ao blog dela (sabes quem é) está internada no hospital e vão-lhe colocar um pacemaker. Ela tem só 24 anos, até dói...ao ver ela sofrer.

Sinto-me impotente perante o Mundo e deixo de acreditar em tudo...será que acredito no amor? Não, nem de longe nem de perto.
Beijitos.

 
At maio 18, 2007 12:32 da manhã, Blogger HNunes diz...

Passei para deixar um beijo
Bjos

 
At maio 18, 2007 1:59 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

eu não.

 
At maio 21, 2007 1:17 da manhã, Blogger Páginas Soltas diz...

Demasiado emocionada para comentar seja o que for!

Beijinhos

Maria

 

Enviar um comentário

<< Home