Lisboa,

segunda-feira, maio 21, 2007

a paz em movimento

Quando visito uma cidade, uma vila, uma aldeia, é habitual entrar numa catedral, numa basílica, numa igreja.
Por diversas razões.
Hoje, procuro mais o silêncio, o ar carregado de mistério e de fé das milhares de pessoas que por ali passam.
Sei que, mesmo não me identificando com os rituais ali praticados, vou continuar a entrar nesses lugares de paz.

Isto a propósito do domingo, dia 20.
O dia ventoso e frio não convidava a sair e deu para fazer uma constatação curiosa.
A RTP transmitiu a missa dominical. Uma emissão na sua linha tradicional, tal como é habitual assistirmos, quando nos deslocamos a uma qualquer igreja.
Logo a seguir, a TVI também fez uma transmissão mas, e aqui a minha suspresa, prendeu-me até ao último minuto.
Porquê?
Porque assisti a um "espectáculo" de alegria, de entusiasmo, de encanto estampado no rosto de centenas de jovens, cantando, batendo palmas, participando gostosamente numa cerimónia a que estavam a dar vida.
Simplesmente, uma missa a que não assistia há muito, muito tempo!
Segundo percebi, comemorava-se o 40º.aniversário do movimento
Shalom...

Porque Deus terá de ser, também, Alegria, Festa, Entusiasmo, Movimento - a TVI prestou um belo serviço às pessoas que estiveram presentes naquela emissão.
Eu gostei de ver!...
E gostei de participar na alegria dos cânticos, no sorriso daquela juventude, no entusiasmo que se desprendia de cada gesto, na naturalidade, na entrega - sem nunca ser colocada em causa a seriedade daquele acto eucarístico.

No final, ouvi:"...os jovens são a paz em movimento"...
E fiquei a meditar no que acabara de assistir...


6 Comentários:

At maio 21, 2007 4:25 da tarde, Blogger Paula Raposo diz...

Gostaria de ter algo a dizer sobre o teu post. Mas hoje não tenho. Não sou crente, a missa nada me transmite. Um beijo, Amaral, as melhoras do tue braço.

 
At maio 22, 2007 2:12 da manhã, Blogger Jonice diz...

Os jovens são a paz em movimento.
Adorei esta frase... ela faz todo sentido. E é portadora de bons presságios.
Fui tanto à missa por "livre e espontânea pressão" quando era menina, que nunca mais quiz saber de fazê-lo por livre e espontânea vontade depois que cresci. Mas, ainda assim, me encanta quando algum evento da igreja reúne pessoas a produzir uma energia boa e alegre. Teu texto mostra bem isto.
Beijinho :)

 
At maio 22, 2007 9:37 da manhã, Blogger Brisa do Mar diz...

BOM DIA!!
Enquanto passava a ferro, também assisti à alegria desses jovens, era contagiante...
Aí está uma boa maneira de cativar as pessoas e os jovens a frequentar mais a Igreja, porque as missas tradicionais são muito "pesadas" e como dizes e bem:
Deus é ALEGRIA!!
Fica Bem!

 
At maio 22, 2007 9:48 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Post "Agrdar e Partilhar":

Caro Amaral, trata-se de uma observação pertinente e que nos deixa a meditar com profundidade na questão. Já agora, pode dizer-me em qual dos livros está este texto? Obrigado.

 
At maio 25, 2007 5:49 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Oi... bem estva aqui a navegar pela net e derepende deparei-me com o teu blog...e vi o texto de escreves-t sobre o Shalom... É com grande alegria que eu como membro do movimento Shalom vejo que gostas-te da missa.. pois nela se viu que a igreja não é uma intidade cakética, xeia de beatas e tudo mais.. Não a igreja não é Somos e sendo nós jovens devemos tornar a igreja, diferente, irreverente, ams sem nunca esquecer a seriedade...É mesmo com grande orgulho que vejo que a missa consegui transmitir toda a alegria e entusiamos que todos estavamos ali a senitr, depois de um fim de semana bastante cansativo. Cumprimentos Shalom

 
At fevereiro 06, 2008 12:19 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Olá!
Foi engraçado encontrar esta referência ao Movimento Shalom no teu blog...quase um ano depois desta eucaristia. Eu estava lá!
Já faço parte do movimento há alguns anos e foi precisamente alegria e a forma diferente e muito dinâmica que me fez ficar.

Já agora para mais informações:
http://www.shalom.pt

 

Enviar um comentário

<< Home