Lisboa,

quinta-feira, janeiro 31, 2008

inteligência e criação

Ninguém é mais que ninguém, e a verdade de cada um não passa disso mesmo! Faz-nos bem divagar, principalmente por caminhos desconhecidos, porque, ultrapassados um dia, deixa-nos mais leves e bem-dispostos.
Claro que a pergunta fundamental do homem, se os problemas sociais o permitirem, terá de ser "Quem sou Eu? O que faço Aqui?".
A sua inteligência já não se satisfaz com a compreensão do "Big Bang" ou a descodificação do código genético humano. Uma célula viva exposta à luz acabaria por murchar e o seu ADN desapareceria em pouco tempo. Os genes dum homem e duma mulher combinam-se para formar um ser que está longe de ser uma réplica. Uma mulher que engravida "limita-se a assistir" a um facto que a natureza passa a controlar. A inexistência duma prova científica para um universo consciente não nega a minha própria consciência.
Sem uma inteligência "por detrás" de tudo isto, é difícil imaginar harmonia e equilíbrio.

As leis da Natureza continuarão a funcionar quer queiramos ou não! O suporte da vida manter-se-à inalterável e insensível ao crédito ou descrédito do ser humano.
O criador existe porque a Humanidade existe? Porque não hei-de ser sensível à hipótese do Criador ter concebido a Sua Criação para Seu proveito e com o Seu propósito? Porque não hei-de aceitar que eu, tu e todos, possamos ser manifestações físicas e espirituais do mesmo Deus? Se entender que nada existe fora de Deus, então, tudo e todos seremos Deus a expressar-Se.
A paranóia dos sentidos não passa duma forma de Me expressar no mundo físico! Só eles me poderão permitir a percepção da relatividade onde me movimento. Dentro do "todo" existe o que É e nada mais! O que os meus sentidos apreendem não são formas que se vão acamar em algum espaço do cérebro ou noutro lado qualquer. A mente engana enquanto estiver "dentro da ilusão".

O paradoxo terá que existir nas nossas cabeças. Nada existe sem o seu oposto. Nada existe fora de Deus!
Não me serve a religião que me diz que estou separado de Deus. Não existe um satanás nem o bem e o mal se andam a defrontar, em guerra aberta com o Criador. É um absurdo pensar num recém-nascido, carregado com o peso do pecado, à mercê de forças do mal, como se o bem e o mal não fossem consequências dum contexto, duma sociedade, duma orientação...
Também não vejo qualquer paradoxo no facto do criador ser simultaneamente o bem e o mal. Pois, se nada existe fora Dele!
E nada poderá acontecer que não seja da Sua vontade...
Daí a dicotomia divina...

10 Comentários:

At janeiro 31, 2008 12:37 da tarde, Blogger Cristina Paulo diz...

Caro Amaral..."Nada existe sem o seu oposto. Nada existe fora de Deus!" e no seguimento do que escrevi hoje diria ainda que tudo o que existe é necessário.
Excelente texto!!
Bjos meus

 
At janeiro 31, 2008 2:35 da tarde, Blogger FERNANDINHA & POEMAS diz...

Olá amigo Amaral lindo texto.
Deixo-te muitos beijinhos de carinho e amizade.
Fernandinha

 
At janeiro 31, 2008 10:31 da tarde, Blogger Estrela do mar diz...

ღღ Passei ღღ   *.*´¨) ღღ

   ღღ ¸..´para desejar¸..*´¨)*´¨)

  ¸.•´um lindo¸.•*´¨)e colorido.ღ ¸.•*¨)

FIM DE SEMANA
  (¸.•´ ღღ (¸.•` ღღ !* ღღ

      ¸.•*¨) 
       
   
    (¸.•´ ღ (¸.•*´¨¨*Beijinhosssss*´¨¨*•.¸ღ .•*¨)

 
At janeiro 31, 2008 10:47 da tarde, Blogger isabel mendes ferreira diz...

um texto que hoje precisava de ler!

fez-me tão bem....que nem consigo comentar.


.
só posso agradecer.
Muito.



obrigada A.

______________

abraço.

 
At fevereiro 01, 2008 7:51 da manhã, Blogger Jonice diz...

É bem assim que eu sinto a vida também, Amaral.

Beijinho

 
At fevereiro 01, 2008 8:40 da manhã, Blogger Luis Carlos diz...

Olá Amaral,

Aplaudo este teu texto, para mim está cinco estrelas.

Agora isto é apenas um texto, uma semente, mas dar fruto tem que ser semeada, e então aí estão as nossas vidas prontas para experienciarem estas realidades que descreves.

Força,
Luís Carlos

 
At fevereiro 01, 2008 10:07 da manhã, Blogger Paula Raposo diz...

Um texto para pensar, para eu pensar, pelo menos, pois já sabes que eu não interiorizo estas teorias. Talvez um dia...beijos.

 
At fevereiro 01, 2008 10:24 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

fez-me recordar a importância da teoria dos opostos. um beijinho, amaral. bom fim de semana.

 
At fevereiro 01, 2008 3:09 da tarde, Blogger Secreta diz...

Se me permites , opto por não comentar este post ... :)
Deixo um beijito de bom fim de semana.

 
At fevereiro 02, 2008 8:50 da tarde, Blogger MIMO-TE diz...

Apetece-me somente dizer adoro le-lo Amaral :))))

Bjo
Mimo-te

 

Enviar um comentário

<< Home