Lisboa,

sábado, janeiro 12, 2008

amor e relacionamento - 2


Quando falo aos jovens sobre o amor, digo-lhes que há duas questões que eles têm que colocar à vida e ao relacionamento que a todos pode ajudar.

1. Para onde estou indo?
2. Quem está a ir comigo?

É importante colocar estas perguntas pela ordem correcta. Muitas pessoas não o fazem - e sofrem, por isso, o resto das suas vidas.

Primeiramente perguntam, quem está indo comigo nesta minha vida? Depois perguntam, para onde estou indo? Frequentemente, a escolha do destino é condicionada e comprometida pela escolha do companheiro. Isto pode resultar numa viagem muito atribulada.

Recentemente, uma jovem dos seus vinte anos perguntou-me, "O que se sente como se está enamorado?" Eu disse-lhe que não poderia responder por outra pessoa, mas que sabia bem o que eu sentia. Era como se apenas um de nós estivesse no quarto.

Quando estou com a minha amada, sinto como se não houvesse mais nenhum lugar onde "eu" acabo e "ela" começa. Quando olho para ela, é como se olhasse para os meus próprios olhos. Quando pressinto que ela está triste, é como se a tristeza perfurasse o meu próprio coração.
Quando ela sorri, o meu coração sorri com ela - como se fosse ela.

Desejo que isto aconteça assim a toda a gente. É para isto que eu continuo a trabalhar. Estou a sentir isto com mais e mais pessoas todos os dias.

"Um curso em milagres" diz, "Nada de relacionamentos especiais" Ou seja, nenhuma pessoa deve ser mais especial para nós do que outra.
É assim que Deus experimenta o amor. Não há nenhuma condição, e ninguém é mais especial do que outro.

É difícil para a maioria das pessoas compreender isso. Como pode Deus amar-nos todos de igual forma, o "bom" e o "mau"? É porque Deus não vê nenhum de nós como "bom" ou como "mau." Nós somos todos perfeitos aos olhos de Deus, não importa como nos comportamos. Os seres humanos têm um longo caminho a percorrer até que possam compreender isto. A maioria de nós coloca condição atrás de condição para o nosso amor, e nós devemos abandonar tudo isto muito rapidamente.

Assim, a terceira grande verdade sobre o amor é que ele não conhece condições. Não existe essa coisa de "eu amo-te SE..." no mundo de Deus.

A quarta grande verdade sobre o amor é que ele não conhece nenhumas limitações. O amor é liberdade, experimentada. Liberdade total e absoluta.
E assim uma pessoa que ama outra nunca procura restringir ou limitar o outro, de forma nenhuma. Muita gente resiste a isto. Para a maioria, o amor traduz-se, mais ou menos, em "posse." Não que isto seja sempre expressado, naturalmente. Sente-se simplesmente. É um sentido conceito de "você é meu."

Naturalmente, no amor verdadeiro nada pode ir além da verdade. E no amor verdadeiro, tais ideias ou pensamentos não fazem parte da experiência.
Ninguém pertence a ninguém, e ninguém age como tal.

Isto tem implicações importantes, como se pode imaginar. Assim vou agora referir a quinta, e talvez a "mais controversa" verdade sobre o amor que eu conheço.

O amor nunca diz não. Não às pessoas de igual maturidade e inteligência. (Não estamos aqui a falar sobre crianças. Vamos limitar esta discussão aos adultos.)

Seja qual for o pedido da pessoa amada, o amor diz sim. Isto não significa que as opiniões pessoais não possam ser expressas, ou que as preferências pessoais não sejam admitidas. Significa que, em último caso, um pedido da pessoa amada nunca será negado. Quem somos nós para negar a alguém qualquer coisa?

De novo, é difícil para a maioria das pessoas admitir isto. Contudo, esta é a maneira como esse Deus ama. Gosto de dizer nas minhas leituras e retiros que Deus tem somente uma palavra no seu vocabulário. Deus diz sempre sim.

Não importa o que você quer, não importa o que você escolhe, ele nunca diz não.

Esta ideia pode ser reduzida a duas palavras: Deus permite.

Eu acredito que as palavras "Deus" e "amor" são permutáveis, e você poderá então dizer, o "amor permite."

Em última análise, é isto que o amor faz. O amor permite. Nunca restringe, nunca limita, nunca pára, somente permite. Nos verdadeiros relacionamentos de amor, você acaba por obter aquilo que quer.

A verdade final sobre o amor é que ele se renova sempre. Nunca desaparece. Faça portanto de cada dia, o dia do seu casamento no seu coração. Mesmo que não seja casado.
Porque você é, você sabe. Para todos vocês. Nós somos todos um.

(Neale Donald Walsch)

10 Comentários:

At janeiro 12, 2008 2:33 da manhã, Blogger Whispers diz...

Ola Amaral!
Bonito post, sem duvida como sempre
O amor e uma entrega total, e se não for assim acaba de certeza....
Quando se ama de verdade se completa no outro
Que tenhas um bom fim de semana
beijinhos mil
Whispers

 
At janeiro 12, 2008 10:22 da manhã, Blogger Esther diz...

Oi, Amaral, querido... Estou lendo fazendo reflexões sobre o amor sobre teus textos , pois estou amando ,de forma muito humana ainda, ou seja, de forma limitada , até egoísta ,mas é esse meu estágio , ainda em evolução. Não adianta eu tentar pular etapas. Estou longe da angelitude. Amor incondicional também conheço, mas esse está direcionado e ampliado apenas ao meu filho.Pena, não é?
Grande beijo.

 
At janeiro 12, 2008 11:24 da manhã, Blogger mdm diz...

Nós em vez de dois gigantes EU's!

 
At janeiro 12, 2008 1:56 da tarde, Blogger Unknown diz...

A tua sensibilidade, toca em cada um de nós, ao colocares este post nota-se que és uma pessoa sensivél aos problemas que mais preocupa as pessoas de boa índome. Parabéns amigo

 
At janeiro 12, 2008 5:11 da tarde, Blogger Cristina Paulo diz...

"Ama como eu amei" ...
Este teu post (em continuação do anterior) diz tudo, e di-lo de forma perfeita.
Tenho tentado dizê-lo a algumas pessoas que me questionam sobre este tema, e sinto-me imensamente feliz por te ter encontrado e assim poder aconselhar a leitura deste teu maravilhoso blog!
Só existe um amor, o amor incondicional...com consciência e em livre arbitrio. Não se pode condicionar tal sentimento.
Falham-me as palavras :)
OBRIGADA!
Um beijo no coração

 
At janeiro 12, 2008 6:40 da tarde, Blogger MIMO-TE diz...

Oh Amaral!

Lá venho eu buscar as suas palavras os seus textos, a sua sabedoria! :)
Como eu gostava que este texto circulasse por ai! Era maravilhoso!

Miminhos e excelente fim de semana

 
At janeiro 12, 2008 6:45 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Relacionamento, cada vez mais complicado,em cada Ser é sempre tão diferente...gostei muito da sensibilidade sempre presente em cada post...

Doce meu beijo

 
At janeiro 12, 2008 11:32 da tarde, Blogger Poemas e Cotidiano diz...

Querido Amaral:
Que lindo escrito, meu amigo! Quanta sabedoria, quanta pureza de alma!
Sabe, para mim o caminho mais importante eh a sua quarta licao: nao julgar ninguem nossa propriedade. A LIBERDADE. Acredito que amamos mais, quando estamos libertos. Quando nos sentimos libertos, percebemos que fizemos nossa escolha, de um modo muito natural e pleno.
Nao eh assim?
Muito lindas e profundas essas ponderacoes suas, meu amigo.
Voce eh uma pessoa muito rica interiormente.
Um beijo carinhoso
MARY

 
At janeiro 14, 2008 10:57 da manhã, Blogger Paula Raposo diz...

Uma boa escolha a tua. Aprende-se sempre quando aqui se vem ler...

 
At janeiro 14, 2008 11:12 da manhã, Blogger Maria Inácio diz...

Olá Amaral!
Como sempre é um prazer passar por aqui,ler estas tuas palavras cheias de sabedoria.
O amor é tudo isto que descreves nestes dois posts e mais alguma coisa que tenham ficado por dizer.
Apesar de levar um pouco menos de bagagem, nesta viagem que é a vida, que tu. Já tenho tido provas de que amar alguém de verdade é algo que nem nós conseguimos expressar por palavras.
Dou-te toda a razao quando por vezes se confudem sentimentos e nos ficamos por uma relaçao, por nos acomudamos e nao temos coragem de mudar algo que nao está bem.
Sinto-me mais feliz que nunca!!!!!!!!
Acho que é muito importante, que de vez em quando haja um tempo de distancia entre um casal, para que possamos avaliar o que na verdade sentimos.
Nao sou o genero de pessao de me acomudar as situaçoes, luto pelo que quero e tenho a certeza de que encontrei o grande amor da minha vida e é por ele que farei tudo e mais alguma coisa,nao por teimosia minha, mas sim porque mais do que nunca sinto que esse amor me é totalmente correspondido.
Sou da opiniao que ha imensos divorcios porque as pessoas perderam o respeito e a paciência para viverem uma vida inteira ao lado de outra pessoa.
Dos fortes reza a historia, é nas dificuldades que podemos avaliar se alguém nos ama ou nao de verdade.


Um grande abraço e um desejo de uma otima semana!!!

 

Enviar um comentário

<< Home