Lisboa,

terça-feira, dezembro 11, 2007

A saudade da Maria Helena


No seu comentário de ontem, a Maria Helena Oliveira dizia: "Às vezes a saudade dói até na carne, não é?"

Nada melhor para uma reflexão, neste dia de hoje.

É verdade que sim! Há momentos em que nos lembramos de pessoas que nos deixaram, entes que amámos nesta vida, amigos que partiram do nosso convívio, e não podemos deixar de sentir momentos saudosos que nos oprimem o peito e nos fazem cair uma lágrima no rosto...

Mas a MHO não se referirá a estes casos. Ela comentava os "One night" dos The Corrs e estaria a pensar em amores desfeitos, em paixões destroçadas, em saudades do passado, de instantes vividos que, recordados, fazem "doer na carne"!

Sabemos de muitas pessoas à nossa volta que sofrem deste mal. Sabemos que um amor "mal curado" traz nostalgia, mal estar, incapacidade de enfrentar o presente e o futuro com outros e novos rumos...
A essas pessoas, eu ofereço a minha mão e incentivo a que tenham presente que a Vida é um hino à certeza de que somos capazes de "viver felizes"!
Cada um de nós tem dentro de si a Força de Ser. Se A não sentimos e se A não utilizamos, é porque desconhecemos a Sua existência e porque o nosso ego delicia-se muito mais em ver-nos infelizes e descrentes desse conhecimento.

Nesta altura do ano - Natal de memórias, Natal de família, Natal de saudades - é a altura ideal para que os mais carentes de afecto apelem ao seu Eu interior e O descubram como a tal Força que desbrava caminhos novos, que mostra horizontes mais belos, que descobre que, afinal, o que ficou para trás é PASSADO, e é no presente que sentimos o encontro com o futuro que desconhecemos...

O meu testemunho é a oferta que posso dar àqueles que acreditam naquilo que escrevo.
Vivi um grande Amor, acreditei plenamente Nele, dei de mim tudo o que tinha em prol desse Amor - mas quando esse amor me desiludiu, APENAS tive de perguntar à minha Força o que é que podia ou devia fazer.
Afinal, não devia fazer NADA!
Devia APENAS pedir a Deus e ao Universo: "Mostra-me AQUILO que eu quero!"
Apenas isso! Depois, esperar! Porque, o resto já não era comigo! Era com Ele! O problema já não era meu - era Dele!
O meu pedido estava a ser como uma "ordem" ao Universo!
E o "milagre" aconteceu, muito naturalmente: o passado tornou-se passado, sem qualquer ressentimento ou saudade dorida, e o presente coloriu-se, mostrando-me AQUILO que eu desejara.
Assim, tal e qual!... A flôr abriu-se e coloriu, de novo, a minha vida!
Ontem, dancei ao som do encanto de One Night, dos The Corrs!!!

Para aqueles que acreditam na Vida, nada melhor do que acreditarem em Si!
Para aqueles que acreditam em Si, nada melhor do que acreditarem na Vida!
Para aqueles que não acreditam, deixem, simplesmente, a Vida "ser" por eles...
Porque, ainda que descrentes, a essência que palpita no seu interior não os abandonará nunca! E num momento qualquer, num certo instante, bate ao de leve, num murmúrio ou num sussurro, avisando-os que a Vida veio com eles, para experienciar, neste espaço físico, aquilo que é de mais sublime e mais delicioso...

18 Comentários:

At dezembro 11, 2007 12:46 da manhã, Blogger SMA diz...

Saudade é sinonimo de pertença... da existência interior de alguém!!!

bjo carinhoso e boa semana

 
At dezembro 11, 2007 12:09 da tarde, Blogger Esther diz...

Oi, Amaral! Mesmo com o blog temporariamente " em férias indeterminadas" , bate a saudade dos amigos verdadeiros e de longa data, porisso a visita, as poucas palavras. Bom ter vindo.Sentí-me melhor. Não adianta tentar "segurar" a vida sòzinha - ela é instável , inconstante. beijo, querido.

 
At dezembro 11, 2007 12:58 da tarde, Blogger Paula Raposo diz...

Sem dúvida alguma que as tuas palavras são lindas! É bom para quem acredite como tu. De qualquer maneira, passo sempre aqui, para ver se aprendo alguma coisa. Que não se aprende eu sei. Apreende-se...o que é diferente.

 
At dezembro 11, 2007 4:57 da tarde, Blogger Jonice diz...

e é no presente que sentimos o encontro com o futuro que desconhecemos...

Este post é uma prenda que "regalas" a quem quiser receber, Amaral!

Saio deliciada e grata :)

Beijinhos

 
At dezembro 11, 2007 5:57 da tarde, Blogger Kalinka diz...

Amigo Amaral

As tuas palavras tocam-me sempre e muito.
Há momentos em que nos lembramos de pessoas que nos deixaram, entes que amámos nesta vida, amigos que partiram do nosso convívio, e não podemos deixar de sentir momentos saudosos que nos oprimem o peito e nos fazem cair uma lágrima no rosto...é assim que fico muitas vezes, mas principalmente neste mês de Dezembro...
Beijokitas.

 
At dezembro 11, 2007 10:39 da tarde, Blogger ...HOJE.SOU.A.PAULA diz...

Meu Querido Amigo de TODAS as horas, recebe o meu aplauso de pé.

Obrigada pela mão que me estendes sempre que sentes que preciso dela.

Amores e desamores; alegrias e tristezas; lágrimas e sorrisos...que não tem?! Faz parte da vida e do nosso crescimento. Ainda bem que assim é.

Separados por um pequeno ecrã, espero, do fundo do coração, que permaneças a meu lado.

Desta que te Adora, recebe um enorme beijo repleto de Ternura, Carinho e Muito Amor.

 
At dezembro 12, 2007 1:05 da manhã, Blogger andorinha diz...

"Para aqueles que acreditam na Vida, nada melhor do que acreditarem em Si!"

Um texto para reflectir. Será que o sofrimento pode levar a que acreditemos mais em nós e na vida?
É bom acreditar nisso.
Um beijinho.

 
At dezembro 12, 2007 11:00 da manhã, Blogger MIMO-TE diz...

Lindas e sábias as tuas palavras! :) Impressionante hoje pensava no tempo, como estamos sempre a queixarmo-nos dele e de quanto ele é nosso aliado. O tempo tudo amena, tudo nos pode dar. Pensava no tempo que passei aqui, como aqui vim parar, no que sofri e no que aprendi e cresci. O tempo é fantástico, cura e permite que fique apenas lembranças. As minhas tornaram-se boas, mas não vou viver delas. Vivo o tempo presente, sempre curiosa e à espera de mais uma surpresa que o tempo me vai dar. Que bom ter-te aqui Amaral. Que o tempo te traga tudo de bom para o poderes vive-lo em total plenitude. :))

Mimos meus

 
At dezembro 12, 2007 2:35 da tarde, Blogger elisa diz...

E eu nunca canso de vir aqui e encontrar palavras de conforto, de crescimento, palavras que me ajudam.
Por isso, obrigada amaral:)
Beijinhos

 
At dezembro 12, 2007 5:35 da tarde, Blogger Menina do Rio diz...

As vezes a saudade rasga a carne, feito lâmina afiada. É uma presença ausente; ou seria uma ausência presente?

Obrigada pela passagem por minha festa!
Na verdade saí há pouco dos braços de Morfeu; ando trocando o dia pela noite, rs...

 
At dezembro 12, 2007 8:15 da tarde, Blogger Poemas e Cotidiano diz...

Meu querido Amaral: Adoro ler voce, sabia? Voce fala do meu Blog, da verdade dele, mas o seu Blog eh tambem como o meu: respira verdade em todas as silabas. Voce eh um homem que posso sentir, guiado pela VERDADE.
Sabe Amaral, eu acredito que nesse mundo, temos um plano para nos. E sempre fui assim em minha vida: se algo nao da certo, "eh porque nao estava escrito". E nao vou ficar lamentando nem chorando em cima daquilo.
Logico que a gente sofre, afinal,nao somos feitos de pedra. Mas viver a VIDA TODA chorando por um amor perdido, ou sei la porque seja, acho que nao vale a pena.
A vida tem muitos misterios.
Veja: Quando eu conheci meu marido (ele era meu professor de Ingles no Curso de Secretariado), eu namorava um outro, e era simplesmente APAIXONADA pelo outro.
Terminou o Curso, e o outro namoro, e acabei comecando a namorar o meu "professor". O dia que saimos, descobrimos que nascemos no mesmo DIA MES E ANO... E dai para frente, um monte de coincidencias, e amor, muito amor, que ja dura ha 28 anos. Alias, vou fazer um post nesse dia 21 em comemoracao a meu aniversario de casamento.
Tudo que acontece na nossa vida eh tracado. Eh o "bordado de Deus". Ele borda, troca as cores das linhas, remenda aqui, costura ali, e vamos aprendendo, crescendo, e vivendo.
VIVER eh lindo! Alias, VIVER eh maravilhoso!
Hoje quando acordei, antes do cafe, falei para o meu marido: "Vamos fazer uma prece curtinha agradecendo estarmos vivos hoje?"
Nao eh assim, Amaral?
Fico feliz meu querido, mas com todo meu CORACAO MESMO, que voce tenha encontrado uma flor colorida na sua vida.
VOCE MERECE mais do que ninguem. Voce tem uma alma pura. Uma alma de crianca.
Um beijo com muito carinho da
MARY

 
At dezembro 12, 2007 8:35 da tarde, Blogger Laura diz...

Olá amigo...a nina do rio continua a hibernar, afinal apanhou uma carraspana que mal se segurava ehhhhhhh...mas estava feliz, dançou a noite toda e eu o contrário. Dias de anos diferentes entre duas pessoas que nasceram no mesmo dia no mesmo mês, uma diferença de ano mais ano que ela não diz quantos fez..eu fiz 56..e cá dentro não encontro a velhota dessa idade...
É verdade o que dizes sobre a vida, eu já experimentei disso também, e a vida encarrega-se de fazer com que o que é para nós, nos saia ao caminho.. lindo , verdadeiro...
Sê feliz ó moço lindo. Todos merecemos um pouco de felicidade, mas cada um deve fazer por siso também....jinho de mim...

 
At dezembro 12, 2007 9:15 da tarde, Blogger Cusca Endiabrada diz...

Olá!

Hoje vim visitar este cantinho e gostei sobretudo desta mensagem de incentivo.

Deixo um beijo da
Cusquinha endiabrada

 
At dezembro 12, 2007 10:48 da tarde, Blogger tb diz...

Meu amigo, saudade de te visitar. Deixo um beijo silenciosamente porque já disseste tudo.

 
At dezembro 13, 2007 12:23 da manhã, Blogger Ana diz...

Só quando comecei a acreditar em mim, a vida se abriu em flor.
Estou contente por ti, Amaral. Que voltes a dançar ao som de todas as músicas de que gostas.
Um abraço.

 
At dezembro 13, 2007 6:33 da tarde, Blogger greentea diz...

fico contente por ti!
Deus, os deuses escrevem direito por linhas tortas...por vezes seguimos por um caminho que não ´+e o nosso e temos de cortar o mal pela raiz, muito embora num momento a mudança seja dura demais .
O passado não existe. A amrgura e o ressentimento desaparecem para dar lugar a novas emoções, a novas Vidas

 
At dezembro 13, 2007 9:45 da tarde, Blogger Star* diz...

Muitas pessoas a nossa volta sofrem desse mal...AMOR...supostamente nao deveria ser bom?! Pois é mas o amor pode trazer "dor"...nem sempre essa dor passa ou vai passando!
Temos de ser fortes e arranjar forças para enfrentar esse mal...a força esta dentro de nós.
Bem a pouco tempo disse para mim mesma,basta...o que tiver que ser meu será!
Pois do nada(ou nao),preencheu-se o meu vazio!
Só sei que nada acontece por acaso...

Beijos

Gosto de o ler!

 
At dezembro 14, 2007 5:02 da tarde, Blogger Isabel Filipe diz...

um belo texto o teu ...


concordo em absoluto com tudo o que dizes ...

beijinhos e bom fim de semana

 

Enviar um comentário

<< Home