Lisboa,

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

elas (crianças índigo) andam por aí


Quando há dias falei das Crianças Índigo supunha que o assunto era já largamente conhecido e já aqui, neste blogue, tinha abordado este tema, há dois anos atrás.
Porém, verifico que nem toda a gente está ao corrente desta extraordinária mudança que, daqui a umas décadas, se irá operar no nosso planeta.
O filme
"Indigo" foi visto por milhares de pessoas e trazido a Portugal, pelo menos por duas vezes, e o dia mundial do Indigo foi celebrado no dia 27 de Janeiro de 2007 em Lisboa e no Porto, simultaneamente.

Na Wikipedia, pode ler-se:
"O termo criança índigo vem do movimento da Nova Era e da ciência espiritual modernas. Chamam-se crianças índigo a certos seres que supostamente trouxeram características que os diferenciam das crianças normais, tais como : intuição, espontaneidade, resistência à moralidade estrita e uma grande imaginação, juntando-se frequentemente também entre tais capacidades, os dons paranormais. As crianças índigo podem ser vistas como uma espécie de milenarismo, no qual se afirma que tais seres mudarão o mundo até a um estado mais espiritual."

O que me traz aqui de novo com este tema é o comentário duma mãe anónima ao texto que publiquei há dias, e que realço de novo, fazendo eco da importância, dos conflitos e das dúvidas que acompanham estas pessoas, face a uma realidade nova e surpreendente.
O comentário desta mãe toca-nos a todos, pela sua simplicidade e autenticidade:

"Olá!
Eu tenho um filho indigo.
Tem uma história de vida incrivel obrigando-me a crescer e a aprender com ele. Começou a andar e a falar muito cedo. Aos 9 meses já andava, com 11 meses falava e cantava e antes dos 24 sabia contar, conhecia as cores e aprendeu sozinho a falar inglês. . Queria saber tudo e rápidamente. Extremamente meigo e doce, fácilmente todos o adoravam. Eu juro que fiquei assustada, pedi ajuda e soube que era sobredotado. Mais tarde disseram-me que era índigo. Li e pesquisei tudo o tinha ao meu alcance, queria entendê-lo e ajudá-lo. Foi uma fase difícil porque muitas vezes era tido como mal educado, porque questionava os educadores sem medo e ficava tristíssimo com as injustiças. Muito inteligente e com um tipo de raciocinio bem diferente do comum, nem sempre é compreendido, embora esteja numa escola onde as crianças são respeitadas e vistas como individuos únicos. Contudo é dificil entenderem-no. Posso dizer que é uma honra ser sua mãe. Mas que por vezes é dificil tentar acalmá-lo e ter que lhe explicar que os outros não pensam como ele e que ele tem que ser tolerante. Na verdade quando fica triste por algo que não correu bem, tem total consciência e um raciocinio tão lógico e puro que não há como não lhe dar razão. Mas como lhe vou dizer que ele tem total razão e que os colegas e professores erraram? É muito díficil, quando ele chora e reclama porque o mundo está cheio de ódio e que não quer um mundo assim, quando me diz que veio para o mudar, é como se uma parte de mim morresse, a vontade que tenho é abraçá-lo e fugir com ele. É um doce, amigo e defensor dos mais fracos ou mais novos, mas muito pouco compreendido. Tenho um filho especial, maravilhoso, cheio de talentos para a música, para a pintura, muito criativo e muito inteligente. Mas nada compreendido e ele também não consegue entender tantas coisas que eu só entendo porque sei que não as consigo mudar.
Agora que termina o primeiro ciclo, ando aflita à procura de uma escola em que uma criança possa ser vista como ser único, mas é dificil.
Contudo eu e ele estamos juntos e eu quero aprender tudo o que me poder ensinar.Claro que termino em lágrimas...

Obg. Amaral
"

As lágrimas só poderão ser de alegria!
Alegria e felicidade! Porque as futuras gerações trarão muitas mais crianças a este mundo, para que a mudança seja efectiva e novas mentalidades substituam as existentes.
Parabéns a esta mãe!
"Elas" já estão entre nós! E serão, brevemente, em número suficiente para que a consciência colectiva conheça outra dimensão.

13 Comentários:

At fevereiro 22, 2008 10:12 da manhã, Blogger Esther diz...

Que lindo depoimento provocado pelo teu texto, Amaral. Tenha um excelente fim de semana. Bj

 
At fevereiro 22, 2008 10:28 da manhã, Blogger ... diz...

O que posso acrescentar? creio que as crianças, indigo ou não, tem sempre qq coisa para nos ensinar.

Fiquei sensibilizada com o depoimento, é sempre dificil ser diferente.

um beijinho e bom Wk

 
At fevereiro 22, 2008 12:01 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Parabéns a esta e a todas as mães que precisam aprender a conviver com a "diferença" . Parabéns pelo seu papel na sociedade.
Beijito.
Bom fim de semana.

 
At fevereiro 22, 2008 7:52 da tarde, Blogger MIMO-TE diz...

Tem razão Amaral,
este assunto é muito pouco conhecido, o que ainda torna mais difícil a integração destas crianças. É interessante que alguns psicólogos o conheçam e até sejam eles a fazer o diagnóstico, contudo há outros que nunca ouviram falar. Acontece o mesmo com os professores, que nada sabem. O que obriga que muitos pais escondam este nome "índigo" e então temos sobredotados com mais ou menos dificuldades de integração ou sociabilização. Mas é interessante porque os índigo apesar de serem extremamente inteligentes, são afáveis, gostam do toque e um beijo é sempre mais do que só isso é um verdadeiro abraço sem fim. Que pena que não se fale mais sobre estas crianças, uma vez que cientificamente está provado que ao contrario do que é normal elas usam os dois hemisférios do seu cérebro, sendo o direito explorado o que não acontece com as crianças "NORMAIS" e por isso são muito mais emotivas.
Corrija-me Amaral se estou errada.
Para essa mãe criar este filho será certamente o maior desafio da sua vida :)

Um beijo em si Amigo
Bom fim de semana
Mimo-te

 
At fevereiro 22, 2008 8:35 da tarde, Blogger Paula Calixto diz...

Definições e definições, Amaral.

Alguém especial só pode ter um propósito especial na vida.

E todos são especiais, de uma forma ou de outra.

Como bem dito por alguém:

"Não existem super-dotados, existem crianças bem estimuladas."

Quem venham as mudanças.

Beijos, lindeza.

 
At fevereiro 23, 2008 11:28 da manhã, Blogger Isabel Filipe diz...

Oi AMaral,

Bom dia.

Já conhecia estas crianças indigo, embora ainda saiba pouco sobre o assunto.

Gostei de ler o depoimento desta mãe.

É lamentável que as nossas escolas continuem a não saber lidar com crianças especiais ... sejam elas sobre dotadas ou não ...

Parabéns pelo teu post.

beijinhos e um bom sábado

 
At fevereiro 23, 2008 6:24 da tarde, Blogger Farinho diz...

Eu penso que também tenho um filho indigo e tenho pesquisado na internet, e até comprei um livro que se chama as crianças indigo, o meu filho foi diagnosticado com hiperactividade, sindrome do deficit de antenção, e tem tido muitas dificuldades na escola, mas tem um professora de ouro.

Beijos

 
At fevereiro 23, 2008 11:30 da tarde, Blogger Bichodeconta diz...

Ainda bem que estas crianças já passam a ser respeitadas e compreendidas.Há muitos anos que há algumas crianças diferentes, mas sempre foram apelidadas de intrometidas, mal educadasm inxeridas desinquietas , e outros nomes pouco agradáveis..Sei do que falo.. Parabéns a esta mãe pela sensibilidade e sabedoria com que tenta ajudar esta criança especial..um abraço e o desejo de boa semana..

 
At fevereiro 24, 2008 3:53 da manhã, Blogger SMA diz...

Sol nascento... aqui...
Bom fim-de-semana
bjo carinhoso

 
At fevereiro 24, 2008 3:33 da tarde, Blogger Eärwen diz...

Temos sim bastantes deles entre nós, pena que nem todos consgiam ainda identificar. Penso que aos poucos vamos dando mais atenção, lendo mais e tentando aceitar essas crianças, futuro do mundo.
Parabéns pela abordagem do tema.

Pérolas incandescentes de luz .

Eärwen

 
At fevereiro 24, 2008 11:44 da tarde, Blogger Jonice diz...

Foi maravilhoso ler esta carta desta mãe. Agradeço a ela e a ti, Amaral.

Beijinho

 
At fevereiro 26, 2008 4:56 da tarde, Blogger Cristina Paulo diz...

Estas crianças tÊm que ser muito ebm acompanhadas pois a sua sensibilidade e inteligência extremas podem facilmente resultar numa gigantesca frustração...muito prejudicial.
Infelizmente já assisti a um caso assim, de uma criança maravilhosa (Indigo)que acabou por escolher partir de um mundo que não a compreendia e não aceitava ... e cujos pais e educadores nunca conseguiram acompanhar.
Felizmente, o mundo está cada vez mais aberto á mudança necessária! E sim, elas caminham entre nós...tal como muitos outros seres de luz também caminham.
Um tema apaixonante Amaral!!
Beijos meus

 
At fevereiro 26, 2008 11:17 da tarde, Blogger BF diz...

O ser diferente leva a não ser aceite e qualquer mãe sofre com a não aceitação ou compreenção para com os filhos.

O ser Indigo é um tema que não conheço bem ...no entanto acabei com lagrimas.

Beijos
BF

 

Enviar um comentário

<< Home