Lisboa,

quarta-feira, abril 19, 2006

parar

Nos dias que correm, qual de nós não ouviu já esta expressão: "O tempo voa... o tempo está a passar tão depressa!..."
Ao fim e ao cabo, todos nós "sentimos" isso! O tempo "passa a correr"...
Há dias, deparei com um livro que abri ao acaso e verifiquei que falava disso mesmo. A vida de hoje, os seus compromissos, responsabilidades, exigências, não dão descanso.
A vida é uma correria para aqueles que lutam pelo sucessso.
A vida nas grande cidades obriga a um vai-vém constante, a uma "falta de tempo" para se conseguirem cumprir horários comprometidos.
Todos temos a consciência perfeita que precisamos fazer uma pausa durante o dia. Precisamos parar, uma ou outra vez, sentarmo-nos, tomar um sumo, relaxar, e deixar o ponteiro maior do relógio dar uma voltinha...


O que é que dizia aquele livro de David Kundtz... numa página em que tentava explicar este fenómeno que, por vezes, nos surpreende?

"Um facto espantoso é que os objectos que se deslocam à velocidade da luz não sofrem a influência do tempo. Por outras palavras, à velocidade da luz, o tempo pára! Os cientistas asseguram-me que estas afirmações são verdadeiras e rigorosas. Eu não pretendo compreendê-las do ponto de vista científico, mas agradam-me. E gosto particularmente de aplicá-las ao PARAR: PARAR consiste numa paragem de tempo ou numa paragem no tempo.
PARAR à velocidade da luz confirma que esse PARAR ocorre no contexto de um mundo muito rápido, que não espera por ninguém e que, se não for capaz de o acompanhar, será deixado para trás. Também vem confirmar algo que muitos daqueles que ensinam espiritualidade têm tanta resistência em aceitar: andar depressa não é necessariamente mau. Muitas tecnologias que promovem a velocidade são boas na sua essência. A história mostra que os seres humanos nunca, mas nunca mesmo, optaram pela lentidão. Quando ouço amigos meus lamentando-se de que as suas vidas se movem demasiado depressa, eles não se referem a uma rejeição total da velocidade, mas sim ao desejo de poderem despender mais tempo próprio em actividades lentas e contemplativas. O problema, claro, é que umas são em demasia e outras não são suficientes. PARAR pode restabelecer o equilíbrio.
PARAR dez vezes durante um dia muito agitado e emocionalmente exigente não se assemelha a um movimento brusco, mas sim a um fluxo suave que se vai deslocando harmoniosamente ao longo do dia. E, como resultado, já não chegará ao fim do dia sem forças, exausto e deprimido, mas sim sentindo-se lindamente e, depois de um descanso adequado, pronto para continuar com entusiasmo."
(David Kundtz in "Parar")

17 Comentários:

At abril 06, 2006 12:04 da tarde, Blogger BlueShell diz...

Gosto desta teoria: eude facto tenho de PARAR para me pensar...para nos pensar! Senão nada faz mais sentido na minha vida, entendes? Tudo me foge. Quem eu mais amo....deixo escapar como areia por rntre meus dedos...
tenho de pARAR e repensar tudo acerca de mim e ...dos outros
.Deixo um sorriso em tom de AZUL
BLUESHELL«~«~«~«~«
~«~«~«~«~«~«~«~«~«~«
~»~»~»~»~»~»~»~«~«~«

 
At abril 06, 2006 12:10 da tarde, Blogger Esther diz...

No final de cada dia ( 1h da manhã , geralmente, preciso ver um pouco de tv ou ir a net, caso contrário terei a sensação de que o dia não acabou, parecendo uma continuidade assustadora..sem interrupções!

 
At abril 06, 2006 12:31 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Saber acelerar, saber parar, saber gerir os movimentos, os ritmos, é a arte de viver!
Boa recolha. Bom trabalho. Agradeço por ele.
Deixo um sorriso

 
At abril 06, 2006 12:35 da tarde, Blogger Maria Carvalho diz...

Certíssimo! Eu paro várias vezes durante o dia. Ainda há pouco fui beber um chá e pensar em nada! Beijos para ti.

 
At abril 06, 2006 1:57 da tarde, Blogger Águas da Vida News diz...

CB
O importante de todo esse tempo que voa é termos a conciencia que nao somos materialmente eternos e o que conta sao os valores espirituais de cada individuo, nada permanece em eterno, as noças açoes sao medidas na proporçao daquilo que fazemos e o mais importante em todo esse tempo que passa é a ajuda ao nossos semelhantes, pois a cada segundo de vida nossa matéria envelhece e nos mostra a realidade do tempo que abandona nossos sonhos materiais.
Big Kiss

 
At abril 06, 2006 3:01 da tarde, Blogger Ana diz...

Se não pararmos... e pensarmos... vai ser a vida que nos vai fazer parar. Talvez aí comecemos a Viver.
Um beijo para ti, Amaral.

 
At abril 06, 2006 3:20 da tarde, Blogger NIcinha na Holanda diz...

Amaral,
CB
Desfruto de cada minuto da minha vida. E sempre acho que o tempo passa depressa demais. As vezes desejo que o dia fosse mais longo. Tenho tanto com que me ocupar, tanto que gostaria de fazer, de participar que precisaria não de um dia mais longo, mas outras vidas.
Respondendo o seu comentário: Autistas não são coitadinhos. (Falo mais do autista de alto desempenho).
Eles são tidos como esquisitos, antipáticos, associais, estranhos...quando na verdade eles são pessoas diferentes. Porisso se tornam facilmente vítimas de piadas, caçoadas, discriminação, isolamento por colegas, principalmente nas escolas e no local de trabalho. O que os fazem muito infelizes e os tornam ainda mais introvertidos, porque a sua maior deficiência está no contato social. Exatamente lá é que eles precisam ser ajudados para poder se integrar no grupo. Voce vê, é uma deficiência que não dá para ver na fisionomia, mas no comportamento. Eles não querem ser antipáticos e nem ignorar ninguem, eles simplesmente não sabem ser sociais, pois normalmente eles tem um grande problema de empatia. É um assunto muito complexo, mas muito importante.
Desculpa se o meu comentário ficou muito longo.
Um grande abraço.
Eunice

 
At abril 06, 2006 4:20 da tarde, Blogger pisconight diz...

Oi!!
Estou concorrendo também ao selo de ouro. Parabéns pelo blog!!
Por vezes temos mesmo que parar, né?
;)

 
At abril 06, 2006 6:54 da tarde, Blogger Su diz...

gostei de ler.te
o tempo corre...voa...passa depressa e temos sempre de parar/ para nos darmos tempo.....pensar...
jocas maradas de tempo

 
At abril 06, 2006 7:06 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Olá Querido Amigo:
Lindo Texto sobre o Tempo que realmente nos apreça, mas faz parte e também devemos dar um tempo para nossas vidas pessoais também senão, tudo perde a graça...
Beijos no Coração e apareça para conhecer meu outro Blog: http://anjoasamorenaromantica.zip.net
CIÇA

 
At abril 06, 2006 7:06 da tarde, Blogger LUA DE LOBOS diz...

E de facto, estou esgotada.
Por paragens forçadas, por não saber parar ou por ser diferente o meu tempo de paragem...
xi
maria de são pedro

 
At abril 06, 2006 8:48 da tarde, Blogger Vica diz...

Seria ótimo parar e o tempo não passar.

 
At abril 06, 2006 10:01 da tarde, Blogger Carla diz...

Parar?, era bom era!, mas só se o tempo parasse também.
Bjx

 
At abril 06, 2006 10:07 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Minha rotina de trabalho me permite umas paradinhas aqui e alí entre as aulas dadas. É uma benção!
Beijinho,
Jo

 
At abril 06, 2006 11:29 da tarde, Blogger Living Place diz...

Ás vezes são estas paragens que nos dão o impulso que nos faltava para percorrer um caminho que antes não tinhamos coragem de seguir.

 
At abril 07, 2006 11:24 da tarde, Blogger lena diz...

tens razão Amaral

todos os dias digo que hoje é o meu dia de parar e não adianta, arranjo sempre mais algo para que o tempo estique e não dê ao corpo e à mente o descanso que eles precisam

vou ter que parar, mesmo e ouvir a ouvir voz...

beijinhos muitos para ti


lena

 
At abril 25, 2007 5:49 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Enjoyed a lot! Garrett wolfe running back Breast implants pocket will heal bra senior term life insurance quote in scotland Soccer referee game sheet Black jack layout Jill prescott culinary school archives texas lottery past results Wells fargo retirement services plan Weight and body fat nutritional supplements

 

<< Home