Lisboa,

terça-feira, junho 02, 2009

porquê


Há uns tempos atrás, recebi um email que falava do "porquê", como a questão que, com mais insistência, colocamos ao universo, aos santos e a Deus.
Porquê me está a acontecer isto, porque aconteceu aquilo, porquê, porquê???...
O conhecimento da resposta permite, na verdade, enfrentarmos o desconhecido com outra segurança.
Ainda assim, "Porquê" parece ser a pergunta mais inútil que, permanentemente, fazemos...
Principalmente, quando não temos a resposta, não sabemos a resposta e nem a ciência, nem a tecnologia, nem os maiores sábios ou os livros mais conhecedores conseguem responder-nos...
Ao insistirmos no "porquê", alimentamos a dúvida e a incapacidade de reagirmos à situação.
E a mudança de atitude para "O que é que eu quero fazer com isto que está a acontecer" parece que pode produzir o efeito oposto.
Se à pergunta "Porquê", qualquer pessoa pode não ter uma resposta, à outra pergunta "Que quero eu fazer disto" qualquer pessoa terá, dentro de si, uma resposta pessoal, a maior parte das vezes, capaz de ser posta em prática.
Mas se ainda quisermos reflectir um pouco mais, podemos pensar calmamente nesta ideia: "O 'PORQUÊ' de tudo estará a produzir 'O QUE' de tudo?...

5 Comentários:

At junho 02, 2009 4:44 da tarde, Anonymous Ana Paula diz...

Olá Amaral, boa tarde.
Este teu texto, é oportuno, para o meu momento. rsrsrs
Sabes, como tenho vindo a dizer-te ao longo destes anos que te "acompanho", existem situações que expões e parecem a leitura de cada pessoa que aqui chega e te lê...engraçado, não é mesmo?
Bem....quanto ao texto em questão, humm, acho que por vezes, sou teimosa e questiono o porquê sim, mas...depois, tb consigo reflectir e equacionar o para quê..!
Quanto ao que se pode fazer em relação a tantos enigmas da vida, bem, aí, somente por vezes o tempo para nos trazer a resposta.
Devemos sempre confiar nesse fiel amigo e melhor aliado do nosso 6º sentido!
Mil beijinhos amigo, espero que estejas bem.

 
At junho 02, 2009 6:36 da tarde, Blogger Menina do Rio diz...

Já percebeu que já nascemos perguntando "porque"?

Um beijo pra ti

 
At junho 03, 2009 12:07 da tarde, Blogger Paula Raposo diz...

Concordo contigo. Beijinhos.

 
At junho 04, 2009 12:26 da tarde, Blogger Eli diz...

Quando as coisas acontecem, não sabemos o porquê, mas com o passar do tempo tudo fica mais claro.

Às vezes pergunta-se muito o porquê de algo não acontecer e, nesta parte eu aconselho a que se faça por isso sem olhar a meios e a consequências, desde que seja essa a verdadeira vontade.

:)

 
At junho 14, 2009 5:49 da tarde, Blogger LUA DE LOBOS diz...

já desisti de perguntar... mas ainda acho que nao mereço alguma coisas que me parecem de uma crueldade sem limites... mas se é assim, assim será.
xi
maria

 

Enviar um comentário

<< Home