Lisboa,

terça-feira, junho 05, 2007

o poder criativo



Ontem, o céu coloria-se laranja brilhante quando o sol deixou o horizonte, tomando uma forma nova, muito bonita. De vez em quando, isto acontece, e eu não as tenho registado em fotos. Pena! Até uma imagem no céu poderá conter uma mensagem. Bastaria que a soubéssemos interpretar. Que a nossa mente se conjugasse com o espírito e imaginassem a uma só voz. O que é, naturalmente, um exercício poucas vezes concretizado.
Talvez, talvez, talvez… Talvez no espelho encontremos uma imagem que nos diga mais! Mais do que um amigo que não vemos há muito.. Mais do que a sua voz doce, na saudável recordação, daquela serenidade, a tal… que todos desejamos nos instantes em que outras coisas se sobrepõem, calcam, abafam...
Até um dia, até àquele momento nosso, em que emergimos subitamente desse tudo que nos trai...

É verdade, o Sol continuará brilhando, mas tudo continua com a importância que se lhe deu. Não pretendamos que o tempo se encarregue de corrigir o que não fizémos. As coisas são más, porque assim as apelidamos ou porque tradicionalmente nos "ensinaram" a entendê-las dessa maneira. O problema é que as tempestades passam por nós, e delas não tiramos os devidos ensinamentos. Como se o acaso existisse e, por um acaso qualquer, a tempestade nos tivesse escolhido a nós para abater.

Julgo que o importante não está em procurarmos coisas dentro de nós que possam interessar ou fazer inveja a quem quer que seja. Julgo que o importante é sabermos o que queremos ser a cada instante. Ninguém pode pretender dar alegria a alguém, se antes disso não introduziu a alegria dentro de si. Uma pessoa triste dificilmente dará alegria a outra! Uma pessoa infeliz dificilmente fará alguém feliz! Uma pessoa má dificilmente transmitirá bondade!
Antes do mais, há que SER-SE diferente! Diferente para melhor? Talvez só diferente, para que desponte nos nossos sentimentos algo de novo que provoque as emoções que nunca imaginámos...
É que a experiência da vida não tem limites, e deixá-la adormecida é desistirmos do nosso melhor poder: o poder criativo.

10 Comentários:

At junho 05, 2007 12:51 da manhã, Blogger Alba diz...

Gostei muito! Curiosamente, nestes dias tenho pensado imenso na necessidade de cada um construir uma sólida auto-estima. Este post, apelando ao nosso poder pessoal e ao nosso poder criativo, mostrou-me que es "respostas" podem, de facto, estar em qualquer lugar. Só precisamos de estar atentos!

 
At junho 05, 2007 7:12 da manhã, Blogger Paula Raposo diz...

Gostei da simetria da foto! Penso que uma pessoa quando se sente a muitos metros abaixo da superfície, num túnel sem qualquer vislumbre de luz, dificilmente poderá sentir alegria! Se tira algum ensinamento daí, talvez sim, um dia...beijos.

 
At junho 05, 2007 11:53 da manhã, Blogger Unknown diz...

Ser diferente, como bem dizes, poderá ser nem pior nem melhor, mas apenas olhar a vida de um angulo distinto. gostei muito do texto.

bejinho

 
At junho 05, 2007 12:09 da tarde, Blogger Ana Luar diz...

A imagem que o espelho nos devolve Amaral deveria ser sempre mais do que um simples reflexo... Deveria ser uma essência de nós.
Adorei como sempre o post.
Peço desculpa pela ausência mas estive sem PC. Agradeço o carinho dispensado mesmo na minha ausência. És um doce!

 
At junho 05, 2007 3:07 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

e que esse poder seja um dedo da nossa mão mais bonita ;) beijinhos

 
At junho 05, 2007 4:56 da tarde, Blogger Beijo na Alma diz...

E se em vez de Ser Diferente que tal simplesmente DEIXAR O SER SER?
Beijo na Alma

 
At junho 05, 2007 5:41 da tarde, Blogger Jonice diz...

Maravilhoso! Totalmente...
E em destaque: "Não pretendamos que o tempo se encarregue de corrigir o que não fizémos. As coisas são más, porque assim as apelidamos ou porque tradicionalmente nos "ensinaram" a entendê-las dessa maneira."
Que alegria este post me trás. Obrigada, Amaral.
Beijinhos :)

 
At junho 05, 2007 9:55 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

A foto está belíssima e o texto, nem sei como classificá-lo...
"Até um dia, até àquele momento nosso, em que emergimos subitamente desse tudo que nos trai..."Esta frase, tocou-me em especial...

 
At junho 05, 2007 10:03 da tarde, Blogger Unknown diz...

Ser diferente...às vezes custa um poouco.
Cada vez mais acho que as respostas estão dentro de nós.

um abraço
brisa de palavras

 
At junho 08, 2007 12:40 da tarde, Blogger Cláudia diz...

Gostei do texto, mas ser diferente implica separação.Já fazer a diferença é outra história...A foto é linda.

 

Enviar um comentário

<< Home