Lisboa,

quarta-feira, setembro 28, 2011

alentejo



"Hoje parto, e, para mim, a meio da ponte começa o Alentejo, que termina no mar, porque o Algarve não é mais que o Alentejo com os pés na água. Gosto tanto dessa terra, deserto pontuado de oásis de uma só árvore. Gosto das cores e gosto das formas. Da doçura dos montes, com linhas curvas que se continuam sem arestas como um corpo de mulher. Terra lavrada ao de leve, amada com cuidado, como se, para adormecer, tivesse sido acariciada, e não se tivesse apagado, ainda, a passagem dos dedos. O Alentejo és tu, mulher deitada, que sonha tranquila, enquanto a contemplo enlevado e em silêncio. Mar de bonança, quase sem ondas.
O Alentejo embala-me. A quietude da paisagem, o milhafre que paira, um casal em ruínas onde em tempos viveu gente, soltam o espírito que se liberta, paira e vagueia, levado pela corrente das ideias sem destino traçado, e pelo Sol matinal, que, de tão suave, convida ao devaneio.
Em Alcácer encontro a Beira, em Grândola vislumbro Manteigas, porque a tranquilidade da manhã permite muitos destinos, e o meu espírito gosta de visitar os sítios onde foi feliz. O Alentejo é berço onde se sonha de olhos abertos."

(Nuno Lobo Antunes in Vida em Mim)

2 Comentários:

At setembro 29, 2011 8:33 da manhã, Blogger BlueShell diz...

Bonito, sim...mas a mim...embala-me o íngreme relevo das serras..que se encostam ao céu...

Estou triste, hoje, Amaral...
Bj

 
At outubro 03, 2011 7:42 da manhã, Blogger BlueShell diz...

Vim saber de ti, meu amigo...

Onde andas? Que fazes?

No comentário anteror eu dizia quee stava trite...era aniversário do meu marido...e eu nada tive para lhe oferecer.
Que se oferece a alguém que lutou o ano inteiro contra um cancro? Que sofre ainda...sofre pelo medo, pela angústia de cada novo examen, no IPO? Que tinha eu que lhe pudesse dar?
...apanas meu imenso amor...e palavras de Fé...


Te abraço, meu querido e que
Deus te acompanhe na tua jornada!

BShell

 

Enviar um comentário

<< Home