Lisboa,

segunda-feira, junho 11, 2007

fiozinho de água

Desci a ponte de pedra e esqueci-a depressa, no chiar dos passos sobre a erva ressequida pelo calor do sol da tarde que começava.
Tinha ainda tempo de chegar lá acima, e contava voltar antes que se fizesse tarde e, em casa, não dessem pela minha falta.
A escola deixara-me uma hora livre e eu senti que era o dia indicado para subir aquela serra.
Subir a serra! Nunca vira tantos eucaliptos, tantos troncos partidos, tantas subidas íngremes, mata tão densa que obrigava a procurar cuidadosamente onde pôr os pés.
Corria quando podia. Subia quanto podia. Parava, por vezes, ofegante.
Várias vezes olhava para cima, à procura da rua empedrada que dava acesso ao caminho para a igrejinha. Sabia que ela estava lá no alto, porque a vira quando participara na procissão de Agosto. Naquela em que prometera ali voltar, sozinho, para descobrir o segredo que, até então, lhe haviam escondido.




Sentia os pés doridos, os joelhos arranhados, as mãos já ásperas de tanto agarrar nas folhas e nos troncos partidos. Mas o desejo de chegar lá acima era superior ao esforço que sabia ser necessário. Quantas vezes pensara nisso mesmo! Quantas vezes desistira da ideia! Quantos dias demorara a decidir! Quanta ansiedade, quanta alegria esperava viver!

Os pais sempre o demoveram de chegar àquele sítio. Porque era perigoso, porque ficava longe, porque nada tinha de especial, porque não havia nem estrada, nem acesso possível... Mas eu sabia que o Tio Joaquim falava verdade, quando me falava do sítio maravilhoso que estava escondido na serra.

O Sol escondeu-se numa nuvem que passava. Deixara a mata, subia agora um monte de pedras ponteagudas, desci e subi, pisei uma erva verde como nunca vira, senti os sapatos molhados e dei por mim a gatinhar para alcançar o que me pareceu ser a entrada duma gruta.
Não era uma gruta. Pus-me de joelhos, agarrado a duas rochas ainhadas uma na outra, como dois peitos de mulher.
A luz do Sol entrava por entre a ramagem e iluminava aquele recanto com todas as cores do arco-iris. Pensei que havia chegado ao céu. A um metro de mim, um coelho olhava-me com olhos assustados e parara de beber, quando deu pela minha presença. Sem saber como nem porquê, senti-me rodeado pelo murmurar doce dum riacho, pelo chilrear dos pássaros no cimo das árvores, pelo pêlo luzidio do coelho, pelo macio da erva humedecida, pela luz que vinha do céu e me enchia a cara, as mãos, as pernas...
Por momentos, fiquei sem saber quem era eu: se o Sol, se o coelho, se aquele fiozinho de água que nascia daquela pedra brilhante...




13 Comentários:

At junho 11, 2007 8:04 da manhã, Blogger Paula Raposo diz...

Gostei Amaral...senti a frescura da serra e também fiquei sem saber quem era. Por momentos. Beijos.

 
At junho 11, 2007 11:23 da manhã, Blogger Moura ao Luar diz...

um beijo para ti brilhante como a lua

 
At junho 11, 2007 11:47 da manhã, Blogger laços diz...

Plagiei-te...sei que me desculparás. Beijos.

 
At junho 11, 2007 12:28 da tarde, Blogger Cris diz...

se o Sol, se o coelho, se aquele fiozinho de água que nascia daquela pedra brilhante...


Qualquer das opções seria linda!

Beijinho e Parabéns pelo texto refrescante!!

Cris

 
At junho 11, 2007 3:06 da tarde, Blogger Ana diz...

...fiozinho de água que, um dia, será mar.
Quem somos, afinal?
Um beijo, Amaral.

 
At junho 11, 2007 3:18 da tarde, Blogger ...HOJE.SOU.A.PAULA diz...

Amaral,

Começo por te dizer que arrancaste de mim uma gargalhada com a história dos "tomates", que não consigo parar de rir. Obrigada pelo momento Amigo.

Agora o teu texto. Brilhante como sempre!

Todos nós temos momentos em que nos esquecemos de quem somos. E sabes, estes momentos embora confusos, são o reflexo daquilo que na verdade não somos.

Beijo

 
At junho 11, 2007 5:19 da tarde, Blogger GarçaReal diz...

Esqueci-me de quem era ao ler o teu texto.
Lindo...
bj

 
At junho 11, 2007 7:25 da tarde, Blogger Meia Lua diz...

De vez em quando os momentos mágicos nos apanham... :) lindo...
beijinhos

 
At junho 11, 2007 10:42 da tarde, Blogger Fátima Santos diz...

sem saber quem era eu... :)

 
At junho 12, 2007 12:49 da manhã, Blogger Cláudia diz...

Que maravilha amaral, que entusiamo senti ao ler as tuas palavras.Até parecia que era eu que estava lá.Tudo isso nós somos, porque somos uno com a natureza e é sobre ela que vou escrever hoje.Já tinha pensado fazê-lo ontem, mas com a leitura do teu texto resolvi antecipar.

 
At junho 12, 2007 4:28 da tarde, Blogger Jonice diz...

Que delícia foi ler este texto. Tato, olfato e visão foram por ele impressionados. Imagine então a imaginação!!!
Good day, my dear!!

 
At junho 13, 2007 1:35 da manhã, Blogger Poemas e Cotidiano diz...

Meu querido Amaral: Na verdade, assim passamos pela vida, sem saber quem somos. Em cada pedaco dela,somos alguem diferente,experimentando sensacoes. Os pes na agua, os olhos na montanha, a grama verdinha, o ceu azul, tanta coisa nos distrai e nos leva longe de nos mesmos.
Um beijo meu querido amigo. Voce eh um sol na montanha...
MARY

 
At junho 13, 2007 11:00 da tarde, Blogger tb diz...

porque as coisas boas da vida não são acessíveis a todos os olhares...
Adorei trepar ao alto e quedei-me a sentir...

 

Enviar um comentário

<< Home