Lisboa,

terça-feira, dezembro 06, 2011

acreditar

O acreditar em determinados princípios origina comportamentos especiais nos indivíduos que seguem esses princípios.
Não há dúvidas quanto a isso: a crença gera comportamentos.
Dizer que acreditar "nisto" é melhor do que acreditar "naquilo" é criar juizos, é julgar intimamente sem imparcialidade.
A verdade de cada um é uma verdade pessoal e única. Por vezes ouvimos ou lemos ou deparamos com determinadas coisas e sentimos que elas "encaixam" naturalmente na nossa maneira de estar.
Outras há que nos incomodam ou nos deixam completamente indiferentes, como se nada acontecesse e nada se alterasse na nossa maneira de ser.
Qual é a verdade que está por detrás das religiões que conhecemos? Quantas verdades encerram elas? Qual delas é mais verdadeira?
Eu vou à igreja aos domingos? Não!
Vou fazer tudo para ir a Meca, pelo menos uma vez? Não!
Tenho que confessar os meus pecados? Não!
Eu oro a Deus, ajoelhando ou prostrando-me no chão? Não!
Sou baptizado para poder ir para o Céu? Não!
Creio em Jesus Cristo como única via de alcançar a vida eterna? Não!
Tenho que praticar o jejum para evitar ser punido? Não!
Com todos estes "nãos" sou um herege, talvez um ateu.
Serei um herege, mas não ateu.

1 Comentários:

At dezembro 13, 2011 6:11 da tarde, Blogger Cláudia diz...

A verdade está dentro de cada um de nós.Todas são válidas, e nenhuma é melhor ou pior do que outra.Somos todos únicos, e ao mesmo tempo um só, e quando acreditamos nisso, temos a opção de escolher entre o ego, ou a alma.Entre o julgamento, e a aceitação.Uma leva à paz, e a outra leva ao conflito.Basta olhar para a história da humanidade para descobrir de que lado queremos estar, e sobretudo se preferimos ter razão ou sermos felizes...

 

Enviar um comentário

<< Home