Lisboa,

terça-feira, abril 20, 2010

a linha de causalidade


Muitas pessoas pensam que "você cria a sua própria realidade" é uma doutrina espiritual. No entanto, esta actividade de criar a sua própria realidade não é algo que seja feito ao nível que as pessoas consideram como espiritual. É feito a nível psicológico. É uma função da mente. Tem a ver com a Mecânica da Mente.
... a pergunta fundamental de toda a vida e sobre todas as mudanças que ocorrem dentro dela.
O que vai fazer disso?
Esta é a inquirição da vida sempre que alguma coisa acontece no exterior da nossa mente. Sempre que ocorre qualquer acontecimento. Sempre que qualquer coisa piora. Seja o que for. Naõ importa. Pode ser um familiar que morre. Pode ser ter perdido os óculos. Pode ser o seu cônjuge estar mal-disposto. Ou muito bem-disposto. Pode ser você ter acabado de ser despedido. Ou acabado de ser contratado. A pergunta da Vida é sempre, sempre a mesma:
O que vai fazer dela?
A sua resposta cria a sua experiência.
A maior parte de nós não o vê dessa maneira, mas é exactamente o que passa a cada momento das nossas vidas. Recebemos dados provenientes do mundo exterior e estamos a criar a nossa realidade a partir deles.
Estamos a criar essa realidade literalmente a partir do nada. Estamos a criá-la a partir do pensamento puro, e esse pensamento emerge da verdade que temos em mente.
...
De onde provém a nossa verdade? E a resposta é: emerge dos nossos dados.
E de onde provém os nossos dados? Bem, são generosamente fornecidos por muitas fontes. Os nossos pais. A nossa família. Os nossos amigos. Os nossos vizinhos. Os nossos professores. Os nossos modelos. A nossa cultura. A nossa religião. Os nossos divertimentos. As nossas brincadeiras. E todos os nossos encontros reais "no terreno" anteriores com a vida - os quais, por sua vez, foram afectados por todos os atrás mencionados.
Então perguntamos... o que estimula, o que causa, o "ressurgimento" de todos esses dados passado na nossa consciência? E a resposta é: um Acontecimento. Um caso. Uma ocorrência exterior à sua mente. Todos os eventos evocam Dados Passados.
E ENTÃO perguntamos: O que provoca O Acontecimento? E a resposta é a Nossa Realidade.
Por outras palavras, uma coisa leva à outra. Ainda por outras palavras,
tudo se resume a um círculo.
Está a perceber isto? Aquela linha recta... a Linha de Causalidade?... Aquela linha não é nada recta. É um círculo.
Não existem linhas rectas no universo. Apenas parecem rectas. Todas as linhas acabam por se curvar sobre si próprias. Alguma vez olhou "até onde a vista alcança"? Está a olhar para o nada! A terra é curva. Para além do horizonte, curva. Tudo é curvo. O tempo. O espaço. Tudo, não apenas o horizonte. Aquilo a que me estou a referir agora é o que se chama o
Horizonte do Acontecimento.

(Neale Donald Walsch in Aproveitar a mudança)

1 Comentários:

At abril 22, 2010 7:33 da tarde, Blogger Brisa do Mar diz...

Olá, tudo bem?
Acredito plenamente que tudo o que nos rodeia nos faz ser quem somos.
Fui muito ligada aos meus avós( que me criaram), dou graças a Deus por eles e os meus País terem sido uns excelentes modelos. Os maus momentos fazem-nos crescer como pessoas, os bons fazem-nos felizes... o universo conspira a nosso favor, sempre!!
Bjokas, já tinha saudades de te ler... Fica Bem!!

 

Enviar um comentário

<< Home