Lisboa,

sábado, fevereiro 16, 2008

a aurora boreal



O que é a Aurora Boreal?
A Aurora Boreal é um fenómeno muito distinto do Sol da Meia-noite, embora ambos estes espectaculares fenómenos naturais sejam visíveis apenas nos céus do Norte. Na Lapónia, a Aurora Boreal ocorre 200 dias por ano, embora não seja sempre visível e nunca o seja durante a época do Sol de Meia-noite (no Verão).

A palavra finlandesa que define a aurora boreal, "revontuli", vem de uma fábula lapã ou saami. "Repo" significa raposa (diminutivo) e "tuli" fogo. Sendo assim, o "revontuli" significa "fogo da raposa". Segundo a lenda, as caudas das raposas que corriam pelos montes lapões, batiam contra os montes de neve e as faíscas que saíam desses golpes reflectiam-se no céu.
Os asiáticos acreditam que quem tenha visto a Aurora Boreal viverá feliz o resto da sua vida. Especialmente, acredita-se que seja uma fonte de fertilidade.

Os científicos têm outra explicação para o fenómeno:
As Auroras Boreais são um fenómeno luminoso que ocorre nas zonas polares. Originam-se quando as partículas electricamente carregadas, transportadas pelo vento solar, chocam a grande velocidade com os átomos e moléculas da atmosfera terrestre. Os choques provocam a excitação dos átomos e das moléculas que emitem um fotão luminoso, quando se descarregam.
As auroras boreais mais comuns têm uma cor verde-amarelada, e resultam do choque com átomos de oxigénio a alturas de entre 90 e 150 quilómetros. Também as auroras vermelhas, que ocasionalmente aparecem acima das verdes, são produzidas pelos átomos de oxigénio, enquanto que as azuis se devem aos iões das moléculas de hidrogeno. As auroras boreais produzem-se tanto no Inverno como no Verão, mas são invisíveis à luz de dia e, por isso, não se vêm no Verão. As épocas em que há mais probabilidades de vê-las são em Setembro – Outubro e Fevereiro – Março, a partir das 9 da noite, sendo que a melhor hora é por volta das 23:30.

A investigação finlandesa sobre a aurora boreal está centralizada em Sodankylä (100 km a norte de Rovaniemi) e em Nurmijärvi (a 50 km de Helsínquia)

(OFICINA DE TURISMO DE FINLANDIA)

12 Comentários:

At fevereiro 16, 2008 10:49 da tarde, Blogger Bichodeconta diz...

Resta-me agradecer a lição que me é proveitosa como tudo o que aprendo, parabéms pela possibilidade de ficar a saber mais uma coisa, bem interessante..um abraço e um bom final de semana..

 
At fevereiro 16, 2008 11:33 da tarde, Blogger Jonice diz...

Onze anos eu devia ter... é ... acho que foi na quinta série... sim! Isso mesmo. Foi na 5ª. Na aula de geografia surgiu essa coisa mágica que me fascinou e, desde então, de tempos em tempos, tornou-se ilustração de alguns sonhos meus, outras tantas, cenário de outros. E quando você mudou o visual do laramablog, a primeira coisa com que o associei foi justamente a aurora boreal. E olha ela aqui hoje! Delícia de post, Amaral!

Beijinho :)

 
At fevereiro 16, 2008 11:35 da tarde, Blogger Unknown diz...

como gosto de aprender...
abraço

 
At fevereiro 17, 2008 2:43 da manhã, Blogger Ana diz...

Um bom pretexto para visitar a Finlândia, que dizem ser um país lindo.
Vontade já tenho... só falta o resto :-)
Um beijo, Amaral.

 
At fevereiro 17, 2008 10:01 da manhã, Blogger Cleopatra diz...

Já tinha saudades de aqui vir
O meu Pai assitiu a uma aurora boreal quando era criança e, nunca mais vou esquecer a descrição que me efz. Eu quase a vi... e ainda a vejo.
Bjito Amaral.

 
At fevereiro 17, 2008 5:38 da tarde, Blogger Esther diz...

Está bonito aquí...meio etéreo, meio surreal.E conforme os textos, há dias que parece um pedacinho do céu e o dono do blog um anjo.
Boa semana, amigo.

 
At fevereiro 17, 2008 5:46 da tarde, Blogger Isabel Filipe diz...

Não fazia a minima ideia ...

gostei de ler e de ter aprendido ... só me resta agradecer-te ...

a imagem com que ilustras o post é lindissima ... fica-se mesmo com vontade de ver uma Aurora Boreal.

beijinhos e boa semana

 
At fevereiro 17, 2008 7:52 da tarde, Blogger MIMO-TE diz...

Adorava ser espectadora numa altura dessas! :)

Bjo
Mimo-te

 
At fevereiro 18, 2008 11:59 da manhã, Blogger Paula Raposo diz...

Não sabia. Já fiquei a saber mais alguma coisa.

 
At fevereiro 18, 2008 6:33 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

fabulosa fotografia, amaral. a ilustrar uma aurora belíssima. boa tarde e um beijinho.

 
At fevereiro 26, 2008 10:54 da tarde, Blogger BF diz...

As coisas que por aqui aprendo...

Beijos
BF

 
At novembro 20, 2008 1:25 da manhã, Blogger Yan Kizon diz...

a fotografia é linda! ^_____^-
e a música de fundo me deu uma paz enorme! <3

como ela se chama? poderias me passar, por favor? =°;°=

 

Enviar um comentário

<< Home