Lisboa,

quinta-feira, novembro 01, 2007

pão por Deus ainda é tradição

Pão por Deus
Pão por Deus
Saco cheio
Vamos com Deus


Na manhã do dia 1 de Novembro esta é uma das cantilenas que mais se costuma ouvir em algumas aldeias portuguesas, onde a tradição do Pão por Deus tem passado de geração em geração. De facto, em Portugal, na manhã do Dia de Todos os Santos, ainda hoje é costume as crianças juntarem-se em pequenos grupos e irem de casa em casa pedir o Pão por Deus.



Tânia Mata de Freitas é uma dessas crianças. Aos 11 anos de idade, a pequena Tânia confessa que na noite do dia 31 de Outubro já nem consegue dormir, tal é a excitação em relação à manhã que se avizinha. "Passo sempre a manhã do Pão de Deus com um grande grupo de colegas. Uns dias antes, combinamos um sítio e uma hora para nos encontrarmos e depois andamos por Vila Verde, com os sacos na mão, a parar em casa casa, para ver se as pessoas nos dão alguma coisa. Como Vila Verde tem origens tradicionais, as pessoas continuam a dar-nos fruta, línguas de gato, bolos secos, rebuçados, pastilhas, gomas e todo o tipo de guloseimas".
O gosto por esta data herdou-o da avó, Júlia Mata, que aos 65 anos de idade recorda como era passada a manhã do dia 1 de Novembro no seu tempo de criança: "Lembro-me de começar a ir ao Pão por Deus a partir dos 5 anos, juntamente com as outras crianças aqui da aldeia. Levantávamo-nos muito cedo, quase nem dormíamos, por que nessa altura as coisas eram muito diferentes, não tínhamos doces como as crianças têm hoje em dia. Só na altura do Pão por Deus é que as pessoas compravam alguns rebuçados e faziam broas saloias para dar às crianças. Para nós, aquele era um dia em tudo semelhante ao do Natal."

Na zona de Sintra é esta a tradição, em muito semelhante à que ainda é praticada noutras zonas do país. No entanto, há algumas "nuances" de região para região. Na zona centro do país, no concelho de Ourém, por exemplo, o dia do Pão por Deus é vulgarmente designado por "Dia do Bolinho", uma vez que a tradição passa por se cozer, em forno a lenha, um bolo típico da época, que depois é dado às crianças na manhã do dia 1 de Novembro.
Hoje, aos 80 anos de idade, Emília Formiga continua a cozer religiosamente o bolinho na noite do dia 31 de Outubro, porque, explica, "na manhã seguinte aparecem sempre cá em casa muitas crianças a pedir o bolinho que, durante aproximadamente uma semana se mantém fresco, não ficando duro e seco, como por exemplo o pão".

(Dica da Semana)

11 Comentários:

At novembro 01, 2007 3:11 da tarde, Blogger Maria Inácio diz...

Olá Amaral!
Ai, quantas recordaçoes tenho dos dias em que ia pedir Pao-por-Deus, com amigos e amigas, toda a manha até que nao nos coubesse mais nada nos sacos que levavamos.
Era uma festa enchermos a barriga de goluseimas, porque a fartura em casa nao era muita e os doces eram escassos.
Quando regressar as minhas origens concerteza passarei esses costume as minhas filhas.
Já que estamos em época de ofertas, gostaria que passases pelo meu cantinho, tenho um "regalo", que adorava partilhar contigo, por todas as palavras deixadas, que me fazem crescer e enfrentar a vida com "ganas".
Um bem haja a pessoas como tu!!!!


Deixo-te um beijo e um desejo de que tudo te vá correndo pelo melhor.

 
At novembro 01, 2007 4:13 da tarde, Blogger Rosa Maria diz...

Como eu recordo o tempo em que também aqui nesta minha zona os miudos nos pediam o "Pão por Deus", mas agora já ninguém nos bate à porta.

Bom feriado!

 
At novembro 01, 2007 4:21 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Infelizmente é uma tradição que tem tendência a perder-se. E quanto mais perto as aldeias ou pequenas vilas estiverem perto de um grande centro urbano, mais depressa essas tradições são engolidas pela "máquina" da cidade grande.

 
At novembro 01, 2007 4:55 da tarde, Blogger FERNANDINHA & POEMAS diz...

Olá Amaral, gostei muito de ler esta postagem.
Meu querido muitos beijinhos, e um resto de semana feliz.
Fernandinha

 
At novembro 01, 2007 7:34 da tarde, Blogger Laura diz...

Olá, mais uma tradição que perdi, ao ir embora para Luanda com 10 anos... e até aos dez nunca andei a pedir com os amigos, assim, na Pontinha onde eu morava e depois no Entroncamento nunca assisti a nada disso... pelo menos que me lembre. Só iamos no dia de Reis cantar as janeiras e receber o que nos dessem, mas tinham todos de cantar (eu não ehhh senão desafinava sempre)...
Beijinho e come muito pão por Deus...

 
At novembro 01, 2007 10:26 da tarde, Blogger Paula Calixto diz...

Que interessante! Ontem Halloween (Dia das Bruxas). Hoje seria "Dia das Fadas"? Bem parece!

Aqui no Brasil, algo parecido acontece em 27 de setembro, na data comemoratica a São Cosme e São Damião. Distribui-se saquinhos de guloseimas: chocolate, pipoca, chiclete e todo tipo de doce que as crianças (e não só elas) adoram!

Mas, o que vejo em tradição cristã mais semelhante, é o compromisso assumido por alguns fiéis em distribuir pães aos pobres às terças-feiras, em alusão a Santo Antônio de Pádua, cuja naturalidade é portuguesa.

Beijos, lindeza.

 
At novembro 01, 2007 10:37 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

belos textos, Amaral:)

posso pedir um pequeno favor?

é possivel fazeres um postzinho a divulgar o lançamento do meu livro na fnac do algarve?

thanks!

ta td aqui:

www.tiagonene.pt.vu

usa a imagem e o link da pagina;)

e claro, se quiseres, .. um poema:)

abraço

 
At novembro 01, 2007 11:23 da tarde, Blogger MIMO-TE diz...

Infelizmente, não vivi esta tradição. Nas grandes cidades, não há lugar para estes mimos. Tenho pena, ouvia falar quando era pequena, mas em Lisboa não saiamos para a rua nem para pedir Pão-Por-Deus. Tenho mesmo pena, porque os meus filhos também não vivem essa tradição! Mas hoje realmente comeram doces, "um pouco da tradição" :)

Beijo Amaral

 
At novembro 02, 2007 5:07 da tarde, Blogger BF diz...

Amaral pena que duas dessas crianças da zona de Ourem , Minde, tenham sido atropeladas quando alegremente tentavam manter esta tradição.

Beijinhos
BF

 
At novembro 02, 2007 8:22 da tarde, Blogger Paula Raposo diz...

As tradições bonitas que se vão perdendo, tantas vezes.

 
At novembro 03, 2007 1:56 da tarde, Blogger Poemas e Cotidiano diz...

Meu querido Amaral!
Que beleza de tradicao! Algo tao puro, e tao vindo do coracao... Que lindo as criancas terem essa expectativa, e fazerem perdurar essa tradicao!
Um beijo meu querido amigo.
MARY

 

Enviar um comentário

<< Home