Lisboa,

quarta-feira, setembro 14, 2011

novo computador



Um novo computador vai tentar imitar o cérebro humano.
É capaz não apenas de analisar informações complexas em tempo real, mas também de aprender com os resultados.
A IBM anunciou na quinta-feira a criação de um chip que imita a capacidade do cérebro humano, e a forma como se comporta. Integra software e hardware que é capaz, não apenas de analisar informações complexas em tempo real, mas também de aprender com os resultados, ou seja, as novas ligações serão feitas com cada nova informação adquirida, e as experiências anteriores são utilizadas para elaborar a próxima acção.

Segundo a empresa, este chip reconhece rostos, lembra-se de acções passadas e sente as variações do ambiente através de sensores. Tudo isso, ao mesmo tempo. Essa é a meta do projecto Synapse (Systems of Neuromorphic Adaptive Plastic Scalable Electronics), desenvolvido pela IBM Research.

Dois protótipos de chips foram fabricados e estão a ser alvos de testes. Ambos foram gravados com uma linha fina de 45 nanómetros de silício em isolante (SOI) e possuem o equivalente a 256 «neurónios» (células nervosas). O objectivo da empresa é um dia fabricar um com 10 milhões de neurónios, ainda que seja muito distante do cérebro humano, que possui 100 mil milhões.

(Portugal Diário - Agosto 2011)


0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home