Lisboa,

sexta-feira, junho 22, 2007

tempo



O tempo é o amigo que necessitamos para encenarmos devidamente a peça que representamos.
Sem o tempo, encavalitava-se tudo no espaço e perdia-se o gozo da experimentação.
Escravos do tempo, pouco ligamos à beleza das coisas, ao muito que cada um carrega, ao tudo que podíamos retirar das pessoas que se chegam perto.
O tempo é o amigo que nos dá o espaço que nos permite saborear.
O tempo é um "pau de dois bicos", mas oferece-nos muito mais do que tira.
O tempo faz-nos esquecer acontecimentos dolorosos, mas traz-nos depressa a velhice que tememos.
O tempo sem tempo não dá para entender.
O tempo que temos dentro, o tempo que a mente inventa, o tempo de cada um, o tempo da própria vida, tudo tempos que nós somos.
O tempo que é dimensão, segredo passado e presente.
O tempo que é ilusão, fruto dum Processo perfeito.
O tempo que é.
Porque não podia deixar de ser.

25 Comentários:

At junho 22, 2007 1:52 da manhã, Blogger Jonice diz...

O tempo oferece-nos muito mais do que tira.
Tu dizes assim uma linda verdade, Amaral.
Beijinho :)

 
At junho 22, 2007 9:28 da manhã, Blogger Paula Raposo diz...

Já escrevi sobre o tempo...penso que no meu livro de poemas. Concordo que é um pau de dois bicos, mas não concordo que nos dá mais do que nos tira. Beijos, Amaral.

 
At junho 22, 2007 12:51 da tarde, Blogger Conceição Paulino diz...

o tempo....uma ficção k nos é necessária nesta dimensão e de cujas características falas tão bem.
Bj, amigo
Luz e paz em teu caminhar

P.S - continua a deliciar-me com os teus poemas (p.f)

 
At junho 22, 2007 1:02 da tarde, Blogger Beijo na Alma diz...

é neste tempo que a mente inventa que a vida acontece... que nos conhecemos e desencontramos, que nos perdemos e nos vamos achando...
é neste segundo que o tempo é que eu vou gatinhando, talvez me erguendo, sempre vacilando...
é neste tempo, que é ilusão, que as tuas palavras alentam sempre tanto o meu coração
Um beijo na Alma

 
At junho 22, 2007 4:11 da tarde, Blogger ...HOJE.SOU.A.PAULA diz...

Já muito falei sobre o "tempo". Um tempo que leva o seu tempo a fazer-nos encontrar no tempo...

"Escravos do tempo, pouco ligamos à beleza das coisas, ao muito que cada um carrega, ao tudo que podíamos retirar das pessoas que se chegam perto."

Dizes nesta frase uma grande verdade.

Uma verdade que posso até intensificar com as palavras que de seguida te deixo - em virtude de um tempo que por mim passou, tive a oportunidade de conhecer e manter por perto pessoas maravilhosas como tu -.

Bjinho com carinho e ternura

 
At junho 22, 2007 6:32 da tarde, Blogger Brisa do Mar diz...

Às vezes queria que o Tempo me desse mais Tempo, vejo as minhas filhotas a crescer tão rápido, vejo partir pessoas que me são tão queridas, mas o Tempo não me dá ouvidos...
Mas tento sempre ter um tempinho para te visitar.
Beijos e Bom Fim de Semana!

 
At junho 22, 2007 10:32 da tarde, Blogger Catarina Alves diz...

Amaral...
não vou falar do tempo agora... nem do antes... nem depois ... nem do nada. Simplesmente porque (ainda) estou em experimentação... ainda estou a "aprender". ;)

Beijinho grande

Nani

 
At junho 23, 2007 12:43 da manhã, Blogger Ci Dream diz...

O tempo perguntou ao tempo, quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu ao tempo, que o tempo tem o tempo que o tempo, tempo tem...:)

beijos incomuns da ci bom S João

 
At junho 23, 2007 1:54 da manhã, Blogger Jonice diz...

Olha só esta canção do Caetano Veloso:

Oração ao Tempo

Es um senhor tão bonito
Quanto a cara do meu filho
Tempo tempo tempo tempo
Vou te fazer um pedido
Tempo tempo tempo tempo

Compositor de destinos
Tambor de todos os ritmos
Tempo tempo tempo tempo
Entro num acordo contigo
Tempo tempo tempo tempo

Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo tempo tempo tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo tempo tempo tempo

Que sejas ainda mais vivo
No som do meu estribilho
Tempo tempo tempo tempo
Ouve bem o que te digo
Tempo tempo tempo tempo

Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Tempo tempo tempo tempo
Quando o tempo for propício
Tempo tempo tempo tempo

De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo tempo tempo tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo tempo tempo tempo

O que usaremos pra isso
Fica guardado em sigilo
Tempo tempo tempo tempo
Apenas contigo e comigo
Tempo tempo tempo tempo

E quando eu tiver saído
Para fora do teu círculo
Tempo tempo tempo tempo
Não serei nem terás sido
Tempo tempo tempo tempo

Ainda assim acredito
Ser possível reunirmo-nos
Tempo tempo tempo tempo
Num outro nível de vínculo
Tempo tempo tempo tempo

Portanto peço-te aquilo
E te ofereço elogios
Tempo tempo tempo tempo
Nas rimas do meu estilo


Bom fim de semana e um beijinho :)

 
At junho 23, 2007 2:33 da manhã, Blogger Ana diz...

"Escravos do tempo, pouco ligamos à beleza das coisas, ao muito que cada um carrega, ao tudo que podíamos retirar das pessoas que se chegam perto."

´...até que um dia reparamos que o tempo passou, e passamos a olhá-lo com olhos diferentes. E descobrimos, então, a beleza das coisas.

Um beijo, Amaral.

 
At junho 23, 2007 4:07 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

tempo para saborear, para sarar, para melhorar!

 
At junho 23, 2007 4:55 da manhã, Blogger Su diz...

o tempo----passa correndo

jocas maradas sem tempo

 
At junho 23, 2007 6:04 da manhã, Blogger *Um Momento* diz...

Com tempo, li o teu tempo
A tempo de ter tempo para pensar
Que ao tempo que não tinha tanto tempo
Para do tempo me lembrar
Um sorriso (",)
Um Beijo(*)
Por este Tempo de Reflexão(*)

:))

 
At junho 24, 2007 1:47 da manhã, Blogger Kalinka diz...

Olá AMARAL

Quem me dera ter «tempo» para o «tempo»...

Lá pelo kalinka,
as viagens continuam,
os lugares vão desfilando,
como se uma passerelle fosse,
na memória dos meus sentidos.

Mais um lugar belo e histórico visitei. Desde Março deste ano que tenho aproveitado nas minhas mini-férias para visitar o nosso Portugal profundo e, ao mesmo tempo, algumas das 21 Maravilhas de Portugal. Em Março, no Algarve, estive na «Fortaleza de Sagres» e, em Maio no Alentejo, visitei as «Fortificações de Monsaraz», O «Templo Romano de Évora» e também o «Paço Ducal de Vila Viçosa».

Beijitos.
Bom domingo.

 
At junho 24, 2007 6:34 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

O Tempo é aquele que , por muito que se tente, nunca se consegue ultrapassar, é aquele , que nos faz duvidar se nós somos donos dele, ou o inverso...
Fica um beijo

 
At junho 24, 2007 7:38 da tarde, Blogger Poemas e Cotidiano diz...

Meu querido Amaral!
Saudades de vir aqui, e ler voce.
Quantas verdades descritas nessa apologia ao Tempo...essa faca de dois gumes... Tudo o tempo entra como o melhor remedio, mas...muitas vezes eh tambem um licor amargo. O grande problema eh que nao podemos lutar com ele, mas sim aceita-lo, de coracao aberto, e dele tirar tudo aquilo de bom que ele oferece. Viver os momentos com intensidade. Muita intensidade.
Um beijo querido amigo. Voce eh muito especial para mim.
Mary

 
At junho 24, 2007 7:56 da tarde, Blogger Esther diz...

O tempo é nosso melhor professor.Bj!

 
At junho 24, 2007 10:50 da tarde, Blogger Unknown diz...

O tempo sempre o tempo...que tantas vezes parece não ter fim e outras depressa chega ao fim.
O tempo é um ciclo que não pára gira sem parar...
Às queria ter tempo para não ter tempo.
um abraço

 
At junho 24, 2007 11:32 da tarde, Blogger sonhadora diz...

Deixo-te com as estrelas do céu.
Beijinhos embrulhados em abraços

 
At junho 24, 2007 11:41 da tarde, Blogger cacharel diz...

O tempo... que não volta atrás. Que pode nos oferecer mil segredos, que pode ser a cura para os grandes males... e ao mesmo tempo pode deixar-nos com sabor amargo ou sabor a pouco... porque não dá hipótese para os arrependimentos...

Beijo perfumado e boa semana*

 
At junho 25, 2007 12:13 da manhã, Blogger HNunes diz...

"O tempo que é dimensão, segredo passado e presente."
O tempo que usei para dar tempo ao tempo, de voltar.
Bjos

 
At junho 25, 2007 9:03 da manhã, Blogger Ana Luar diz...

O tempo é um bem escasso, por isso está na nossa mão, gerir esse tempo que ainda nos resta em coisas uteis para nós e para a sociedade futura...
E como a Paula eu não acredito de que o tempo nos tira mais do que nos dá. Beijos Amaral

 
At junho 25, 2007 9:15 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

O tempo que nos escorre por entre os dedos e deixa tanto em aberto ...
Beijito.

 
At junho 25, 2007 1:38 da tarde, Blogger Cris diz...

Tempo.. o amigo que se torna inimigo quando nos dá tempo a mais para pensar... e pouco para sentir.

Eu gosto de tempo.

Bjo
C.

 
At junho 26, 2007 10:13 da tarde, Blogger Cláudia diz...

O tempo que é ilusão, fruto dum processo perfeito. A frase perfeita para descrever o tempo.Gostei!

 

<< Home