Lisboa,

terça-feira, julho 24, 2007

nudez




"Um decreto que proíbe cônjuges de se despirem completamente durante o acto sexual, vem gerando uma grande polémica entre os doutores egípcios da lei islâmica, a charia. "Estar completamente nu durante o acto sexual invalida o casamento", sentenciou o "fatwa" religioso o xeque Rashar Hasán Jalil, ex-reitor da faculdade de Charia da Universidade de Al-Azhar, a mais célebre do islão sunita."

(http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI824694-EI308,00.html - 8 Janeiro 2006)


"Todos nós nascemos nus. Quando crianças, meninos e meninas tomam banho juntos, brincam nus e isso é encarado normalmente. A partir da adolescência as coisas mudam, o nosso corpo transforma-se. Surge então um 'outro olhar' da nudez: Vergonha, pudor, desejo, medo e culpa.

Na verdade o que mudou mais do que o nosso corpo foi a nossa cabeça. Claro, começamos a sentir desejos sexuais, mas, além disso, os valores e a moral da sociedade influenciam muito o nosso modo de pensar.

Desde a revolução industrial o corpo, (especialmente o da mulher) começou a ser visto e 'vendido' como se fosse um carro ou uma televisão, ou seja, daí pra frente a nudez virou sinónimo de pornografia, prostituição, sacanagem, etc...

Esquecemos, que desde a Grécia antiga os artistas cultuavam o corpo e esculpiam belíssimas estátuas nuas. Na época do renascentismo artistas como Michelangelo e Botticelli consagraram-se pelos seus traços perfeitos, esculpindo e pintando nus.

O nosso corpo é uma escultura e talvez a mais bela obra de arte já concebida pela natureza.

Porque não apreciar essa obra, como apreciamos um quadro ou uma bela paisagem?

Experimente. Você pode começar a gostar muito mais do seu corpo."


(http://www.nea.fe.usp.br/site/TT_Arte/MostraDetalhe.asp?IdInf=82)

11 Comentários:

At julho 23, 2007 6:51 da tarde, Blogger Paula Raposo diz...

Pois é...eu cá, como já convivo com ele, mais todas as mudanças ocorridas, desde há 53 anos e uns meses, até já gosto dele!! Eh eh beijos, Amaral.

 
At julho 23, 2007 7:00 da tarde, Blogger Isabel Filipe diz...

claro que um corpo é uma verdadeira obra de arte...

a imagem que escolheste para ilustrar o texto é magnifica.

bjs

 
At julho 23, 2007 7:20 da tarde, Blogger Bichodeconta diz...

Permita-me que faça aqui uma confissão!Tenho 54 anos, não tenho corpo de modelo, "nunca tive" Não sou alta, tenho alguns kilos a mais, mas gosto muuuuito de mim.. E tenho uma óptima relação com o meu corpo ao ponto de brincar com os meus kilos a mais e as minhas imperfeições.. Tenho noção de que o que perdi em juvealidade ganhei noutras dimensões.. Mas vem-me á memória, era eu ainda criança, trabalhava no campo, e uma colega sempre dizia que nunca tinha visto o pai beijar a mãe, aquilo fazia uma confusão tão grande na minha pequena cabeça, como confusão fazia sempre que ouvia" entre dentes" claro, alguma mulher que comentava que nunca se havia despido frente ao marido.. Como esta cabeça cresceu saudável apesar de tudo isto meu Deus... Gosto muito da pessoa que sou.. E o nosso corpo é como é.. Ficaria mais preocupada se não me sentisse com capacidades para outras coisas, com inteligencia.. Desculpem, isto pode até parecer arrogancia.. Mas não é, é isto que sinto.Um abraço e o desejo de boa semana.. O tema é polémico.. Mas a mim parece-me pouco que que para viver se precise de ter um bom par de pernas e uma carinha laroca... Precis de mais...

Julho 23, 2007 6:16 PM

 
At julho 23, 2007 8:56 da tarde, Blogger BF diz...

Cada caso é um caso...depende mesmo da forma como nos aceitamos. de qualquer forma radicalismos não.

Beijos
BF

 
At julho 23, 2007 9:42 da tarde, Blogger Unknown diz...

O corpo é uma bela de arte, e ao longo dos tempos ...tanta coisa mudou!
E vai mudando...
um abrço
brisa de palavras

 
At julho 24, 2007 12:50 da tarde, Blogger Poemas e Cotidiano diz...

Querido Amaral,
Quando envelheci, para mim foi muito dificil aceitar as mudancas de meu corpo, de meu rosto. Eu olhava no espelho, e parecia estar vendo outra pessoa. E o mais interessante eh que a cabeca continua a mesma. Parecemos adolescentes, em um outro corpo. Porem com o tempo, eu percebi que essa mudanca foi tao importante! Porque eu sou outra por dentro, e minha aceitacao comigo mudou. O corpo eh o templo de Deus. Ele nos deu um corpo, um par de pernas, bracos, maos, olhos. E eh esse corpo que devemos cultuar. Hoje sou feliz, e aceito minhas mudancas.
Um beijo querido
MARY

 
At julho 24, 2007 1:11 da tarde, Blogger *Um Momento* diz...

Olha...
Essa tua imagem para além de magnifica ...é curiosa
Parabéns !!
Quanto a gostar do meu corpo... tem dias:D
Mas sim , Gosto muito de mim:D
Já agora... e tu hum??

Beijinho grande...abraçado(*)

 
At julho 24, 2007 10:05 da tarde, Blogger tb diz...

Apreciar como uam obra de arte... afinal o que é de facto. Concordo e costumo dizer o mesmo.
Abraço

 
At julho 25, 2007 2:17 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

boa tarde, amaral. gostei muito da sua visita. um grande beijinho.

 
At julho 28, 2007 10:25 da tarde, Blogger Su diz...

depende-----------às vezes gosto


jocas maradas

 
At julho 29, 2007 9:43 da tarde, Blogger mitro diz...

Porquê esta estranha tentativa de homens presumirem saber o pensamento de Deus?
(Deviam perguntar-lhe, antes de abrir a boca pra dizer o que acham que ele pensa. Diriam menos asneiras e certamente não o aborreceriam tanto!)

 

Enviar um comentário

<< Home