Lisboa,

sexta-feira, outubro 19, 2007

o casamento

“É muito mais difícil libertar do que controlar alguém. Quando controlamos alguém, obtemos o que NÓS queremos. Quando libertamos alguém, essa pessoa obtém o que ELA quer.”


(Neale Walsch in CWG-3)




Naturalmente, o casamento não pode constituir uma prisão e um controlo “eterno” para as duas pessoas intervenientes. Um casamento deve celebrar a união de dois seres, que se devem respeitar e amar, enquanto as suas verdades representarem a harmonia comum.
O amor mantém um casamento sólido, permitindo que ambos os cônjuges cresçam em conjunto, na unidade daquilo que é o desejo mútuo.
Quando o amor proporciona um relacionamento onde a cumplicidade é criadora dos grandes momentos, o casamento apenas constitui o testemunho de que ambos são uno na fidelidade aos seus sentimentos.
Nunca o amor deve controlar e manter aprisionado um coração que conheceu outra forma de crescer, noutro instante diferente.
Nem o casamento deve ser grilhão para manter duas pessoas numa união ilusória.
Porque o Amor é liberdade, para além de tudo o mais, Ele deve permitir, também no casamento, a realização individual, manifestada da forma mais sublime que a sua consciência escolher para si.



Por um pouco de tudo isto, o meu recente casamento desfez-se! Nunca suportei a hipocrisia e preferi, sempre, a solução da liberdade. Quando não há amor, o mais sensato é a separação. Quando não há consenso, o mais sadio é o desfazer da relação. Quando não há confiança o mais importante é cada um afastar-se definitivamente.
Ninguém é de ninguém! Cada um faz a sua escolha livremente, optando por aquilo que melhor serve o seu futuro de vida! O passado ficou para trás. Fica preso no tempo, até ao dia em que outro momento especial de vida possa acontecer, ainda que noutro espaço, noutro tempo...


(imagens retiradas da Net)

15 Comentários:

At outubro 19, 2007 10:42 da manhã, Blogger Unknown diz...

Concordo ponto por ponto, palavra por palavra.
Lamento que tenhas passado por isso, mas provavelmente foi o melhor.

Um beijo grande

 
At outubro 19, 2007 11:39 da manhã, Blogger Paula Raposo diz...

Concordo inteiramente. E assim, já se desfizeram dois neste tempo e neste espaço...

 
At outubro 19, 2007 11:57 da manhã, Blogger AJO diz...

Pois... também estes momentos fazem parte da vida e quando têm que ser têm muita força.

 
At outubro 19, 2007 12:25 da tarde, Blogger MIMO-TE diz...

Amaral,

Deixe que lhe diga que é do melhor que há neste mundo "virtual" e eu digo isto sem qualquer problema, porque sou livre para dizer o que penso e isto é uma verdade.

Quando alguém que sofre e mesmo assim está sempre disposto a dar-se aos outros da maneira que o Amaral faz.Só pode ser alguem muito especial. A mim cativou-me de imediato,agora sei que não me enganei. Pois é Amaral eu
venho aqui pronta para dar, mas levo sempre mais do que deixo.
De uma maneira muito poetica lhe digo é lindo Amaral.

Aproveito para dizer só mais uma coisa, eu estou aqui à pouco tempo, escrevo mal e é natural que por falta minha a mensagem não passe correctamente, mas sinto que devo dizer isto, eu não gosto da mentira, nem por amor, volte pfv e leia novamente, não fui eu que menti, eu sou bem complicada, jámais magoaria alguém importante para mim, mesmo por amor.Por vezes, tomamos decisões que sabemos díficeis, mas
que temos que tomar, para não mentir. Eu sou assim. É raro, é estranho, posso mudar. Mas ainda sou assim.

Um beijo cheio de mimos para si.

 
At outubro 19, 2007 4:22 da tarde, Blogger ...HOJE.SOU.A.PAULA diz...

Ai Amaral, Amaral, que assunto foste buscar...

Onde começar...complicado...

Sabes a minha história...sabes o seu contexto...sabes que tenho dois amores (já pareço o Marquito :))...sabes tanto de mim...o que te posso dizer...

Pois é, como também sabes...tenho um casamento onde existe amor, cumplicidade, bom "sexo e rock and roll". Mas também sabes que...se sabes não é preciso estar para aqui a dizer, pois qualquer dia dizes "esta fulana massacra" e eu não sou nada sem ti ;)

Não me vou alongar querido. Parece que escolheste o tema para me "provocar". Tinha pano para mangas, mas...

Deixo-te um pedido - consulta informação e faz um post sobre "um coração para dois" (hihihih).

Quanto ao que aconteceu contigo, já tivemos oportunidade de falar em particular sobre o assunto. No entanto, obrigado por, tal como eu, assumires o que te vai acontecendo. Só demonstra o HOMEM MARAVILHOSO QUE ÉS.

Adoro-te. Deixo-te um beijo (molhado) cheio de Carinho e Ternura.

Desculpa o atrevimento, mas não podia deixar-te sem resposta ao comentário que me deixaste Lindo Menino!!!

Gosto de Ti. Muito

 
At outubro 19, 2007 5:47 da tarde, Blogger Paula Calixto diz...

Hum... falando sobre relações/relacionamentos/eu-outro.

Li ontem um texto em sala de aula dos estudos que iniciei e era algo bem interessante:

"[...]'estamos condenados a ser livres'. Nessa compulsória liberdade, de que fala o filósofo, a escolha entre o que é 'do bem' e o que é 'do mal' é uma questão sempre viva, que merece ser analisada e enfrentada em suas particulares manifestações históricas.[...]" - C. O. de Almeida

Separar, em certo ponto, é libertar, não é mesmo? Questão é quando queremos ser livres?!

Seja a liberdade vinda a força, não deixa de ser positiva! Então, "separar" é abrir portas - voltar a ser livre. Ainda que eu acredite que dá pra ser livre estando com alguém e sabendo que é uma tendência humana distorcer isso mirando "prender[se]" (a) alguém.

Beijos e que novas portas sejam abertas e entrem positividades!

 
At outubro 19, 2007 7:07 da tarde, Blogger sofia diz...

vim dizer-Te Adeus... até qualquer dia por aí e gostei muito de Te ler.
tens o dom de saber escrever o coração e desenhar a alma.
quando eu voltar a este "mundo" venho aqui ler-Te com todo o meu carinho Sofia

 
At outubro 19, 2007 7:18 da tarde, Blogger Bia diz...

Amaral, as minhas desculpas, ontem acabei por apagar tudo o que havia escrito. mesmo o teu precioso comentário.
voltei.
aos poucos estou a "construir-me", a juntar as peças de um puzzle.
Quanto te leio dou sempre com temas que me tocam e ...
beijo meu

 
At outubro 19, 2007 9:46 da tarde, Blogger Whispers diz...

Querido Amaral

Eu acredito no amor que seja uma troca de sentimentos, tudo deve ser livre e sem obrigacoes, quem ama o faz por prazer e viver em comum não só porque tem que viver
Eu nunca fui casada não sei se diga felizmente ou infelizmnete
Agora acredito no amor verdadeiro, já amei já me entreguei e já sofri só que não deixo de dizer amar é maravilhoso quando é a dois em conjunto.

Viver com alguém só por viver não concordo, o que passou passou e tu és uma pessoa maravilhosa
desde o primeiro dia que te comento digo sempre tens uma luz verdadeira, algo que chama e atrai
Tenho a certeza que no livro da vida ainda tens muito amor para viver
Adorei este post, parabéns
que tenhas um fim de semana maravilhoso
beijos mil

Whispers

 
At outubro 19, 2007 9:51 da tarde, Blogger BF diz...

"...Ninguém é de ninguém mesmo quando se ama alguém..."

disseste muitas verdade mas algumas são muito difíceis de aceitar.

Beijos
BF

 
At outubro 20, 2007 2:47 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Quando esta manhã li este post o meu primeiro impulso foi pedir-lhe que não permitisse que as estrelas deixassem de brilhar no seu céu. Depois senti um certo pudor em me intrometer nos seus sentimentos. E fiquei quieta. Mas agora apetece-me dar-lhe um miminho e virtualmente enviar-lhe "des bonbons parce que les fleurs sont si périssables" (que Jacques Brel me perdoe este roubo, ainda por cima um tanto ou quanto desajeitado).

 
At outubro 20, 2007 8:18 da tarde, Blogger sem naufragar diz...

Costumo ouvir dizer que hoje os casamentos falham porque as pessoas não estão para se chatear. Humm... já o disse na net e repito: a vida não é fútil. E as relações, tal como tudo o resto, evoluiram.
Prefiro a visão deste post. As pessoas não são de ninguém, nem se devem manter ao lado de alguém porque o assumiram.
Hoje as pessoas criam relações e estão nelas porque querem, porque gostam e até fazerem bem a si e ao outro. Quando a relação é uma prisão, onde está o amor?! Provavelmente, do lado de fora das grades, porque naquela cela... presumo que não! E porque nunca é tarde, não nos privemos a nós nem ao outro de se libertar para construir o amor.
Ui, este tema... Bale! é preciso coragem para escrever assim. Obgd.

 
At outubro 21, 2007 3:08 da tarde, Blogger Constança diz...

Um casamento não é mais que um espaço a dois. Um casamento não é uma obrigação, não é um dever. Acontece porque os dois querem. Para que o casamento corra bem tem de existir liberdade e espaço para os dois. É necessário liberdade e espaço para sentirmos a necessidade do outro e para termos a certeza de que sentimos a falta "daquela pesooa". No casamento há sempre três identidades: o eu, o tu e o nós. Eu preciso do meu espaço, do meu mundo, tu precisas do teu e é também com o nosso mundo que a nossa relação evolui. Se as coisas acabaram foi porque foi necessário, outros momentos e outras pessoas virão.
Desejo-te boa sorte,
Beijos

 
At novembro 02, 2007 9:25 da manhã, Blogger Pecadormeconfesso diz...

às vezes já não suportamos o casamento, porque não nos suportamos a nós próprios. Alguém me disse isto. Eu não acreditei.

 
At novembro 04, 2007 7:26 da tarde, Blogger Poemas e Cotidiano diz...

Amaral querido!
Somente hoje, voltando para ler o resto de seus posts, eh que vi esse seu, falando que desfez seu casamento.
Pois eh meu querido amigo...assim eh a vida... e acho que sao coisas predestinadas. Quando nao existe masi o respeito, o aceitar o jeito que cada um eh, quando nos sentimos aprisionados esta na hora de sair.
O mais engracado, eh que eu mesmo os relacionamentos que ja estao gastos, sao dificeis de serem desfeitos. Nao eh assim? Existem tantos momentos que estao marcados!
Mas meu querido Amaral, voce eh uma pessoa tao sensivel! Portanto sei que o que aconteceu foi com razao.
Espero que voce seja feliz, e que sempre enxergue o lado bom da vida, pois a vida nao acaba ai!
Um beijo querido amigo, que tanto amo!
MARY

 

Enviar um comentário

<< Home