Lisboa,

sexta-feira, dezembro 23, 2011

igrejas


Parei. Por um instante pareceu que o sino da igreja iria tocar.
Mas não! Fiquei quieto, absorvendo a quietude da manhã. Os minutos passaram e o silêncio permaneceu e confirmou que o sino, já silencioso há alguns anos, iria continuar sem emitir qualquer ruido.
Lembrei este episódio, antes de cruzar a porta da igreja, na altura das últimas festas da aldeia.
Recordações semelhantes ocorrem-nos de vez em quando.
Hoje em dia, quando entro numa igreja procuro o silêncio e a paz. Fi-lo muitas vezes, durante a hora do almoço, antes de voltar ao trabalho e, preferentemente, escolhia a Igreja de S.Nicolau. Nessa hora, poucas pessoas ali encontrava e o silêncio era quase absoluto. Sentava-me e, sem qualquer pensamento a perturbar-me, deixava-me enlear por uma tranquilidade e bem-estar muito especiais.
Acho que uma igreja, durante qualquer cerimónia (uma missa ou qualquer outra coisa) perde a grandiosidade e a energia espiritual.
Sei que pode ser um absurdo, mas é o que sinto. Por isso, só me faz bem se estiver numa igreja silenciosa.
Não gosto de missas.
Acho que não faz sentido o que se diz e o que se faz, sempre numa repetição constante e previsível. Recordam-se situações históricas e ideias milenares, e pouco se fala da evolução da espiritualidade e da Criação. E depois, para cada religião o seu ritual diferente, crenças diferentes, cada uma considerada como sendo a verdadeira e única para se atingir a "salvação".
Ainda assim, admiro as pessoas que, sinceramente, acreditam no que estão a ver e a ouvir.
Acho que uma igreja deveria ser um local especial para... se conversar com Deus.
Os altos tectos duma igreja ou duma catedral deixa-nos a descoberto o imenso espaço, onde o vazio nos aproxima da espiritualidade, dos intuitos divinos.
O silêncio e o espaço que nos rodeia dentro duma igreja proporciona-nos a sensação de estarmos perto de Deus.
Por isso mesmo, por este facto que parece transcender-me, sinto-me feliz interiormente numa igreja vazia de cerimónias (e de imagens, se fosse possível).


0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home