Lisboa,

quinta-feira, fevereiro 10, 2011

a internet e os endereços


E se os endereços numéricos da Internet - que funcionam como uma espécie de número de telefone que permite aos internautas encontrar o site que pretendem - esgotarem?

Pode parecer impensável, mas está prestes a acontecer.

A proliferação do uso da Internet na Ásia e dos telemóveis conectados à rede está a entupir a Internet de endereços e já há poucos blocos para distribuir.

Os últimos cinco IP - cada um com 16,8 milhões de endereços - serão fornecidos amanhã, quinta-feira, segundo disseram à Associated Press fontes da entidade que administra esses endereços, a Internet Assigned Numbers Authority.

Mas se pensa que os sites vão passar a ficar indisponíveis, desengane-se. Pelos vistos, e tendo em conta o que está planeado, nem vamos dar por nada.

«Será um dia normal se todos fizerem o seu trabalho», explicou o director-executivo da American Registry for Internet Numbers, um dos grupos que faz a distribuição, neste caso nos EUA, Canadá e Caribe.

O actual sistema abarca um número máximo de 4,3 mil milhões de endereços em uso, isto porque foi concebido sem grandes ambições. Mas o facto é que o crescimento de sites tem sido exponencial nos últimos anos.

Daí que já esteja em curso a preparação de uma nova tecnologia com pretensões bem maiores (é pelo menos isso que se espera), a Internet Protocol versão 6. Só que, por agora, apenas perto de 2% dos sites suportam o IPv6 - Google e Facebook já entram neste leque.

Com o risco iminente de os endereços numéricos esgotarem, aumenta a pressão para que se rume ao infinito.


(Agência Financeira - 6/2/2010)

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home