Lisboa,

sábado, abril 12, 2008

antes do adeus


Nas derradeiras palavras, posso adiantar que tudo quanto ficara "acordado" se cumpriu.
Desde a reforma antecipada (a altura ideal...) até à "sujeição" daquela escolha sentimental que fizera (adiei-a durante anos, por acreditar naquilo que sentia...) - tudo acabou por acontecer, com a maior das naturalidades...

36 pessoas leram uma parte ou o todo deste testemunho.
A essas pessoas fico agradecido por terem acreditado nas minhas palavras.
Obrigado a:


Jonice
Eduardo Aleixo
Menina do Rio
Isabel-F.
Paula Raposo
Carla
Elsa
Brisa do Mar
Maria
Marta Ribeiro
Catarina Alves
Eli
Ana
Um Momento
Anónimo
Maria Clarinda
Ana Luar
Je Vois la Vie en Vert
Secreta
Siala ap Maeve
Piedade Araújo Sol
Alice
Eremita
Lena Maltez
tb
Paula Calixto
Fernanda & Poemas
aflordapele
Su
Laura
tulipa
Fanny
lua prateada
Mimo-te
Mary Fioratti
fadazul

A vida e a morte será um acto contínuo "de ser".
Acho que nunca deixaremos "de ser"!
Inclusivamente, depois desta vida, teremos a possibilidade de ESCOLHER aquilo que quisermos, continuando a evolução, com este ou aquele corpo, nestas ou noutras circunstâncias.


A morte é um enigma? É, sem dúvida! Podíamos e devíamos estar preparados para a receber. Porque ela faz parte daquilo que somos. Precisamos da "morte" para continuarmos "a ser"!
Porém, aquilo em que acreditamos, nesse instante especial, é importante para "lembrarmos" O QUE FAZER, O QUE PENSAR, O QUE SENTIR... Talvez a passagem para o "outro lado" fosse mais natural, se a nossa mente estivesse, serena e tranquilamente, certa de que A VIDA CONTINUA...
Essa "certeza" foi-nos retirada, ao longo dos séculos, por crenças e comportamentos que o homem foi inventando, perseguindo interesses atrás de interesses.

Quem somos?
Pelas razões que todos aceitamos, de uma maneira ou de outra, é no acto do nascimento para este mundo físico que esquecemos quem realmente somos.
E a verdade é que, com o desenrolar dos anos da nossa vida, vamos relembrando e descobrindo essa espantosa verdade.
Quem somos!
Aquilo que mais valorizamos em nós, os nossos pensamentos, tudo aquilo que sentimos, não nos foi dado pelo mundo físico.
De acordo com o satélite WMAP, 22% do universo será constituída por uma substância estranha e que foi chamada de matéria negra, invisível, com peso e que circunda as galáxias; e os outros 74% (a maior parte do universo) será constituída por uma forma de energia também desconhecida, a que chamam energia negra, a força que está a mover todo o universo.
Os restantes 4% é a matéria visível que vemos à nossa volta (incluindo as montanhas, os planetas, as estrelas e as galáxias). Destes 4%, somente 0,03% tem a forma de elementos pesados; o restante encontra-se na forma de hidrogénio e hélio...
O universo invisível terá de ser a consciência única, corpo e mente divinas, fonte que nos permite recolher e partilhar o conhecimento que "parece" sair das nossas mentes individualizadas.

"Há um hiato entre vidas que não conseguimos observar..." - diz Chopra.

Parece que sim! Há vários hiatos que não conseguimos lembrar.
O que pensámos e fizemos durante um desmaio? Não nos lembramos!
O que pensámos e sentimos durante uma noite de sono profundo? Sonhamos, não sonhamos, ou não lembramos...
O que está a acontecer com uma pessoa durante um estado de coma? Está ela a "ouvir"? A pensar? A sentir algo?...
O que foi que sentimos quando nos cortaram o cordão umbilical e começámos a respirar? Não lembramos!...
O que foi que "eu fui" antes de me conhecer tal como sou agora? Não sei!!!
Há, na verdade, um hiato entre as vidas que tivemos, que não conseguimos lembrar...
Agora e aqui!
Porque, a um outro nível de consciência, certamente esse conhecimento existe!



25 Comentários:

At abril 12, 2008 3:58 da tarde, Blogger FERNANDINHA & POEMAS diz...

Olá querido amigo Amaral... Como sempre os teus textos são muito pessoais... Voltei a adorar, como sempre, mais este tem um mundo desconhecido, há minha frente...
Será que vais abandonar o blogue ?
Tens problemas de saúde ?
Seja o que for, algo está acontecenda ou para acontecer!!!
Eu respeito acima de tudo, o teu silêncio... Posso estar errada...
Votos de um bom fim de semana!

Dos dias que passam,
as horas vividas,
são laços que abraçam,
as almas queridas.

Beijinhos de carinho,
Fernandinha

 
At abril 12, 2008 4:00 da tarde, Blogger FERNANDINHA & POEMAS diz...

Desculpa os erros escrevo muito depressa e ainda por cima só leio depois de postar.
Fernandinha

 
At abril 12, 2008 5:32 da tarde, Blogger Je Vois La Vie en Vert diz...

Ao voltar ao teu blog depois de ter passado por uma experiência hospitalar também com perda de consciência durante esta semana, gostei de ler em pormenores o que te aconteceu e agradeço-te por nos ter relatado todos os teus sentimentos mas gostava de te pedir, enquanto puderes, não abandona o teu blog porque a blogoesfera precisa de ti !
EU SINTO-ME SEGURA NAS MÃOS DE DEUS E CADA VEZ MAIS !
Beijinhos verdinhos
Não me levas a mal se deixo este aviso ? É para uma venda de caridade :
Se fores de Lisboa, vá visitar ( e comprar se puderes - preços simbólicos de +/- €10)a exposição de pintura da Manuela Seixas que faleceu deixando 2 filhos que precisam de ajuda. No Teatro Lanterna Mágica em Monsanto dias 12 e 13 de Abril das 15h às 20h. Contacto : 962862554

 
At abril 12, 2008 6:39 da tarde, Blogger Jonice diz...

Dentro da ínfima fatia de 0,03% eu tive o privilégio de encontrar-te sem jamais ter-te encontrado. Em meio aos maravilhosos 74% de energia eu tenho o privilégio de saber que deste encontro eu saio enriquecida. Em meu coração eu sei que nos encontraremos, querido Amaral.

Beijinhos :)

 
At abril 12, 2008 11:21 da tarde, Blogger Menina do Rio diz...

Um bem haja pra ti amigo!

Um ótimo final de semana

 
At abril 12, 2008 11:30 da tarde, Blogger BF diz...

Amaral...
Estive a ler-te uns posts atrás ... cheguei aqui. Nem sempre te li regularmente mas, sempre que te lia levava muito comigo. Hoje gostava de te dar um pouco de mim. As palavras não saiem...
Dou-te todo o meu carinho num simples beijos.
Apetece-me dizer que os amigos também se amam .... Te Amo.

BF

 
At abril 13, 2008 8:49 da manhã, Blogger Cintya diz...

Olá Amaral
Olha, eu vivi algumas experiências místicas com seres de outra dimensão, infelizmente não posso afirmar que elas tenham sido positivas, senti medo, pânico, chorei!
Mas de todo mdo, creio com tamanha força na vida após a morte, que hoje já não tenho tanto medo de morrer!!!
saudações e bem vindo ao meu espaço, apareça mais vezes!!!

 
At abril 13, 2008 11:32 da manhã, Blogger Paula Raposo diz...

Obrigada eu, por tudo o que eu pude aprender ao visitar-te. Um dia destes temos que passear, mais uma vez, à beira mar. Beijinhos.

 
At abril 13, 2008 1:06 da tarde, Blogger Kalinka diz...

AMIGO AMARAL
Custa sempre ler e sentir que um AMIGO está a despedir-se de nós!

Ai, se custa!!!
E, tu foste sempre uma referência para mim, desde que iniciei o meu percurso na blogosfera(há 3 anos)...através da m/sobrinha que tu já visitavas, aprendi a sentir-te e ler-te. Nunca me arrependi, por isso, HOJE estou triste, por sentir que te vais embora.

Ao ler:
Nas derradeiras palavras...
a minha alma chora, mas AMIGO só tenho que aceitar a tua decisão.

Não precisas de agradecer por eu ter acreditado nas tuas palavras.
Eu é que estou grata por os nossos caminhos se terem cruzado neste Mundo.
Adoro-te.
Beijos de carinho.

 
At abril 13, 2008 11:04 da tarde, Blogger Um Momento diz...

E aquele "aperyt" que não me larga...
A morte sim...está para além de toda a vontade... mas ela existe...
Se estou preparada para ela?...
Não sei...
Mas sei que estando preparada ou não... o sofrimento, a dor... se instala em nós... em quem amamos, em quem simplesmente aprendemos a gostar...a amar
Amaral...
Bem hajas por existires!
E de coração...se te "fores"...leva o meu beijo...no teu coração...é sincero... e está recheado de emoção...
Muito Obrigado por tudo!!!

Sem mais palavras ...abraço-te fortemente...

...

(*)

 
At abril 14, 2008 12:18 da manhã, Blogger Ana diz...

Não foi por acaso que nos cruzámos na blogosfera. Precisava saber muitas coisas que me ensinaste, ler alguns livros que sugeriste, acreditar que A VIDA CONTINUA, aceitar que as dificuldades fazem crescer.
Obrigada, Amaral. Tenho pena se tiver de te deixar de ler, mas estarás sempre na minha memória.
Que a Vida te sorria.
Um abraço com amizade.

 
At abril 14, 2008 9:16 da manhã, Blogger Paula Raposo diz...

A minha modesta homenagem, à pessoa que és, nas minhas romãs, com toda a ternura. Beijos.

 
At abril 14, 2008 2:39 da tarde, Blogger MIMO-TE diz...

Querido Amaral,
quem tem de agradecer sou eu e muitos que ainda virão para te ler, para aprender.:)
Ainda que a minha vontade seja forte, quem sou eu para te pedir alguma coisa? Se o sábio és tu! :)
Faças o que fizeres, estás presente em mim sempre, é de ti que falo tantas vezes fora deste mundo da blobosfera, é a ti que recomendo que leiam. Porque sei que és semente que brota sempre. :)
Continuarei a vir aqui para te ler.

Bjo terno amigo.

 
At abril 14, 2008 4:35 da tarde, Blogger Brisa do Mar diz...

"Esperamos sempre que outro alguém tenha a resposta. Aquele outro lugar seria melhor, numa outra altura, tudo mudará para bem.
Isto é SER.
Ninguém mais tem a resposta.
Nenhum outro lugar seria melhor e tudo já mudou.
No centro de ti próprio, está a resposta;
SABES QUEM ÉS E SABES O QUE QUERES.

Lao Tsé, in "Tao te king"

Antes do Adeus...
FICA BEM...
BJ

 
At abril 14, 2008 5:10 da tarde, Blogger Cristina Paulo diz...

Há somente uma religião. A religião de Amor.
(Vamos respeitar todas as religiões como se fossem as nossas. Só são caminhos diferentes mas, o destino é um só: DEUS. )
Há somente uma raça. A raça Humana.
(O sangue de todos é feito da mesma essência, da mesma cor e tem a mesma finalidade: prover a vida. O verdadeiro ser de cada um de nós só tem um propósito: de sermos todos um só ser. )
Há somente uma Linguagem. A linguagem do coração.
( Se você voltar sua atenção para o coração, não conseguira ter raiva ou falar grosseiramente com ninguém. Esta aí a fórmula para ficar sempre em comunhão com todos. )
Há somente um Deus e é Onipresente.
( Acredite. Ele está aí dentro de você e em todas as coisas )
Ame a Todos, Sirva a Todos
Acorde com Amor, passe o dia com Amor e durma com Amor, este é o caminho da felicidade.

Este é o meu post desta semana, e é tudo o que eu te desejo querido Amaral.
Sinto-me muito horada por ter um dia dado o clic que me permitiu aqui chegar. Sinto-me muito agradecida por tudo o que aqui li e que me ajudou a crescer como ser humano. A Luz encontra sempre uma forma de se propagar e de brilhar cada vez mais forte.
É com um sorriso que te digo, não adeus, mas sim até já.
Um beijo muito terno

 
At abril 15, 2008 10:06 da manhã, Blogger Secreta diz...

De todas as vezes que te li , foi com gosto. Em muitas das tuas palavras encontrei reconforto.
Foi um prazer ter-te conhecido.

 
At abril 15, 2008 10:57 da manhã, Blogger Ana Luar diz...

Eu não gosto de despedidas Amaral... infelizmente foram várias as que forçada tive que fazer a pessoas que eram tão importantes para mim ,como a minha própria vida o é... por isso não vou dizer adeus........... Até outro dia Amaral... enquanto vou vir e ler reler e voltar a ler tudo o que ainda não aprendi.

 
At abril 15, 2008 2:38 da tarde, Blogger Constança diz...

De todos os blogues que já li, o teu foi dos que mais me impressinou. Não foi pela poesia ou pelos textos, não foi pelas palavras ou pela música. Foi pela magia e carinho que conseguiste transmitir a todos os que te leram. Não te conheço, não costumo escrever muitos comentários, mas não te esqueças que há sempre almas silenciosas que esperam os teus próximos posts. Tenho imensa pena se vires realmente a deixar o teu blogue.
Beijos,
boa sorte

 
At abril 15, 2008 4:32 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Na verdade no acto de nascer, se inicio novo etapa de vida fisica a vencer, todo o passado em resgate...

já eu aprendi a desvenda-los, o medo da morte é unicamente
por talvez sentirem que o resgate ficou há quem de resolve-lo
dai o medo…a vida em Espírito, é um pouco parecida com a vida
em físico, somente sem roupagem, e sem o vil metal…haveria um pouco mais para dizer, mas não me quero alongar…

Li e reli este magnifico texto, de grandeza de Alma…a Sua

Doce meu beijo

 
At abril 15, 2008 6:32 da tarde, Blogger Eli diz...

Abraço-te.

 
At abril 15, 2008 7:51 da tarde, Blogger Su diz...

não gosto de despedidas

foi sempre um prazer estar aqui

voltarei mil vezes

jocas maradas....sempre

 
At abril 16, 2008 9:03 da tarde, Blogger Menina Marota diz...

Apesar de afastada da Blogosfera não quis deixar de aqui vir, quando alguém meu Amigo me disse que também tu, te estava a despedir...
Nem queria acreditar!
Espero, sinceramente, que seja uma breve ausência e que nos continues a deliciar com os teus textos e poesia tão profundos.

Um abraço carinhoso e solidário e um até breve.

 
At abril 17, 2008 4:03 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Por motivos vários não tenho visitado o seu blog as vezes que gostaria e hoje e a estas horas tão tardias vim dar uma espreitadela e deparei-me com o seu "adeus". Porque não o conheço a não ser vagamente por alguns posts não percebo o verdadeiro "porquê" do seu afastamento. Não há nenhuma razão plausível para ter que, ou tentar, saber o porquê. Não há qualquer razão, não. Há sim uma certa pena porque gosto dos seus textos que, sob o ponto de vista espiritual, estão bem perto do que eu sinto (estando eu muito aquém do seu desenvolvimento espiritual). Do nada que sei do assunto, sinto que o Amaral já está num nível superior embora, por uma escolha de que não se pode lembrar ou que lhe foi imposta, veio viver para este plano.
Há largos meses atrás trocámos uma ou duas mensagens por e-mail sem qualquer outra finalidade que não fosse um eventual início de um "travar conhecimento" ; tinha-me apercebido do seu lado espiritual e estava interessada em aprofundar os nulos conhecimentos e imensas dúvidas que tenho. Por não ter deixado transparecer isso, não passámos da pequena troca de correspondência acima mencionada. Paciência.
Respeito a sua decisão de se despedir. Mas tenho pena.
E mesmo sem ter a intimidade das suas amigas bloguistas, deixo-lhe aqui um grande abraço e o desejo bem sincero que encontra a paz que, julgo, ainda procura.
MARIA HELENA OLIVEIRA (MHO - obviamente)

 
At abril 17, 2008 4:12 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

P.S. ao meu comentário de agora mesmo : não resisti e fui ver a tradução do seu post para inglês. Eu sei, eu sei, que é uma máquina que faz isso mas não pude deixar de rir um bocadinho.
Outro abraço
MARIA HELENA OLIVEIRA

 
At maio 02, 2008 9:20 da manhã, Blogger Cleopatra diz...

Moi aussi. Bjinho.

 

Enviar um comentário

<< Home