Lisboa,

sábado, janeiro 19, 2008

o meu 19



Sendo este o meu dia, vou enchê-lo "à maluca"! Vou cansar os dedos até eles doerem nas pontas. Não!... Vou divagar mesmo! Encher "isto" com bocados d'aqui e d'acolá.
Claro que não sou nenhum poeta! Longe de mim pensar tal coisa! Às vezes, até parece que não me recordo de ter escrito certas coisas...
Mas sei que há momentos em que as palavras se soltam em versos, traços esguios duma procura constante, ora da realidade palpável, ora do complexo transcendente. Ena, que frase "tão séria"!...
Mas ainda há dias escrevia assim:



Foram momentos de sonho
sonhos nem sempre a dois
foram sonhos que vou guardar
no meu bornal pra depois

Já a chuva queima o sonho
Já o vento não deixa ver
Já tudo morre esquecido
na vida que ousámos ser



Nas vestes do personagem inconstante, procurei o outro lado da lua.
Subi e desci, riscando folhas de papel em branco, cruzando a mente com catadupas de imaginações e sentimentos. Esboços tremidos, sulcos negros e fugidios.
Do meu baú de recordações, retirei este esboço que ousei fazer no longínquo 1967:



Desfaço-me das vestes sombrias
do poeta triste.
Os sonhos de ontem
apenas esvoaçam
buscando a mesma luta...
E para meu sossego,
junto forças no meu peito, ergo os olhos, sobranceiro,
para só então,
entre a turba na batalha,
eu sentir que vou sonhar
o sonho do meu sofrer
que tanto quisera evitar.




Naquela altura, pouca coisa fazia sentido, quando nem o escuro se mostrava triste ou ameaçador.
Ainda assim, por entre as linhas do labirinto, sentia a esperança de encontrar o caminho.




No ondular do vento
e da branca espuma,
no borbulhar ruidoso do mar,
destaquei a sombra esguia
que gritou melodias suaves,
transbordantes de cores
e de amores tardios...

Carinhosamente
a noite tardou a cair...





Um dia, tive a juventude nas mãos. Fitei os olhos da criança e mergulhei neles a velhice do meu corpo.
Tangi os sentidos de branco, quando o amargo duma vida escapada esfriou esses sentidos duma intenção desconhecida.
Era o espírito da juventude que se esbarrava na ânsia de encontrar mais e melhor na verdade que sentia existir...




Fui mar e também fui fogo.
Fui sonho tresloucado,
vestido de névoa pura,
escondido em remoinhos
surdos de trazer
no peito.


O mar perde-se no horizonte, assim como o céu nos mostra espaços eternos.
Dos dias se fazem anos, contados pelos dedos, segredados por pensamentos acumulados uns sobre os outros.
Por vezes, a vida ocorre de forma sábia. Por vezes, pula na dança, suspira e relembra, fogueia em formas de ser.

Sábio é aquele que espera sem temer.
Aquele que dá graças, sem temer a espera.
Aquele que vê sem olhar e sem olhar sabe ser.
Sábio é aquele que, por esquecer, relembrou.




Vou dizer sim ao vazio,
vou largar o pensamento,
vou dizer sim e vou ser,
ainda que pareça selva
vou rebolar-me na relva,
é isso que vou fazer!

Depois de ouvir o meu CD,
vou andar de bicicleta,
flutuar numa jangada,
vou ter Comigo à fonte
e vou pensar em mais nada.

Vou serenar no vazio,
contemplar o céu azul
vou encher de mim o som
deixar as nuvens passar
sem lhes pedir nada bom.

vou entrar na berma estreita
dum paraiso de luz,
comigo a cantarolar,
vou sem bater na janela,
vou penetrar dentro dela
e com meu anjo falar.

Hoje, vou ser eu.


(Amaral Nascimento)
(imagem de Michael Parkes)


36 Comentários:

At janeiro 19, 2008 12:47 da manhã, Blogger vero diz...

Hoje passei num instantinho para te deixar um beijo e um sorriso :)***

 
At janeiro 19, 2008 1:49 da manhã, Blogger Nanda Nascimento diz...

Que a alegria retratada no dália faça sempre parte de sua vida.
Adorei tudo, quanta beleza em suas palavras!

Parabéns, muitas felicidades!

Beijos e flores!!

 
At janeiro 19, 2008 4:08 da manhã, Blogger Maria diz...

Nem sei por onde começar. Talvez pelo princípio.
Parabéns!!!!!!
Gostei particularmente do poema escrito em 1967 (há 40 anos, tantos sonhos.....)
Dizes "hoje vou ser eu". Eu gostava que fosses tu todos os dias....

Um enorme abraço, e um beijo

 
At janeiro 19, 2008 8:34 da manhã, Blogger Jonice diz...

Parabéns, Amaral!!
A tua festa está linda e acolhedora.
Desejo que este teu novo ano seja uma sucessão de alegrias, querido.
Só não posso concordar quando dizes não ser poeta, viste? Pois se um dia não foste, hoje és!!!

Beijo, abraço, happy birthday to you :)

 
At janeiro 19, 2008 10:59 da manhã, Blogger MIMO-TE diz...

Querido Amaral,
Ainda bem que não me podes ver, pois também eu tenho dificuldade em conseguir ver as teclas do meu pc :)

Sabes nunca te vou nomear para atribuir um prémio... não é necessário :)

Sabes que não tenho medo de escrever, daquilo que podem pensar, simplesmente escrevo.

Por isso Amaral, como sempre só eu, digo-te que és tanto, tanto que vais mesmo ficar, cá dentro, junto com os que na vida conheci e que foram ou são tão especiais para mim. Imaginas o meu rosto, tu sim, tu consegues imaginar, tu sabes como ele está. Amigo querido.

Muitos parabéns, continua a ser vida que flui e rio de aguas correntes, limpidas e puras.

Bjo
mimo-te (eu)

 
At janeiro 19, 2008 12:53 da tarde, Blogger Ana diz...

Hoje é que eu gostava de ser poeta para encontrar as palavras mais belas para te dizer.

Parabéns,Amaral, pelo teu aniversário, por seres quem és e pelos poemas que aqui nos deixas.
Que seja um 19 cheio de sonhos concretizados.
Não só hoje, mas sempre , que sejas sempre tu, assim como te conheço, mar e fogo, um rio de emoções.
Um abraço com um beijinho.

 
At janeiro 19, 2008 2:09 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Parabéns querido!!
beijos não posso dar-te porque estou com gripe e não te quero passar este virus,...mas desejo que a vida continue te trazendo muito Amor,paz e sabedoria que tão generosamente partilhas com todos nós...muitas e muitas felicidades pra ti Amor, e continua sendo aquilo que éis,"Poeta ou não",tú éis MARAVILHOSO.

 
At janeiro 19, 2008 4:43 da tarde, Blogger Estrela do mar diz...

...muitossssssss parabénsssssssss Amaral e que bonitos poemas ...que passes um dia super-super bom;)...desejo-te muitas felicidades...

Beijinhosssssss

 
At janeiro 19, 2008 5:07 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

AMARAL
Muitos PARABÉNS pelo teu dia e por continuares a SER TU!...
Beijo
Maria

 
At janeiro 19, 2008 7:51 da tarde, Blogger FlyHigh_Girl diz...

Encontrei o seu blog através de uma procura por interesses (fico feliz por saber que gosta de Lene Marlin =P) e desde já quero dar-lhe os parabéns não apenas "em absoluto" mas também pelo conteúdo das suas palavras.

 
At janeiro 19, 2008 9:35 da tarde, Blogger Whispers diz...

Ola querido Amaral!
Parabéns, nesta data tão querida, que tenhas tudo do melhor nesta vida
Tantos foram os sonhos, tantos vão ser os sonhos para sonhar, o importante e saber caminhar, saber olhar em frente, sorriso na face, agradecer a Deus por mais um ano de vida, outra possibilidade de viver e amar
Que teu dia seja em cheio, com tudo que um lindo menino merece
Meus sinceros desejos, como prenda te deixo mil e dois beijos
Rachel

 
At janeiro 19, 2008 11:07 da tarde, Blogger sem naufragar diz...

Tenho de voltar a ler estas palavras.
Parabéns, um dia feliz, MUITOS anos de vida, muita vontade para continuar a escrever, a navegar aqui e ali e, de preferência, a viver o presente sempre com a força que caracteriza este blog!

 
At janeiro 20, 2008 3:37 da manhã, Blogger *Um Momento* diz...

Cheguei a 20 mais ainda a tempo de te desejar os meus mais SINCEROS Parabéns!
Adorei o que escreves-te, ao encheres estes espacinhos em branco, como tão bem o sabes fazer:))))))))))))))

Muito, Muitos Parabéns
Desejo eu que tenhas tudo de MUITO BOM que a vida te possa ofertar

Abraço FORTE!!!!

(*)

 
At janeiro 20, 2008 9:47 da manhã, Blogger MIMO-TE diz...

Oh! Pensava eu que eram 250 e afinal são só 19! :) Sabe querido amigo eu acho que o Amaral não tem idade, entende? Já superou também isso... :)

Um beijo
Mimo-te

 
At janeiro 20, 2008 1:15 da tarde, Blogger Kalinka diz...

Amaral, mais uma vez deixo aqui o comentário que escrevi no dia 1 de Janeiro:
AMIGO
que bom que é, ao chegar aqui encontrar umas das músicas que mais gosto, uma balada linda e apaixonante.
Começa o mês de Janeiro, o mês de 2 aniversários teus:amanhã faz 3 anos que iniciaste a Vida na Blogoesfera e no próximo dia 19 é o teu aniversário de nascimento. Um mês que estás duplamente de Parabéns. És um Querido.
Gostaria de te pedir um favor...vou ver se consigo enviar-te e-mail.
Beijos.
BOM ANO 2008.

...mas, a minha cabeça não anda nada bem, daí que só me lembrei do teu aniversário hoje, 1 dia de atraso, desculpa-me.
Votos de MIL Felicidades pela vida fora, sempre.
Beijos de Parabéns.

 
At janeiro 20, 2008 1:24 da tarde, Blogger Kalinka diz...

Amigo, também eu faço anos num dia 19...já faltou mais!!!

E, peço desculpa pela minha ausência, mas a minha vida tem estado complicada, tenho uma familiar muito querida com apenas 25 anos e está a sofrer há 8 meses, problemas graves, neste momento aguarda um transplante de coração.
No último dia do ano de 2007 dediquei-lhe o meu post de fecho do ano.
Nem sei como ainda tenho cabeça para andar por aqui...venho vindo aos poucos, mas...não com a mesma assiduidade de antes.
Sinto-me bem na blogoesfera, é aqui que muitas vezes venho buscar forças.

Bom domingo.
Um abraço.
Ai como eu preciso de um Abraço!!!

Nota:Deves lembrar-te da m/sobrinha, tu costumavas visitar o blog dela, a pikenatonta, é ela que está à espera do transplante. Ela falava muito de ti, que eras visita do blog dela...

 
At janeiro 20, 2008 3:43 da tarde, Blogger Cristina Paulo diz...

Meu querido, Parabéns atrasados mas muito sentidos!
Que o Sol brilhe na tua vida e aqueça o teu coração mesmo nos dias de tormenta, mesmo na escuridão!
Sê como o fogo que arde radiante, e como o mar que se funde com o horizonte, sê como a brisa alegre de Verão e a Terra prene de paixão.
Sê tudo o que és, sê tu mesmo sempre.
Um beijo enorme

 
At janeiro 20, 2008 3:59 da tarde, Blogger hora tardia diz...

todo o meu abraço.




onde cabe inteira a minha gratidão.


P.A.r.a.b.é.n.s.



__________________!!!



isabel mendes ferreira

 
At janeiro 20, 2008 4:43 da tarde, Blogger Isabel Filipe diz...

Maravilhoso o teu post Amaral...

simplesmente adorei.

ficam os meus parabéns atrasados com os desejos de que sejas sempre muito feiz.

beijinhos

 
At janeiro 20, 2008 6:19 da tarde, Blogger mdm diz...

Vim a tempo ainda?!
Beijinhos e parabéns pelo teu 19!

 
At janeiro 20, 2008 6:51 da tarde, Blogger ivone diz...

como sempre cheguei atrasada

_________________mas a tempo de te deixar um beijo

 
At janeiro 20, 2008 9:35 da tarde, Blogger lena diz...

Amaral, este teu post esta excelente

prima em tudo, imagens, poesia e na tua enorme sensibilidade,

parabéns pelo teu aniversário, quase que eras aquariano, não é que ligue aos signos, lembrei-me vá lá saber-se porquê...

um abraço grande onde vai a minha gratidão, o meu carinho, a ternura e a amizade que aqui nos une

beijinhos para ti

lena

 
At janeiro 20, 2008 10:29 da tarde, Blogger Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! diz...

olá amaral


faz mto tempo, que não vinha aqui, surpreendi-me com a reviravolta...
o aspecto vísual os poemas.


fiquei encantada.

e muitos parabens.

abraço

 
At janeiro 21, 2008 12:48 da manhã, Blogger lua prateada diz...

Que maravilha!!!Fazer anos é simplesmente belo e já agora amigo os meus PARABÉNS!...

Somos fumaça
A vida nos enlaça!...
Mas somos a cena
Do palco da vida!...

Uma feliz semana cheia de coragem e amor.
Beijinho prateado com carinho

SOL

 
At janeiro 21, 2008 10:01 da manhã, Blogger Isabel Filipe diz...

gosto deste novo visual ...


boa semana e beijinhos

 
At janeiro 21, 2008 10:03 da manhã, Blogger Paula Raposo diz...

Espero que tenhas recebido o sms com os meus parabéns! Aqui os envio de novo, com 2 dias de atraso. Adoro estas cores do teu blog. Tiveste uma excelente ideia ao colori-lo assim...o post está lindo. Muitos beijos.

 
At janeiro 21, 2008 10:54 da manhã, Blogger Esther diz...

Tá bonita a festa , pá! Quase a perdí pelo final de semana! Uff! Ainda bem que deu tempo. Muito alegre e alto astral o novo visual por aquí... A juventude permanece em tí, certamente. Muitas alegrias , muitas felicidades, amigo. Beijão!

 
At janeiro 21, 2008 11:37 da manhã, Blogger Secreta diz...

Parabéns! ( atrasados mas ...sinceros! )
Espero tenhas tido um dia excelente!
Este post está super original , gostei bastante :)
Beijito.

 
At janeiro 21, 2008 4:07 da tarde, Blogger Isa Maria diz...

parabéns atrasados. vejo que é 1 capricórnio como eu.

 
At janeiro 21, 2008 5:13 da tarde, Blogger tb diz...

É sempre tempo para desejar um mundo de harmonia aos amigos. Hoje dou-te parabéns não apenas por ser o teu dia mas por tudo o que nos vais por cá deixando. :)
Beijinhos

 
At janeiro 21, 2008 7:10 da tarde, Blogger SMA diz...

Meus parabens... tu que agracias este mundo, e o meu...


bjo carinhoso

 
At janeiro 21, 2008 7:21 da tarde, Blogger Brisa do Mar diz...

Desejo-te:

Um aniversário cheio de paz...

Que os sentimentos mais puros

se concretizem em gestos de bondade,

e o amor encontre abertas as portas do teu coração.

Que tu possas guardar deste aniversário

as melhores lembranças.

E que tudo contribua para a tua felicidade.

(P.S.- E que me desculpes o atraso...) :) Bj e Fica Bem!!

 
At janeiro 21, 2008 7:43 da tarde, Blogger Poemas e Cotidiano diz...

Meu querido Amaral!
Cheguei atrasada pra a festa? Sobrou um pedacinho de bolo?
Ah meu amigo, que lindo post! Emocionou-me. Como sempre, tudo que voce escreve me emociona. Desperta algo dentro de mim. Sentimento puro. Voce eh puro sentimento.
Como nao eh poeta? O que quis dizer? Voce eh um grande poeta, Amaral. Tem uma maravilhosa sensibilidade, mesclada com uma grande inteligencia.
Um beijo meu querido, e muitos, muitos, muitos aniversarios.
Com muito carinho, no meu coracao
MARY

 
At janeiro 24, 2008 5:25 da tarde, Blogger Sereia Azul* diz...

Cheguei tarde!

Mas nunca é tarde para te desejar tudo de bom nesta nova etapa da tua vida. Muita saúde, paz e sonhos realizados. Tu mereces ser feliz...és feliz!

Um abraço de brisa marinha*

Sereia Azul*

 
At janeiro 26, 2008 10:04 da tarde, Blogger Joana diz...

Só agora aqui cheguei.... mas creioque "nunca" é tarde :) Estou a gostar bastante do que tenho lido (razão tinha a minha "fonte", quando me disse que eu ía gostar)... Mesmo não sendo poeta (nem eu), por vezes a forma como as palavras fluem é de uma maneira especial.... como se de um DOM se tratasse... quer seja em rima, ou prosa...
Pessoalmente estou a gostar do que leio :)

E... que sopre ainda muitas velinhas :)

Beijooo

Ate já!**

 
At fevereiro 05, 2008 3:20 da tarde, Blogger BF diz...

Andei tão afastada que passou este dia sem te dizer o quanto és importante para mim neste mundo virtual....
Em como as tuas palavras certeiras por vezes me fazem caír e levantar de seguida.

Beijinhos de carinho e parabéns atrasados

BF

 

Enviar um comentário

<< Home