Lisboa,

terça-feira, outubro 30, 2007

quando nos sentimos em baixo

Quando nos sentimos em baixo, o nosso impulso é culpar a vida, culpar o mundo inteiro, compararmo-nos com os outros a quem tudo corre bem, uma série de coisas assim!...
É próprio do ser humano, é próprio do nosso ego, quando não possui o que quer ou quando quer vangloriar-se e não sabe como nem onde…

Aquilo que se passa é um estado de ser. Acalmando os meus anseios, a minha desolação, este sentido de pequenez que, a espaços, me ilude, posso dar o passo para uma mudança.
Nem tudo são rosas por esse mundo fora. Todos fazemos parte deste mundo. Nem tudo corre lindamente com milhões de outros à nossa volta. E nós fazemos parte do todo.

Se abrir um pouco a minha janela e olhar para dentro, descubro que estou lá! Está lá o bastante para rejubilar e construir alegria e bem-estar na minha vida.
Só que a janela nem sempre está aberta ou eu nem sempre me lembro de espreitar...


O tempo corre depressa. Ou nós corremos depressa sobre um tempo que é só um. As sociedades actuais comprimem os acontecimentos e adensam as situações em fenómenos que contaminam os seus intervenientes. As notícias dos meios de comunicação deixam marcas nos nossos subconscientes. E a maioria dessas notícias são sensacionalistas, negativas e desgastantes. Acabam por participar na criação da realidade de cada um.
Alguém me dizia que não via telejornais nem lia as notícias. O seu alheamento dos acontecimentos mundanos não fazia parte da sua realidade. O "seu" mundo não contemplava os acontecimentos do Iraque e da Palestina e da Califórnia e da Turquia...

Abro de novo a minha janela e olho para dentro. Eu continuo lá!
Espreitando com atenção, vejo distintamente camadas de nuvens rejubilantes, umas sobre as outras, onde apetece espreguiçar de felicidade. Estão lá. Acenam-me com mil cores. Com um doce macio de cúmplices sorrisos. Vários sorrisos. Milhões de sorrisos, vindos da alegria-mãe.


23 Comentários:

At outubro 30, 2007 3:09 da manhã, Blogger Paula Raposo diz...

És capaz de ter alguma razão, não toda. Sem ver telejornais ou ler notícias vai-se sabendo o que se passa porque se fala com os outros. E culpar a vida é muito simples.

 
At outubro 30, 2007 7:12 da manhã, Blogger MIMO-TE diz...

Excelente, Amaral!
Concordo inteiramente. Mas há casos muito complicados (graves)como o facto de estar perante um problema de saúde, nestes casos Amaral, tudo é permitido e olhar para dentro talves não baste. Sinceramente, eu não sei qual a melhor forma para ajudar alguem, quando o seu pensamento é que chegou o fim. É muito complicado!
Dá-se tudo sem saber se alguma coisa do que se dá, é a correcta ou pode realmente ajudar o outro.

mimos meus

 
At outubro 30, 2007 10:36 da manhã, Blogger *Um Momento* diz...

Sábias palavras
Ternos e verdadeiros sentires
Se o nosso subconsciente assim sentir , será meio caminho andado para sorrir e fazer sorrir
Também eu abro a minha janela todos os dias e...ás vezes não estou lá...
Mas de coração penso,sinto e lá me encontro...
Beijo agradecido por aqui me fazeres sorrir, meditar, reflectir

Dia muito lindo te desejo
(*)

 
At outubro 30, 2007 11:52 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Sábias palavras que tu tão bem sabes transmitir... obrigada

 
At outubro 30, 2007 11:58 da manhã, Blogger Menina do Rio diz...

Nossos sentimentos são nossos. Não importa o que nos fazem; ele está dentro de nós e só nós somos capazes de lidar com eles. Deixemos as janelas abertas ao colorido da vida...

Beijos

Menina

 
At outubro 30, 2007 12:04 da tarde, Blogger Maria Inácio diz...

Olá Amaral!
De certa forma o eu post de hoje, completa um pouco o meu.........
A alturas da nossa vida em que temos de abrir a janela e ver que realmente lá dentro existem coisas boas, que de alguma forma estao esquecidas, pelo que nos impinje a sociedade.
A vida para mim nuca foi fácil, mas acho que de certa forma isso ajuda-me a valorizar mais as coisa simples........
Tu o que dizeste é realmente verdadeiro, os erros que cometemos no passado sao liçoes que nos servem para encararmos o futuro de outra forma.
É tambem em pessoas como tu, com mais alguma experiencia na vida, que encontro algumas respostas para os meus receios.
Por isso, sabes que adoro e tua visita e espero que me acompanhes sempre........

Deixo-te um beijo com carinho e desejo de que abras a janela( Até porque o tempo esta convidativo) e deixes sair tudo de bom quanto tens dentro!!!!!!!!

 
At outubro 30, 2007 2:15 da tarde, Blogger Brisa do Mar diz...

Há janelas que devem permanecer sempre abertas, mas também todos nós temos gavetas que queremos ter fechadas, porque quando se abrem causam dor e sofrimento...
Por isso vamos deixar as gavetas do que é menos bom trancadas e abrir a janelas para o Sol, a Brisa, e tudo o que é bom entrar!!
Fica Bem!! Uma boa Semana...BJ

 
At outubro 30, 2007 2:51 da tarde, Blogger Paula Calixto diz...

PARTE -> cada um tem que fazer a sua!

E a omissão é, disfarçada de alienação-justificada, uma das maiores cumplicidades com os infortúnios desse mundo-surto!

Pelo menos, na minha opinião. O que não quer dizer que precisamos ser "deuses" ou "mártires". Não. Basta um pequeno gesto ao nosso alcance para a NOSSA parte ser feita.

"O respeito de UM POR UM faz a paz prevalecer". É.

Beijos, lindeza.

 
At outubro 30, 2007 11:01 da tarde, Blogger belakbrilha diz...

Pequenas mas sábias reflexões sobre a vida...
culpar a vida?...temos de culpar alguém para as nossas "falhas" ou covardias né?

bjs

 
At outubro 30, 2007 11:20 da tarde, Blogger Jonice diz...

Abrir de novo a janela e olhar para dentro. Encontrar-se lá. Ver que lá continua-se a ser. Uma atitude não apenas sábia, Amaral. Também um direito intacto de todo ser, um dever natural e genuíno de cada alma, a tarefa primordial para assentar-se a pedra fundamental na construção de ser feliz.
Um texto magnífico, meu querido. Muito obrigada por ele.

Beijo :)

 
At outubro 30, 2007 11:32 da tarde, Blogger Ana diz...

Este era o post que hoje eu precisava de ler.
Acreditar que, se olhar para dentro de mim, encontrarei essas camadas de nuvens rejubilantes, esses milhões de sorrisos, vindos da alegria-mãe.
Mas hoje a minha janela não está aberta. Ou talvez eu não me tenha lembrado de espreitar.
Obrigada, Amaral, por me fazeres pensar que o devia fazer.
Um beijo para ti.

 
At outubro 31, 2007 12:01 da manhã, Blogger ivone diz...

amaral

a culpa não tem culpa.

"Aquilo que se passa é um estado de ser." sê tu mesmo. inteiro. em tudo o que dizes. em tudo o que fazes.

"O tempo corre depressa. Ou nós corremos depressa sobre um tempo que é só um." o tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem. ao qual o tempo sem tempo não respondeu. não tenhas pressa. segue em frente. por caminhos ou atalhos. mas segue sempre o que o teu coração de diz para seguir. o importante é não parar nunca. e nunca olhes para trás.

"Abro de novo a minha janela e olho para dentro. " nunca a feches de vez. deixa sempre uma fisguinha para entrar o ar o sol a lua as estrelas. e a ti. sempre. permanece e deixa "espreguiçar a felicidade". porque tu mereces! sempre!

 
At outubro 31, 2007 11:22 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Quando nos sentimos em baixo pintamos tudo à nossa volta com tons tristes e frios. Mas , em alguma altura reparamos que existe algo mais além disso!
Beijito.

 
At outubro 31, 2007 2:06 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

vi um post teu a falar sobre a lingua gestual, tens um curso?

 
At outubro 31, 2007 5:01 da tarde, Blogger BF diz...

Obrigada pelos teus textos. Nesta fase em que me sinto muito mais frágil faz-me sempre bem alguma meditação que daqui levo.

Jinhos
BF

 
At outubro 31, 2007 9:29 da tarde, Blogger Bia diz...

É assim mesmo! Gosto de te ler, é como se estivesses a falar.
também não vejo noticiários, era o que me havia de faltar é só desgraças... e eu já tenho as minhas :)
Olho tal como Tu para dentro da minha janela, sempre olhei...
e afinal sou feliz... penso...
Sabes o que falta a muita gente para ser feliz? é um dia terem sido infelizes...
O sol e a Lua tão sempre lá e os meus olhos e o meu sorriso também.
Amo viver e cada dia em que acordo é um renascer...
beijo meu

 
At outubro 31, 2007 9:36 da tarde, Blogger Laura diz...

Olá nino desaparecido...
Eu nunca culpo ninguém, sei que a vida apesar de falarmos muito nos pensamentos positivos, é para decorrer como tem de ser. Há uma força mais alta que tudo rege, não é apenas uma birra nossa...é a vida em si, e depende de nós lutar ou baixar os braços, e eu, luto, se luto, e ainda nem parei e as canseiras já duram há tantos anos, acho que me habituei a remar contra a maré e nunca ao correr das águas...
Sei que um dia vou poder repousar e baixar os braços, ams entretanto...
Beijinho a ti.
Gostava que lesses o post que dediquei ao meu irmão que era mais novo que eu 8 anos, foi dia 23 de outubro, adoraria que passasses por lá os olhos...
Beijinho a ti.

 
At outubro 31, 2007 9:49 da tarde, Blogger karla diz...

tanta verdade num so texto, amaral... todos nos temos alturas dessas....

bjinhos

 
At outubro 31, 2007 11:38 da tarde, Blogger Carla diz...

Gargalhadas aterradoras soam no ar, andam por ai bruxas a enfeitiçar
Bruxedos, encantos, magias…
Cuidado!!! Não se deixem apanhar!!!!
(`“•.¸(`“•.¸ ¸.•“´) ¸.•“´)
♥ HAPPY HALLOWEEN ♥
(¸.•“´(¸.•“´ `“•.¸)`“ •.¸)

A Feiticeira do Fantasy
www.fotosdanadir.blogspot.com
--
O Feitiço do Just Feelings
www.ridanfeelings.blogspot.com

 
At novembro 01, 2007 12:15 da manhã, Blogger Estrela do mar diz...

...amigo...quando puderes passa no meu blog...


Beijinhosssssss

 
At novembro 01, 2007 11:23 da tarde, Blogger ...HOJE.SOU.A.PAULA diz...

Devo ser mesmo diferente!...

Sabes que se há coisa que nunca faço é culpar a vida, os outros ou seja o que for.

Posso sentir-me triste, por vezes, até revoltada, mas nunca culpo os outros. Normalmente, procuro é perceber os porquês, porque continuo a achar, que nada acontece por acaso!

Beijo com Carinho e Ternura

P.S. Hoje deixaste-me meia confusa no meu canto :)

 
At novembro 02, 2007 9:21 da manhã, Blogger Pecadormeconfesso diz...

Quando olho pela janela já não me vejo. Já não vale a pena olhar pela janela. Lá fora ou cá dentro não há nada.

 
At novembro 03, 2007 1:58 da tarde, Blogger Poemas e Cotidiano diz...

Meu querido Amaral,
Eu ja havia lido esse texto, embora nao tivesse comentado. Acho que voce chegou no apice, quando disse isso:
"Se abrir um pouco a minha janela e olhar para dentro, descubro que estou lá! Está lá o bastante para rejubilar e construir alegria e bem-estar na minha vida.
Só que a janela nem sempre está aberta ou eu nem sempre me lembro de espreitar..."

tao verdadeiro meu amigo! tantas vezes nos esquecemos de abrir a janela, ou mesmo espreitar. Mas sempre que o fazemos, temos sempre lindas surpresas.

Um beijo com carinho
MARY

 

Enviar um comentário

<< Home