Lisboa,

sábado, dezembro 22, 2012

fim do mundo

Afinal, ontem, dia 21, não acabou o mundo!...
Por todo o planeta, muitas pessoas houve que acreditaram ou, pelo menos, viveram apreensivas perante a possibilidade de algo se passar nesse "fatídico" dia 21 de Dezembro de 2012.
Os Maias lá tinham as suas teorias, e o último dia do seu calendário significava que uma calamidade apocalíptica iria acontecer.
Ou talvez não! Um dos calendários maia de aproximadamente 5.126 anos, segundo alguns estudiosos, terminava em 21 de dezembro de 2012 e, logo, muita gente entrou em pânico, consumindo páginas de livros, vídeos e notícias, preparando-se, de alguma forma, para enfrentar o pior.

"Segundo a cosmologia Maia, o Planeta Terra possui 5 grandes ciclos ou eras, cada um com cerca de 5.125 anos. Para eles, 4 já passaram. "Os 4 ciclos anteriores terminaram em destruição. A profecia maia do juízo final refere-se ao último dia do 5º ciclo, ou seja, 21 de dezembro de 2012." diz Steven Alten. O quinto e actual ciclo também terminará em destruição? O que irá desencadeá-la? A resposta pode estar num raro fenômeno cósmico que os maias previram há mais de 2.000 anos. "A profecia maia para 2012 baseia-se num alinhamento astronómico. Em dezembro de 2012, o sol do solstício vai alinhar-se com o centro da nossa galáxia. É um raro alinhamento cósmico. Acontece uma vez a cada 26.000 anos" diz John Major Jenkins, autor do livro Maya Cosmogenese 2012."

Isto é apenas um pouco do muito que poderemos ler nas centenas de sítios que abundam na internet.
O "fim do mundo", afinal, ainda não aconteceu ontem!
O que será, afinal, o fim do mundo?... Um alinhamento cósmico poderá provocar danos no planeta Terra e destruir a vida que ele abriga?... O choque dum meteorito poderá ter as mesmas consequências?... Qualquer outra coisa semelhante, qualquer calamidade "natural" terá os efeitos catastróficos que façam desaparecer a vida na Terra?...
E é isto o fim do mundo?...

Como toda a gente, também penso qualquer coisa.
Tudo nesta vida tem um princípio e um fim. Qualquer utensílio que usamos, qualquer objecto, fabricado ou não, tem o seu tempo próprio, deteriorando-se progressivamente até que se estraga, definha e desaparece. Até a estrela mais reluzente tem o seu tempo de vida. Tudo parece, na verdade, ter um princípio e um fim.
O mundo também, como é evidente. O mundo, tal como o conhecemos. O mundo físico, pelo menos.
Parece que Deus criou tudo à Sua imagem. Até "isto" que toda a gente comenta.
Então, estou tentado a dizer que o mundo "acabará" no dia ou no instante que Deus assim o decidir. Porquê?... Porque há-de chegar o momento em que Deus, como Criador, se vai "cansar" de viver a Experiência da Vida. E, naturalmente, há-de querer regressar "àquilo" que era, antes de começar a dar "vida" à Sua Criação.
Será ISTO possível?...
Talvez sim e, neste caso, o "mundo" acabará e Deus voltará a ser o ponto de luz que é TUDO, na infinidade e na eternidade.
Talvez não e, neste caso, o mundo continuará "aqui" ou "noutro lado qualquer", porque a Criação não pode parar, na eternidade de todos os tempos, já que Deus, como Criador, não vai. nunca, deixar de querer viver a Experiência da Vida.





0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home