Lisboa,

sexta-feira, novembro 16, 2007

fátima e as obras de Deus


A Fátima dizia-me como comentário: "Deixo-te uma questão para refletires:- Se o homem tem como "dever" continuar as obras de Deus, porque destroi tanto e faz tanta miséria?"
Sabes, tal como eu, que Deus nos deu o instrumento mais importante e inimaginável: a liberdade, o livre-arbítrio, a possibilidade de escolhermos, SEM NOS CASTIGAR pela opção que viermos a tomar.
Eu sei que já estou a ser controverso! Então, Deus não castiga quem pratica o mal?
Pois é, será que castiga?...
Será que Deus, o Todo Poderoso, o Criador dos Céus e da Terra, o Senhor do Universo que tudo vê e tudo sabe - será que este Deus criou o ser humano, colocou-o neste mundo terreno, deu-lhe livre-arbítrio para viver... e depois castiga-o, se ele não praticar o bem, se ele não obedecer aos seus mandamentos?...
Que Criador seria Esse?... Que criação tão pouco perfeita seria essa?... Que justiça poderia haver em tal propósito?....
O ser humano tem o problema de "idealizar" Deus, de acordo com a sua lógica racional. E quando assim acontece, "cria" um Deus à sua medida! Deus acaba por servir interesses, crenças, propósitos que justificam desentendimentos, ódios, guerras...
Mas a questão inicial mantém-se. Se o homem é co-criador, com Deus, porque destrói e causa tanta miséria?
Se é difícil de entender isto, muito mais difícil é aceitar uma justificação.
Antes do mais, o "bem" e o "mal" são conceitos humanos, que variam de geração para geração. Sendo apenas conceitos, aceitemo-los e pensemos neles apenas como "opções" que tomamos para alcançarmos um determinado resultado. Não é boa nem má uma determinada acção. Ela é eficaz ou não, para eu conseguir o que quero.
Mas o homem destrói e provoca miséria. Pois destrói e, sim, provoca miséria.
A dificuldade é entender porque isso acontece. Por um lado, Deus "nada tem a ver com isso"! Ele deu-nos o livre-arbítrio e "não pode" insurgir-se nem castigar-nos por uma coisa "que nos permite fazer"!
Afinal, foi o Criador que imaginou este mundo relativo, onde a dualidade existe como realidade incontornável.
Sem a miséria, nunca o homem poderia ter a extraordinária experiência da riqueza. Só reconhecendo o valor do que é "ter qualquer coisa", o homem pode dar valor à inexistência "dessa coisa"...
Isto pode justificar a destruição e a miséria?... Talvez não! Mas só a evolução da consciência permite elevar o ser humano a níveis mais perfeitos...
Mas, também é com a miséria e com a destruição que espiritualmente se progride. Talvez mais rapidamente.
O Processo divino está separado de tudo isto que estamos a falar?... Não creio!... O Processo é uma roda cósmica, onde tudo cabe!
E porque não pára, é um Processo que não tem fim.
É eterno, como eterna será a Criação...

32 Comentários:

At novembro 16, 2007 12:25 da manhã, Blogger unknown diz...

este post e talvez dakelas coisas que mais gosto me deu ler... todos os dias me interrogo sobre aquilo que está escrito e cada vez menos entendo o Homem e amo cada vez mais Deus

 
At novembro 16, 2007 12:57 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Acredito em Deus e na Entidade de Luz que enviou à Terra para pregar o bem, para lutar com o "obscurantismo" de então ensinando e espalhando a Palavra.
Mas não posso deixar de pensar no sofrimento a que Ele sujeitou o seu Filho amado. E pergunto-me se valeu a pena. Naquela altura, talvez. Mas isso não perdurou pelos tempos fora e até HOJE.
E os chamados "desastres naturais" em que seres vivos morrem no mais atroz sofrimento e horror ? A fúria dos elementos não dependem do livre arbítrio de cada um !
Tenho dias em que tenho muita dificuldade em ACEITAR. Para não dizer que não consigo !
Nasci e cresci numa família crente. Fui educada em colégios religiosos.
Tenho mesmo um certo pendor espírita.
Mas tive, e tenho, sempre, o "porquê?" na ponta da língua. E ainda não consegui uma resposta que vá para além de que temos que aceitar porque "é assim", "Deus assim designou", "faz parte da ordem cósmica" .... Creio em Deus, necessito d'Ele mas preciso de mais objectividade.

 
At novembro 16, 2007 2:41 da manhã, Blogger Poemas e Cotidiano diz...

Meu querido Amaral...
Concordo em tudo com o que voce escreveu. E principalmente duas coisas: o livre arbitrio. E tambem que Deus nao castiga, mas sim NOS castigamos a NOS mesmos..com o que fazemos.
Acredito que tudo que voce faz de errado, voce de uma forma ou outra paga, afinal o mal nao pode sair impune. Assim como naqueles filmes em que o bandidao mata, rouba, ataca, ele sempre acaba mal, o que significa que isso eh o que acontece na vida real. Isso nao eh Deus! Somos nos! A imperfeicao eh nossa, e nao de Deus!
Ele nos deu o livre arbitrio! E temos que optar pelo bem. Nao eh assim?
Um beijo meu querido amigo que eu tanto gosto!
MARY

 
At novembro 16, 2007 9:37 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Tudo o que fazemos é escolha nossa , logo temos que aceitar as coisas boas ou maás que os nossos actos nos podem trazer.
Beijito.

 
At novembro 16, 2007 10:34 da manhã, Blogger Paula Raposo diz...

Um texto controverso. Bom fim de semana. Beijos.

 
At novembro 16, 2007 10:49 da manhã, Blogger MIMO-TE diz...

Amaral,

Disse tudo neste post.:) Eu sorrio. Esse é o meu Deus! Que não se encontra em nenhuma religião, mas dentro de mim onde tem um imenso templo brilhante, onde vive, ensina e coordena a minha vida. Tão simples não é Amaral! :):)

Deixo um beijo cheio de admiração, claro com imensos mimos.

 
At novembro 16, 2007 2:37 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Desculpa as visitas tão espaçadas, mas a verdade é que o tempo que me sobra é tão pouco!

Mas, não importa que eu esteja ausente (é como eu estivesse sempre cá) o que importa é que sintas a minha ausência e que eu exista e esteja feliz. Parabéns pelo aniversário do Marco. Que ele e tu sejam também felizes. Bjs Gdes.

 
At novembro 16, 2007 4:57 da tarde, Blogger *Um Momento* diz...

Penso eu que cada um colhe o que semeia, tirando alguns casos "injustos", mas quanto a esses sou apologista do ditado" cá se fazem cá se pagam"
Pela experiência de vida que esta me tem "ofertado", tenho vindo a confirmar isso...
Por norma "construo" o meu mundo numa base sólida de sinceridade detestando a hipócrisia...tenho "sofrido"já bastante por tal , mas assim o prefiro que a ser hipócrita ou falsa.
Mas neste mundo é o que não falta...
Contudo não consigo odiar ou desejar mal a alguém e sinceramente... a vida sorri-me nos momentos mais dificeis em que ás vezes penso que mais nada há a fazer...
Uma vez disse-te que quando quero rezar á igreja não vou... procuro um sitio isolado... e o Deus meu... é mesmo aquele que no Universo me "ouve"
Não me interessa o nome que lhe dão... sei apenas que essa força e esse Ser superior existe e a minha devoção para Ele vai.
Com muito Amor acarinho quem me rodeia ,ajudo quando posso, quanto mais não seja com um sorriso sincero
...
E é com esse sorriso que te sopro um beijo desejando um lindo fim de semana

(*)

 
At novembro 16, 2007 10:33 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Aí em Portugal também tem essa história de que o diabo existe para mentir, roubar, enganar?
O diabo é uma egrégora a que se ligam as pessoas trapaceiras, mentirosas, traidoras, enganadoras, corruptas, invejosas, críticas vorazes do erro alheio do "outro"... porém auto-indulgentes.
Abomino o diabo, abomino esta gente. Só me ligo em pessoas que têm a consciência de que, elas próprias, podem ser como Deus. Cuspo no diabo e nas pessoas diabólicas. Podem fazer o que quiserem comigo, mas minha alma é divina e incorruptível porque que faço parte de Deus.
Infelizmente agora creio nesta dicotomia Deus-diabo (não cria).
Já conheci diabos em figura de gente mas tenho a felicidade de conviver com três almas lindas há muito tempo. Se tudo me faltar, eles estarão sempre comigo. Mesmo em outro plano, nós quatro estaremos juntos.
Beijos!
Savana

 
At novembro 16, 2007 10:39 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Xi, o meu post foi cheio de repetições, erros, palavras excedentes. Se o sentido deu pra sacar então tá bom, né, Amaral?
beijão
Savana

 
At novembro 16, 2007 11:50 da tarde, Blogger Whispers diz...

ola lindo Amaral
Falar em Deus, naquele homem que fez maravilhas e faz todos os dias e algo que me deixa sempre com paz e felicidade no coração...
Como sempre tuas palavras vem de um homem que sabe bem o que diz, parabéns Amigo.

Não acredito que Deus nos castiga,acredito que somos nos que nos vamos castigando com as nossas próprias mãos
Que tenhas um fim de semana maravilhoso
beijos mil em teu coração
whispers

 
At novembro 17, 2007 1:43 da manhã, Blogger FERNANDINHA & POEMAS diz...

Olá Amaral, li e reli este texto.
Belíssimo, se me permites faço minhas as tuas palavras.
É sempre gratificante ler-te meu amigo.
Bom fim de semana,
Beijinhos,
Fernandinha

 
At novembro 17, 2007 2:19 da manhã, Blogger Páginas Soltas diz...

Úm texto controvérsio... mas muito bem elaborado!

Gosto do seu racional pensamento...

Mas será que Deus castiga...???

Bom fim de semana meu querido poeta/ escritor!

Beijinhos!

 
At novembro 17, 2007 3:19 da manhã, Blogger Sky Walker diz...

Amaral
como dizes este é um mundo de dualidade...
as nossas escolhas têm sempre consequências e cabe a nós fazer a nossa aprendizagem...
Subir os degraus dessa grande escada que nos leva ao reencontro com o nosso Eu não é fácil mas é uma experiência divina...
Beijo, gostei do teu cantinho. Vou voltar...

 
At novembro 17, 2007 9:40 da manhã, Blogger Bia diz...

Falar de religião é para mim algo complicado...
Sou católica, fui baptizada, fiz as comunhões e casei pela igreja...
Acredito em DEus! Acredito muito em DEUS! mas não nos padres, eu sei parece loucura, não vou á igreja, apenas em circunstâncias especiais, tais como casamentos ou funerais :(
Mas Acredito mais nas pessoas, o bem/mal... está dentro de cada um de nós. Como digo á minha filha, que não anda na catequese, ela não quis e eu não obriguei, nós apenas temos de ser boas pessoas para jesus ser nosso amigo, para o bem do mundo e dos outros.
Ser boa pessoa, tão simples quanto isso.
O que acontece de errado por este mundo fora, e ás vezes mesmo ao lado da nossa porta, é apenas porque se deixou de cultivar dentro de cada um de nós o essencial que é o amor e o respeito pelos outros, o esticar uma mão quando alguém precisa, ou esticar as duas mãos quando precisa muito, temos olhos na cara! eles não servem só para embelezar o rosto.
Enquanto os Homens não entenderem que DEUS deu-lhes o material para NÒS construirmos a obra não vamos a lado nenhum.
e é sem duvida alguma mais fácil, criticar DEUS.
Beijo meu

 
At novembro 17, 2007 9:44 da manhã, Blogger Esther diz...

Penso que , além do livre arbítrio, temos cada existência para evoluir ( o que muitos não fazem). Muitas vêzes a trajetória sofrida de cada ser é sua própria escolha ( feita ainda no outro plano ) rumo ao crescimento. beijo, Amaral.

 
At novembro 17, 2007 11:36 da manhã, Blogger Rui Caetano diz...

Uma imagem violenta, mas tão real e singinicativa da pobreza que atinge o nosso povo e o mundo.

 
At novembro 17, 2007 2:59 da tarde, Blogger Maria Inácio diz...

Olá Amaral!!!
Pois é talvez tenhas razao, Ele deu-nos o dom de decidirmos o que queremos fazer, esteja certo ou errado.
Talvez em determinadas alturas tenhamos um castigo, porque algo que nao fizemos tao bem, por uma ou outra razao nao o interpretemos como tal, mas Ele sabe o que faz.Escreve direito por linhas tortas.
Temos que passar por diversas situaçoes na vida,para sabermos relamente avaliar, o bom e o mau; o pouco e muito; o certo e o errado.
Quanto ao meu post, sei que tudo o que dizeste está correcto, mas eu renunciei a este amor, e agora dei-me conta que ele está mais forte que nunca.
Mas apesar da minha consciencia me dizer que ele nao me fará feliz. O meu coraçao, ama-o, como nunca amou ninguem, amor esse que ficará comigo até a hora da minha morte.
O meu conflito é precisamente esse, que fazer¿¿¿¿
Talvez deixar que o tempo, me dê a resposta, nao sei¿¿¿


Deixo-te um beijo e um deesjo de um optimo fim de semana!!!

 
At novembro 17, 2007 4:35 da tarde, Blogger MIMO-TE diz...

Vim deixar mimos :)
e desejar um excelente fim de semana.

 
At novembro 17, 2007 5:22 da tarde, Blogger lua prateada diz...

Passei!...deixei cair um beijo com carinho,acompanhado de um bom fim de semana.Beijinho prateado
SOL

 
At novembro 17, 2007 5:28 da tarde, Blogger david santos diz...

Por favor!
Ajuda a que se faça Justiça a Flávia. Se és um ser com sentimentos, ajuda!
Eu jamais invadirei teu blogue, garanto! Mas ajuda.
Repara bem: eu, tu, seja quem for, tem nosso pai, nossa mãe, nosso irmão ou irmã, ao longo de 10 anos em coma, que vida será a nossa?
Se não tivermos a solidariedade de alguém com sentimentos, que será de nós?

TEMPO SEM VENTO

Ah, maldito! Tempo,
Que me vais matando,
Com o tempo.
A mim, que não me vendi.
Se fosses como o vento,
Que vai passando,
Mas vendo,
Mostrava-te o que já vi.

Mas tu não queres ver,
Eu sei!
Contudo, vais ferindo
E remoendo,
Como quem sabe morder,
Mas ainda não acabei
Nem de ti estou fugindo,
Atrás dos que vão correndo.

Se é isso que tu queres,
Ir matando,
Escondendo e abafando,
Não fazendo como o vento:
Poder fazer e não veres
Aqueles que vais levando,
Mas a mim? Nem com o tempo!

David Santos

 
At novembro 17, 2007 5:46 da tarde, Blogger BlueShell diz...

"...enviou Seu filho Unigénito, para que todo aquele que Nele crê, não pereça mas tenha Vida Eterna"!

BShell

 
At novembro 17, 2007 8:42 da tarde, Blogger Pecadormeconfesso diz...

Li.
Mas vira-te mais para ti.

 
At novembro 17, 2007 9:53 da tarde, Blogger Paula Calixto diz...

PoiZé... Eu não acredito na existência de Satanás. Não como está na Bíblia! Não acredito na existência de um ser que se dedique eternamente ao mal. Por outro lado, acredito que as pessoas não mudam num passe de mágica quando morrem e nem ficam dormindo até o julgamento final.

Posso estar errada. mas quem é dono da verdade absoluta?! Na bíblia, eu só creio nas palavras proferidas (segundo a escritura, que passou por inúmeros concílios, diga-se de passagem, né?) de Jesus Cristo! E quando vivo e ressuscitado até o evangélio de João. Tudo que contradisser essas máximas, para mim, não voga porque o que Jesus fala é lei máxima, pra mim, na bíblia!

Mas, essa reflexão sobre Deus e sua "obra-prima" - o ser humano _ me lembrou outra estória: a de Lúcifer. Por que este caiu junto com os seus? Porque queria ser igual a Deus!!!

Essa mensagem sublimar, muita gente não se dá conta! E fazem de Deus algo em pé-de-igualdade com o ser humano. Tolice isso!!! Nunca seremos como Deus!!!

Podemos criar várias coisas. Mas somos condicionados a essa inferioridade que não tem nada de menosprezo. Contraditório, não?! Mas, a vida o que é, senão um verdadeiro paradoxo existencial?!

Nessa "lauda" cabe a nós sermos o melhores que pudermos porque isso nos preserva e nos faz bem! E isso devia, por si só bastar! Pena que o egoísmo e a estranheza que nos causa conviver com o universo de seres que se entregam ao narcisismo patológico, nos impregna ao ponto de nos contaminar. Mas somos imperfeitos. E isso, nós podemos não entender, ou aceitar. Mas, Deus, entende!!! (;

E eis que vindo aqui acabei de me inspirar na minha publicação de hoje!!! (:

Beijos, lindeza.

 
At novembro 18, 2007 12:01 da tarde, Blogger Luís Galego diz...

li e reli este post, talvez porque todos os dias me questiono sobre o que aqui expões...

 
At novembro 18, 2007 12:03 da tarde, Blogger Menina do Rio diz...

Será que temos que ter sempre diante dos olhos o caos e a miséria humana para progredir? Será que evoluimos a custa do sofrer de uns? Non sense...

Beijinhos e bom domingo!

 
At novembro 18, 2007 1:07 da tarde, Blogger Lis. diz...

O interessante é que estava lendo o seu texto e lembrei que certa vez o meu pai quase no fim da vida disse-me que havia conversado com Deus e Deus tinha lhe dito que "...não é dado ao homem conhecer os designios que regem a criação do universo."

Bom... o meu pai nunca foi de mentir, e por essa razão deduzo que Deus criou um plano muito além da imaginação humana para castigar ou premiar, até porque há gente muito boa e muito ruim passando pelo mundo que ao meu ver é o purgatório centro de triagem. O mistério: é para onde???

Cada um irá receber o que jamais a mente humana terá capacidade de acreditar que possa ter sido um dia criado por alguém.

De fato "ninguém" pode saber o que é...

 
At novembro 18, 2007 5:42 da tarde, Blogger Brisa do Mar diz...

E porque a Vida não para... e tanto aqui já foi dito eu apenas te desejo um resto de Bom Domingo e uma Boa Semaninha!! Estes temas são sempre controversos, mas eu acredito que Ele nos dá sempre a liberdade de escolha e que independente dela, Ele caminha ao nosso lado... BJ

 
At novembro 18, 2007 7:22 da tarde, Blogger maria diz...

Nestas coisas, reduzo-me à minha insignificante importância de ser apena uma partícula ínfima duma dimensão cósmica que me transcende, porque não sou Deus, sou apenas um pedacinhs Dele...
Bjs e boa semana

 
At novembro 18, 2007 9:21 da tarde, Blogger Kalinka diz...

OLÁ AMIGO AMARAL
num túnel escuro é onde me sinto hoje...e nos dias anteriores.
Preciso muito de me animar, tenho necessidade de ser Feliz.

No meu mais recente post, estas são as palavras: Destaquei algumas palavras com a letra I - estão em letra maiuscula e a negrito; em breve voltarei ao alfabeto e a próxima letra é mesmo essa - a letra I de IRRITADA é como estou, INCONFORMADA.
Beijitos.
Bom domingo.


AS COISAS NÃO ESTÃO NADA BEM COMIGO.
Deixo que o tempo passe por mim, mas queria-o mais solidário com o meu estado de alma.
Sei que mereço ser respeitada e, não sou. A violência doméstica de forma psicológica acompanha-me dia a dia, dói muito.
Estou impotente perante tanta agressividade.
Vivo os dias em quase total apatia, sem metas, sem motivação, como se o amanhã não passasse de uma miragem.
(desculpa o desabafo)

 
At novembro 18, 2007 10:51 da tarde, Blogger sem naufragar diz...

1º Amaral, parabéns pelo post. É um assunto interessante, polémico, de nível subjectivo e está aqui apresentado de um modo claro.

O mundo não é perfeito. A vida não é fácil. Se acreditarmos no contrário acabamos frustrados e desmotivados para acordar e investir forças no dia-a-dia.
Isto é assim e, pelo pouco que vou sabendo do mundo, foi sempre assim.
Problemas sociais existiam, existem e vão existir sempre. O poder para os resolver não pertence ao divino, mas ao humano.
Acredito tb que, nem mesmo o poder de julgamento é do domínio divino.
Tal como "um momento" reflectiu, acredito que recebemos o que praticamos: sendo o bem ou mal. Mais tarde ou mais cedo. Chamado efeito boomerang(Lei de Karma).
Procuremos melhorar a nossa e a vida de cada um que conhecemos, através de palavras e gestos. Não precisamos de abraçar tudo e todos. Não podemos salvar o mundo!!
Podemos ser criticos, mas não deixemos de ser humanos.
A pobreza é um dos sintomas de uma doença social: políticas sociais falhadas. E voltamos nós ao poder... Que está, mais uma vez, nos homens.
Não acredito no sacrífico por si mesmo. Mas acredito que muitas pessoas encontram nesta prática a forma de conseguir acreditar no futuro e, por isso, pode valer a pena.
E tal como é referido no post, conquistámos a liberdade. Façamos uso de benefício colectivo deste direito.
As pessoas e as coisas são livres de serem como são e nós temos a liberdade para aceitar, não aceitar, vivê-las ou não.
é uma análise mt generalista e há casos e casos. Mas eu continuo a acreditar nas pessoas e no poder de cada um.

 
At novembro 19, 2007 6:04 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

DEUS , tendo nos dados graciosamente o livre arbítrio
Nós próprios um dia ao ver esses actos terríveis que praticamos
Nos castigamos, se assim se poderá dizer..
Só que essa visão será um pouco tarde, pois só se verá
no acto da morte física, lá terá que se voltar de novo a este estado
e reparar o que de menos bom se praticou, o que é pena
Porque tudo está tão visível, mas a cegueira continua pelo Mundo
para alem de estar escrito, mas ninguém acredita, ou quase…
A mensagem de CRISTO, parece que de nada valeu...

Doce é mei beijo

 

Enviar um comentário

<< Home