Lisboa,

quinta-feira, junho 23, 2011

litotrícia extracorporal


O que é esta coisa da litotrícia?...
Pois foi preciso experienciá-la para que, agora, possa dizer o que é...
A Litotricia Extracorporal por Ondas de Choque, conhecida pela sigla LEOC, é um método de tratamento não invasivo de cálculos urinários.
A Litotritor produz uma onda de choque que passa através do corpo, focalizando-se num ponto. Quando a onda de choque encontra o cálculo - geralmente localizados no rim ou no ureter - actua sobre a sua estrutura, começando a fracturá-lo e a desintegrá-lo. Depois, através da própria urina, os pequenos fragmentos são eliminados.

Quando ontem entrei no bloco, deitei-me na marquesa da litotritor, colocaram-me o soro na mão esquerda, oxigénio nas narinas e as ventosas no peito para controlarem as pulsações cardíacas.
O médico aconchegou o corpo à máquina, fez alguns ajustamentos e, logo que a enfermeira fez infiltrar o "analgésico" para me deixar meio zonzo, avisou que não me assustasse com o "batuque" que iria ouvir.
E... o tratamento começou.
Um "braço" da máquina comprimiu o rim direito e começou a "picar" a pele, matraqueando-a numa cadência sucessiva de golpes.
Para quem conhecia "o processo"... talvez a coisa acontecesse naturalmente... Eu apenas conhecia o básico.
Quando o médico "adivinhou" que as dores seriam muitas, ordenou à enfermeira que me desse outra "dose"...
E lá continuou o matraquear na zona do rim direiro, uma picada seguida de dor interior, sinal de que o órgão estava a ser atingido e "maltratado"...
O que me fazia mais confusão era o tempo que "aquilo" estava a demorar. E, também, a ausência de informação, de diálogo ou qualquer outro gesto que servisse de "alívio" ou "contrapartida"...
Quando as dores se tornaram insurportáveis, comecei por balbuciar um chamamento... e lá pela quarta ou quinta tentativa, o médico abeirou-se, perguntando de estava a doer muito, mas que aguentasse só mais uns cinco minutos...
Os cinco minutos intermináveis chegaram ao fim... e a máquina parou o "matraquear", aliviando-me, finalmente...
Tinha-se passado cerca de uma hora... e... a litotrícia chegara ao fim.
Daqui a 15 dias irei tirar um RX para verificar o resultado. Entretanto, qualquer desconforto será natural, assim como aparecer sangue na urina e alguma dorzita na zona do rim, tapada com um penso...

Não fazia ideia de como era a experiência de uma litotrícia.
Agora, sei!