Lisboa,

terça-feira, outubro 20, 2009

saramago


Quem ouviu o José Saramago, pode ter ficado escandalizado com as suas palavras.
Afinal, o homem é escritor, é prémio Nobel, é ouvido e lido por gentes de vários países e, claro está, as pessoas de fé devem ter ficado surpreendidas e, ou, magoadas com tamanhas afirmações.
A igreja já veio a público manifestar-se contra e as opiniões parecem ser unânimes em condenar José Saramago.
Eu, que nunca li Saramago, estou à vontade. Ser livre é ter direito a manifestar aquilo que se pensa. Porque não havemos de aceitar esta opinião? Porque Saramago diz que Deus só existe na cabeça das pessoas? Que o continue a dizer, já que, com ou sem Saramago, a Terra continuará a girar sobre si própria, as aves e os peixes continuarão a reproduzir-se e os tornados e marés continuarão a acontecer, milhentas vezes mais, a não ser que o homem acabe mesmo por destruir ou incapacitar este planeta onde vive.
Ninguém é dono da verdade, nem eu, nem tu, nem Saramago.
Dizer que a Biblia e o Corão são "manuais de maus costumes" não deixa de ser a sua opinião e, certamente, muita gente estará de acordo com ele. Basta ler o Antigo Testamento e as muitas regras e obrigações que são condutas sagradas dos mulçulmanos, para chegarmos facilmente à opinião de Saramago.
Em boa verdade, Deus não pode ser tão "cruel, invejoso e insuportável" como os inúmeros relatos bíblicos. Em nome de Deus estão a acontecer atentados à dignidade humana, atentados físicos a pessoas inocentes, atentados ao livre pensamento.
Também eu não quero aceitar um Deus que esteja por detrás duma Inquisição, das antigas Cruzadas, da Guerra Santa contemporânea, dos castigos "com o Inferno eterno", etc., etc..
«Um Deus que não existe, nunca ninguém o viu» - diz o escritor. Como precisa de promover o seu novo livro, nada melhor do que proferir "frases bombásticas".
Porque quando ele quiser ver o Deus que "não vê", nem precisa abrir os olhos... nem despertar todos os outros sentidos... basta senti-Lo.

6 Comentários:

At outubro 20, 2009 12:53 da manhã, Anonymous Ana Paula diz...

Olá querido Amaral.
Saramago...caustico, sem necessidade.
Costumo dizer que se pode dizer tudo, dependendo da forma como se faz!!!
Enfim, mera opinião minha!
Rsrs...obrigado pela visita, sabes?! a felicidade vai-se construindo em momentos fragmentados, mas que permanecem vivos na memória...isso, é tão bom!
Mil beijinhos, fica bem.

 
At outubro 20, 2009 10:50 da manhã, Blogger Brisa do Mar diz...

Alguém precisa ver o ar... para sentí-lo? No entanto precisamos dele para viver.
Assim é Deus para mim, está presente em mim e em tudo o que me rodeia.
Bjinhos e... Fica Bem!!

 
At outubro 20, 2009 7:36 da tarde, Blogger MM - Lisboa diz...

Não pretendia e, não pretendo fazer nenhum comentário acerca, mas, ao ler o que escreveste, pensei e.. chego às mesmíssimas conclusões que tu.

bjinhos

 
At outubro 20, 2009 11:08 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Bravo Amaral para mim chegam as ultimas frases que escreveste, não é preciso ver Deus, mas basta senti-lo e fazer como S.Paulo. Anunciar, anunciar anunciar. Os contemporaneos de Jesus Cristo viram-NO, porque Quem vê o Filho, vê o Pai. A miseriucordia Divina é fantástica, manda-nos amar até os inimigos. Peço a Deus que continue a inspirar-te para fazeres estes bonitos textos, quer seja em prosa ou em verso. Admiro-te apesar de...beij. Anonimo

 
At outubro 21, 2009 2:59 da tarde, Blogger Cláudia diz...

Liberdade acima de tudo Amaral, é mesmo isso tudo que escreves.Se a igreja acha que tem o direito de dizer e escrever tudo o que lhe apetece sem nunca se pôr em causa, porque não Saramago eu ou tu? Existem tantas coisas mais relevantes, urgentes e importantes para se falar...Quem julga Saramago que o inspira a escrever? Deus sente-se,percepciona-se.E nem todas as palavras do mundo são suficientes para descrever a sua presença...

 
At outubro 21, 2009 3:30 da tarde, Blogger Paula Raposo diz...

Como afirmas, muito bem, cada um é livre de manifestar a sua opinião seja sobre que assunto fôr! Beijos.

 

Enviar um comentário

<< Home