Lisboa,

segunda-feira, outubro 08, 2007

vamos nessa?


Há uma coisa curiosa: sabes que os grandes mestres conseguem, às vezes, passar-se para o outro lado da tela?...
Isto é, se a vida, neste mundo físico, é uma peça que estamos a representar, o maravilhoso está em conseguirmos colocarmo-nos na pele do espectador.

Nem que seja por curtos instantes.

Se imaginares que a tua vida é uma peça, a decorrer neste palco terreno, basta que tenhas consciência que tudo não passa duma ilusão e duma representação.

O desafio parece complicado e simples, ao mesmo tempo: Vamos tentar "ver" essa ilusão, e colocarmo-nos do lado de fora, sentados na plateia.
Viver a ilusão sem que ela se apodere de nós.

Como os actores fazem: representam o texto, e no final voltam à sua realidade, sem que essa representação os afecte!

Vamos nessa???...


(image from: www.performingarts.ufl.edu)

16 Comentários:

At outubro 08, 2007 9:45 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Vamos!
Não sei se será fácil , mas ... :)
Beijito.

 
At outubro 08, 2007 10:49 da manhã, Blogger vida de vidro diz...

O que propões é algo que parece ter nascido comigo. Sempre me senti actriz e espectadora da minha vida. Vendo de fora. Não é lá grande coisa, essa aptidão. :)**

 
At outubro 08, 2007 12:39 da tarde, Blogger MIMO-TE diz...

Venho agradecer as palavras sábias que deixou no meu blog. Quanto a sermos espectadores de nós mesmos é um grande desafio, interessante, vou tentar.

Deixo mimos

 
At outubro 08, 2007 12:48 da tarde, Blogger Unknown diz...

Não sou muito dado a ser espectador de mim mesmo, normalmente porque não gosto da peça que estou a desempenhar, ou porque me custa distanciar da realidade. No entanto é um exercício que todos deveriamos fazer, de modo a podermos conhecermos-nos melhor.

Vamos, talvez ;)

 
At outubro 08, 2007 1:59 da tarde, Blogger unknown diz...

eu represento todos os dias... nem que seja para esconder a mediocridade que vai cá dentro...
o teatro será para mim a segunda vida...aquela que eu queria

 
At outubro 08, 2007 3:24 da tarde, Blogger ...HOJE.SOU.A.PAULA diz...

Olhar-me de fora para dentro é uma das virtudes que tenho. Só assim consigo perceber e crescer neste "palco" que é a vida.

Bjinho com Carinho e Ternura

 
At outubro 08, 2007 5:15 da tarde, Blogger sofia diz...

Grande desafio. passar para o outro lado da tela.
só quem passa para o outro lado de si mesmo e se consegue ver tal como é vive de acordo consigo mesmo.
é uma proeza que eu nem sempre consigo.
Mas vou tentar.
Muito interessante este post. ;)

 
At outubro 08, 2007 5:24 da tarde, Blogger Paula Calixto diz...

"Se imaginares que a tua vida é uma peça, a decorrer neste palco terreno, basta que tenhas consciência que tudo não passa duma ilusão e duma representação."

Sim, Sim!!! E eu quero ser um personagem, protagonista da minha vida, e um codjuvante no espetáculo do gira-mundo! Nunca mera figurante!

E... ai que saudades do meu ballèt que só vou poder voltar em fevereiro do ano que vem!

Beijos

 
At outubro 08, 2007 7:17 da tarde, Blogger Paula Raposo diz...

Toda a vida tenho ido nessa. Cheguei a um momento em que não me apetece mais mesmo. Beijos.

 
At outubro 08, 2007 8:23 da tarde, Blogger Jonice diz...

Vamos, sim! :)
Beijo

 
At outubro 08, 2007 9:42 da tarde, Blogger BF diz...

Desculpa meu querido mas não alinho...
Não posso ser espectadora quando estou tão embrenhada no representação deste papel. Mesmo que não seja o papel principal para o Mundo, é-o para mim mesma.

O Papel da minha vida

Jinhos
BF

 
At outubro 08, 2007 10:31 da tarde, Blogger Eli diz...

(Estive aqui.)

 
At outubro 09, 2007 1:24 da manhã, Blogger Poemas e Cotidiano diz...

Interessante isso , meu querido amigo. Sabe, muitas vezes eh muito gratificante sermos expectadores de nos mesmos. Acho que descobrimos muitas coisas nessa "peca" imaginaria, que pode ser a vida...
Um beijo carinhoso
MARY

 
At outubro 09, 2007 4:52 da manhã, Blogger *Um Momento* diz...

Vamos sim..
Por imensas vezes me sento...
Olho para o nada( o palco )e vejo as peças que n'ele ja foram representadas...
Vidas reais encenadas sem por isso terem sido ditadas, contudo existia um "guião"... o da vida
"Guião" esse que os próprios personagens teriam que ir escrevendo, fossem principais ou secundários...
Os personagens ora cumpriam bem o seu papel,á risca , ora simplesmente se cansavam por não terem a atenção devida ás demasiadas "deixas" que o "guião" exigia.
Eu como uma das actoras principais,me via num labirinto, perdida...
Sem saber o que fazer, ora representava o papel já escrito no "guiao", ora tinha que imrovisar, por de tão incompleto estar...até que um dia ,resolvi o palco abandonar, escrever o meu próprio "guião" sózinha, e ficar a ver...até onde ele me iria um dia , levar a ser a actora principal novamente...
Hoje,limito-me a observar...com olhos de ver...o que o "teatro" da vida me vai ofertando no meu dia a dia ...
sem guião,sem actores...apenas um objectivo...
Viver e Amar seja um Amor...
seja o meu Próximo
Beijo ...em Ti
(*)

 
At outubro 09, 2007 5:03 da tarde, Blogger Whispers diz...

Olá Amaral!
Para se ver os nossos defeitos nada melhor que calcar os sapatos dos outros.....
Muitas vezes pensamos que somos os melhores autores só que no fundo nunca passamos nesta vida a só ter papel secundario e não principal
Aceitar como somos é uma virtude, acho que me aceito, ao menos reconheco meus erros, sei dizer desculpa quando estou erra e não me acho a ultima bolacha do pacote:)
beijos mil
Whispers

 
At outubro 10, 2007 3:27 da tarde, Blogger AJO diz...

... às vezes só mesmo representando para conseguir chegar ao outro dia... sempre com a esperança de que seja melhor ou nunca pior... este seu cantinho é primoroso ...

 

Enviar um comentário

<< Home