As principais partes do olho humano são:
A córnea que é a parte da frente do olho, onde vemos o branco do olho e a íris. A córnea normal é transparente e esférica.
O cristalino que é uma lente gelatinosa, elástica e convergente que focaliza a luz que entra no olho, formando imagens na retina. A distância focal do cristalino é modificada por movimentos de um anel de músculos, os músculos ciliares, permitindo ajustar a visão para objectos próximos ou distantes. Chama-se a isto a acomodação do olho à distância do objecto.
A convergência correcta do cristalino faz com que a imagem de um objecto, formada na retina, fique nítida e bem definida. Se for maior ou menor que a necessária, a imagem fica fora de foco, como se costuma dizer.
A íris que é aquela parte circular que dá a côr do olho. É opaca mas tem uma abertura central, a PUPILA, por onde entra a luz. O diâmetro da pupila varia automaticamente com a intensidade da luz ambiente: no claro ela é estreita e no escuro dilata-se. O seu diâmetro pode passar de 2 mm a 8 mm, aproximadamente.
A retina que é nela que se formam as imagens das coisas que vemos. A retina é composta por células sensíveis à luz, os cones e os bastonetes. Estas células transformam a energia luminosa das imagens em sinais nervosos que são transmitidos ao cérebro pelo nervo óptico.
Vou retirar o cristalino do meu olho direito e substituí-lo por uma lente artificial.
É o que se chama ser operado às cataratas.