Lisboa,

sexta-feira, outubro 16, 2009

corpo, mente e alma


A Totalidade do Seu Ser é um Centro de Sabedoria, dividido em três partes: Corpo, Mente e Alma. Usando apenas dois dos três, ou, pior ainda, apenas um dos três, está encurtando o processo decisório ao extremo. No entanto, isto é o que a maioria das pessoas fazem na maior parte do tempo.

Algumas decisões são feitas com o Corpo ( "Eu estou muito ligado a esta pessoa. Vou fazer sexo com ela."); outras decisões são tomadas com a Mente ( "Eu mal conheço esta pessoa. Não vou fazer isso. ") e algumas decisões são tomadas com a Alma (" Estou me sentindo muito ligado a esta pessoa que acabo de conhecer. Vou experienciar esta grandiosidade, com ou sem sexo . Não tenho que ir a nenhum lugar em particular, mas estou aberto a vivê-la plenamente. ")

O resultado desta utilização incoerente do nosso Ser tripartido provoca sinais contraditórios, muita confusão interna. E isto pode repetir-se com qualquer assunto, por sinal, não apenas com decisões pessoais importantes, como o exemplo descrito. Algo tão simples como a alimentação, por exemplo, algo tão simples como o Almoço. ( "Este salame parece tão bom, adoro o sabor do salame! Vou obtê-lo!"; "Não posso contribuir para entupir ainda mais as minhas artérias. O salami é a última coisa que eu devo obter"; " Estou-me sentindo tão inteira, tão completa e perfeita. Nada me pode tocar de uma forma «má», se não achar que ele pode. ")

O truque consiste em "sintonizar-se" com Todo o Seu Ser quando confrontado com qualquer escolha. No início pode necessitar de disciplina. Mais tarde, começa a ocorrer naturalmente. O processo em si é muito simples. Em primeiro lugar, entre em sintonia com o seu Corpo. O que é que Ele está a sentir? Antecipação? Excitação? Tédio? Vibração? Desconforto?

O seu Corpo dir-lhe-à muito sobre um monte de coisas. Chamo a isto o "teste da barriga "." Olho para ver o que meu corpo sente quando contemplo qualquer coisa. O início da energia a correr-me pelas veias, como aconteceu naquela manhã de Natal? Ou eu sinto que me estou a arrastar, como se não tivesse forças nem para me levantar do sofá e ir até à cozinha ... muito menos ainda fazer alguma coisa para o pequeno almoço ...?"

Sim, o meu Corpo pode dizer-me muito. Depois, olho para ver o que minha Mente está a pensar. Literalmente penso sobre o que estou pensando. Observo a minha Mente, e não aceito qualquer pensamento como a Última Palavra, e basta-me olhar para os meus pensamentos sem lhes dar qualquer valor, como se fossem apenas ideias... nada mais do que noções que tenho sobre as coisas - e não mais "válidas" do que a ideia exactamente oposta. A noção é um conceito, é apenas um pensamento, apenas um ponto de vista. Eu poderia facilmente adoptar outro ponto de vista, um conceito completamente contraditório, e torná-lo também "verdadeiro" pelo simples acto de o abraçar. Então, eu observo tudo isto. Vejo este processo. E observo profundamente para ver o que está causando a aceitação de uma noção melhor do que a outra, em que "dados passados" eu estou a basear o meu actual pensamento sobre as coisas.

A seguir, ouço atentamente a minha Alma. Eu vou lá dentro ( "Se você não for ao seu interior, fica cá fora") e observo calmamente e absorvo suavemente as informações que me vêm a partir do nível da Alma. Eu "sinto interiormente" a situação, abrindo-me completamente à minha Consciência, olhando para o que está acontecendo Agora na Perspectiva da Eternidade.

Finalmente, eu combino as três "mensagens" dos três Centros de Sabedoria, congelando as energias dentro duma nota musical na escala de tom. Esta nota vai produzir harmonia ou desarmonia no meu Ser. A criação é inconfundível. Ou é uma sinfonia ou uma cacofonia, uma canção de ninar ou um choque brusco das cordas internas que me fazem sentir totalmente fora da realidade.

Aprendi a identificar este sentimento - assim como o sentimento tranquilo de alegria que é o seu oposto. Desta forma, procuro tomar decisões holísticas, não as desarticuladas. Sinto que o consigo mais frequentemente do que o contrário.

Este processo de três etapas, a propósito, não tem que levar uma tonelada de tempo. Fui conhecido por tomar decisões "apressadas" que acabaram por ser extremamente benéficas. Apenas sei que tudo isso pode ser feito numa questão de momentos. Você pode levar muito tempo com ela, se o preferir e se for capaz, mas não tem que ser assim. Não é necessário. E quanto mais você usar essa abordagem em três fases, mais rápido pode conseguir os seus objectivos.

(da caixa de correio electrónico)

4 Comentários:

At outubro 16, 2009 4:11 da manhã, Blogger MM - Lisboa diz...

Olha..
Sinceramente, parece-me muito interessante este método holístico, como lhe chamaste. Vou concerteza fazer a experiência!
Obrigada!

 
At outubro 16, 2009 10:51 da manhã, Blogger Paula Raposo diz...

Para reflectir...beijos.

 
At outubro 18, 2009 3:51 da manhã, Blogger Poemas e Cotidiano diz...

Amaral, querido!
Que texto mais interessante! Que coisa engracada pensar que fazemos tantas coisas sem pensar, nao eh mesmo?
Para mim a comida esta ligada muito ao meu emocional...quando me sinto meio depressiva nem pergunto :"por que quero comer isso?" "como estou me sentindo?".
Como ontem que comi um chocolate inteirinho sem vontade, mas eu SABIA porque estava fazendo.
Uma vez fui parar numa Psicologa depois de brigar com minha filha adolescente, dar um chute na porta e abrir um buraco (risos). E aprendi muito a controlar meus impulsos com licoes que ela me dava. Pensar primeiro. Racionalizar. Sentir. Agir...
Dificil, ne meu amigo? Mas nao eh impossivel.

Um beijo carinhoso
MARY

 
At outubro 19, 2009 11:19 da manhã, Blogger Cláudia diz...

Mais um excelente texto Amaral! Uma chamada de atenção muito valiosa e essencial.Não podemos querer viver bem se não nos conhecermos por inteiro, sem percebermos que tudo se passa de dentro para fora e não o contrário.Quem olha para fora sonha.Quem olha para dentro desperta...

 

Enviar um comentário

<< Home