Lisboa,

quarta-feira, novembro 14, 2007

Chahy e o homem tonto


Chahy deixou-me, há dias, um comentário curioso, onde dizia que "o homem é tonto o suficiente para achar que consegue suplantar Deus, na arte da criação."
Deixem-me dizer-vos o que penso.
Suplantar Deus!...
A ideia não é somente absurda. A ideia é, racional, espiritual e absolutamente impossível.
É impossível suplantar Deus no seu processo criativo, justamente porque nada existe para além desse processo.
Só quem pensa e acredita que o homem e Deus estão separados um do outro é que poderá fazer uma afirmação semelhante. Para suplantar a criação de Deus teria de "haver" algo ou alguém que, exterior a Ele, ousasse criar alguma coisa que se Lhe compare.
Naturalmente, o homem está todos os dias e, em todos os momentos, participando no acto da Criação.
Basta olharmos à nossa volta, para as grandes obras de arte expostas aos nossos olhos, para as grandes evoluções tecnológicas, em todas as áreas, para as grandes obras literárias, etc., etc..
O homem é um ser criativo, por natureza!
Mas...
O Grande Criador assim criou o homem que é, como... uma extensão de Si.
Deus é um Processo Criativo, eterno e infinito.
O homem é uma manifestação de Deus.
Deus e o homem "são a mesma coisa"!
Só há Deus, nada mais!
O homem foi criado por Deus, para que Deus pudesse dar largas ao Seu Processo Criativo.
O homem faz parte desse Processo.
Deus "serve-Se" do homem para criar, com Ele, a maravilhosa e mais surpreendente experiência de "SER DEUS"!
Consciente ou inconscientemente, o homem está a criar para Deus!
Mais inconsciente que conscientemente, o homem é um instrumento de Deus, uma manifestação física e espiritual, um "bocado" de Si, vivenciando individualmente num universo que Deus imaginou para... "SE EXPERIENCIAR COMO DEUS"!
O homem não é tonto porque, quer queira, quer não, participa na arte da Criação Divina, porque Deus assim o quer.
O Processo não vai parar nunca, quer o homem queira, quer não!
Porque Deus é TUDO O QUE EXISTE.
Nada existe que ELE não seja. E tudo o que alguma vez foi criado... foi criado por DEUS.

21 Comentários:

At novembro 14, 2007 12:05 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Quem tem ouvidos que ouça, quem tem olhos que veja (leia). Feliz reflexão.Parabéns

 
At novembro 14, 2007 9:07 da manhã, Blogger Luis Carlos diz...

Olá Amaral,

Estou de acordo contigo, quase a 100%, pois não separe o Homem, aquilo que Deus uniu, mas as religiões continuam a separar o Homem de Deus, e aí estão os resultados disso.

Quando vi a fotografia, lembrei-me de te convidar para vires no próximo Domingo, dia 18 de Novembro, ao Jardim Botânico da Ajuda, à 2ªExposição de Bonsai do Clube Bonsai Sintra (ao qual eu pertenço). Para mais informação ir aqui http://clubebonsaisintra.wordpress.com/

Até já,
Luís Carlos

 
At novembro 14, 2007 9:46 da manhã, Blogger Paula Raposo diz...

Eu parece-me que se é mais feliz quando se pensa desse modo.

 
At novembro 14, 2007 10:55 da manhã, Blogger MIMO-TE diz...

Eu que não gosto de choros, fiquei com olhos molhados de emoção. Nada acontece por acaso, e não é por acaso que estou aqui. Contigo sempre aprendo, sempre sinto e me revejo. Obrigada amigo por te deixares usar por Deus.

Volto com tempo para te voltar a ler.

Mimos

 
At novembro 14, 2007 2:55 da tarde, Blogger Isabel Filipe diz...

"
O Processo não vai parar nunca, quer o homem queira, quer não!
Porque Deus é TUDO O QUE EXISTE.
Nada existe que ELE não seja. E tudo o que alguma vez foi criado... foi criado por DEUS.
"

sem dúvida ...
maravilhosa a tua reflexão.

bjs

 
At novembro 14, 2007 3:22 da tarde, Blogger Bia diz...

Perfeito Amaral!
"O homem foi criado por Deus, para que Deus pudesse dar largas ao Seu Processo Criativo."
os teus pensamentos deixam-me sempre a pensar :) e ainda bem.
Gosto de Te ler.
beijo meu em Ti

 
At novembro 14, 2007 7:06 da tarde, Blogger BlueShell diz...

As tuas palavras são sempre tão profundas e oportunas....pelo menos para mim...

Tenho algo lá "em casa" que gostaria que visses!
Jinhos
BShell

 
At novembro 14, 2007 7:51 da tarde, Blogger Ana diz...

Passei para dar um Olá!!! :)

 
At novembro 14, 2007 11:16 da tarde, Blogger BF diz...

Não comento. Admiro a tua fé.

Beijos
BF

 
At novembro 15, 2007 3:26 da manhã, Blogger Paula Calixto diz...

Concordo! A minha fé é inabalável!

Mas, sempre há quem deturpe essas verdades. E veja em alguns meios científicos um veículo para se pôr em pé-de-igualdade com Deus! Fogo, né?!

[risos]

No entanto, pra mim, mesmo sendo o ser-humano uma extensão divina. Deus é que é infinito! Nós somos eternos. (;

E num outro ponto, concordo com Freud: "A religião é uma ilusão."

Fé é outro departamento.

Beijos, lindeza.

 
At novembro 15, 2007 4:13 da manhã, Blogger *Um Momento* diz...

Sabes...
Adoro Bonsai's:))
Quant á tua reflexao, gostei imenso de te ler:))
Deixo um beijo com o desejo de uma noite serena

(*)

 
At novembro 15, 2007 11:13 da manhã, Blogger Unknown diz...

"Porque Deus é TUDO O QUE EXISTE."

Concordo contigo!
Gostei muito do teu texto. Dá que pensar! As tuas reflexões são sempre muito bem descritas/escritas!

Beijinhos

 
At novembro 15, 2007 11:20 da manhã, Blogger MIMO-TE diz...

Olá Amaral,

Já aqui tinha estado, mas sem saber o porquê, não consegui deixar o meu segundo comentário.:)
Não faz mal, fica agora aqui.Bem, não será um comentário mas, uma questão que levanto. Sei que tera uma bela e importante resposta, mas o que mais quero é que a mensagem surja. Então é assim: Porque alguns, usam a tremenda criatividade que possuem para destruir e não criar? Para fazer sofrer e não amar?

Olhe amigo Amaral, eu tenho uma idéia:), mas sei que as suas palavras sempre sábias, nos fazem bem! Por isso venham elas!:):)

Deixo mimos, muitos para si e Obrigada por tanto!

 
At novembro 15, 2007 12:07 da tarde, Blogger Luadosul diz...

Me encantó la forma como te expresas. La realidad supera siempre nuestra creatividad y a la vez forma parte de ella!
Cariños desde lejos

 
At novembro 15, 2007 3:10 da tarde, Blogger Unknown diz...

Amigo Amaral
Gostei da reflexão.
Tenho andado ausente porque compliquei ainda mais o meu tempo.
obrigada pela tua visita
um abraço

brisa de palavras

 
At novembro 15, 2007 3:36 da tarde, Blogger Brisa do Mar diz...

"Uno porque todos fazemos parte desse mesmo contexto,todos somos Deus e Deus somos nós."
Só posso concordar contigo...
Bj e Fica Bem!

 
At novembro 15, 2007 3:46 da tarde, Blogger Maria Inácio diz...

Deixo-te uma questao para refletires:- Se o homem tem como "dever" continuar as obras de Deus,porque destroi tanto e faz tanta miséria?
Quanto ao teu coment em relaçao ao BNC, obrigada pelo elogio,
tentei fazer o meu melhor, mas claro nao entrando em grandes promenores. Esses só eu os sei.


Deixo-te um beijo com muito carinho e um desejo de tudo de bom para ti e os teus!!

 
At novembro 15, 2007 4:16 da tarde, Blogger Jonice diz...

Comungo com este texto!
Beijinhos

 
At novembro 15, 2007 9:59 da tarde, Blogger Bia diz...

as palavras são demais...
passa no meu cantinho e vê o que o rebuçado despertou em mim... momentos... vidas...
beijo meu

 
At novembro 15, 2007 11:00 da tarde, Blogger Esther diz...

Tenho dificuldade em separar Deus do homem, da vida ...Deus é a essência no meu entendimento .

 
At novembro 19, 2007 6:21 da tarde, Blogger Bichodeconta diz...

Não há volta a dar-lhe, não há como ser dito e entendido de outra forma.. Deus está em toda a parte e em cada um de nós..Mas parabéns pela forma simples e entendida como o assunto é exposto... Um abraço, ell

 

Enviar um comentário

<< Home