Lisboa,

sábado, abril 09, 2011

heróis da nossa memória


Robin Hood (conhecido em Portugal como Robin dos Bosques) é um herói mítico inglês, um fora-da-lei que roubava dos ricos para dar aos pobres, aos tempos do Rei Ricardo Coração de Leão. Era hábil no arco e flecha e vivia na floresta de Sherwood. Era ajudado por seus amigos "João Pequeno" e "Frei Tuck", entre outros moradores de Sherwood. Teria vivido no século XIII, gostava de vaguear pela floresta e prezava a liberdade. Ficou imortalizado como "Príncipe dos ladrões".
Tenha ou não existido tal como o conhecemos, "Robin Hood" é, para muitos, um dos maiores heróis de Inglaterra.




Será uma lenda mas, para quem vive hoje em Nottingham, cidade no centro de Inglaterra que serve de cenário à maioria das baladas iniciais, Robin continua a existir. Além das estátuas, há as ruas batizadas com o seu nome ou o festival anual que lhe é dedicado. E há também o que resta da Floresta de Sherwood, onde é possível encontrar a árvore em redor da qual o bando de Robin se reunia em conselho.
É claro que, caso tenha vivido em Yorkshire (Inglaterra)Yorkshire, a floresta não era a de Sherwood mas a de floresta de Barnsdale.
No convento de Kirklees, hoje em ruínas, existe também aquela que se pensa ser a sua campa e onde se pode ler: "Aqui jaz Robard Hude".


(Wikipédia)

2 Comentários:

At abril 09, 2011 11:04 da manhã, Blogger Unknown diz...

Bom dia doce Amaral.
Fizeste-me sorrir...gostei do teu post, fala da cidadezinha que escolhi para passar alguns momentos da minha vida. Nottingham é efectivamente uma cidade linda, pessoas aprazíveis e hospitaleiras. Para quem não conhece, aconselho vivamente que o faça, valerá a pena.
Beijos com carinho, bom fim de semana meu querido.

 
At abril 09, 2011 2:30 da tarde, Blogger MM - Lisboa diz...

Muito interessante o post - não conhecia estes pormenores.
E que falta que nos faz agora um Robin Wood de verdade, dos que roubam aos ricos para dar aos pobres. Dos outros, temos muitos!!
Beijinho

 

Enviar um comentário

<< Home