Lisboa,

sexta-feira, janeiro 11, 2013

o gene da morte


Um grupo de cientistas norte-americano descobriu por casualidade que o gene que dá corda ao relógio biológico é capaz de determinar o momento em que vamos morrer. A conclusão foi publicada na revista especializada «Annals of Neurology».

O gene foi descoberto durante uma investigação sobre o desenvolvimento do Parkinson e a enfermidade de Alzheimer, como explicou Andrew Lim, do Departamento de Neurologia «Beth Israel Deaconess Medical Center», em Boston.

Os médicos investigaram os padrões de sono de cerca de 1200 pessoas com mais de 65 anos de idade, através de uma pulseira que vigiava os ciclos de sono e vigília. A equipa descobriu diferenças genéticas significativas entre quem costuma madrugar e tem por hábito deitar-se cedo e quem acorda tarde e só se deita de madrugada. 

Um nucleótido combinado como o gene «Period 1» marcava diferenças entre os «madrugadores» e os «notívagos», sendo que 60% tinham adenina (A) e 40% guanina (G), respetivamente. 

Os resultados demonstraram ainda que os «madrugadores» morrem cerca das 11:00, enquanto que a maioria dos «notívagos» morre por volta das 18:00. 

Outra das conclusões é que as variedades genéticas podem indicar a hora da morte dos seus portadores. Andrew Lim, explica que «o relógio biológico interior regula muitos dos aspetos da biologia e comportamento humano e também inclui a hora de estados clínicos graves como um derrame cerebral ou um enfarte». 

(FCO    |   2012-11-22 18:16)

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home