Lisboa,

quinta-feira, maio 30, 2013

à imagem de Deus



Deus escondeu toda a História da Criação dentro de nós. Nós próprios, aqui e agora, não somos o fim da evolução. Nós somos toda a evolução. Nós próprios vivenciámos cada passo da mesma na nossa vida humana - muito pessoal. Tudo está armazenado no nosso corpo e na nossa memória, porque nós percorremos toda a evolução da vida na Terra desde a fertilização da primeira célula no ventre da nossa mãe. Nós próprios fomos, durante alguns dias ou semanas, cada ser na cadeia até ao surgimento do ser humano.
É como se Deus, no início da existência humana, quisesse que cada ser humano se recordasse uma vez mais daquilo que ele é na verdade: pura História da Criação.
Todo o caminho, desde o primeiro impulso da Criação até à primeira gota, da gota até ao Universo e até à alma, e assim por diante, através de todas as formas de vida até ao ser humano completo. Com o percurso da nossa constituição como ser humano, Deus pôs dentro de nós a memória daquilo que Ele próprio é.
É isto que se quer dizer quando se fala da "imagem de Deus". No plano do nosso corpo, somos a imagem de Deus, porque o nosso corpo contém a História completa da Criação.
No plano da nossa alma, somos a imagem de Deus, porque a nossa alma é uma gota pura do mar da Consciência Divina.
E no plano do nosso espírito e do pensamento, também nos tornaremos uma imagem perfeita de Deus, quanto mais reconhecermos tudo isto.

(Ruediger Schache in O segredo de Deus)



quarta-feira, maio 22, 2013

o amor

Quando se trata de amor, ninguém obriga ninguém. O universo não pode conspirar, quando o Amor é intérprete no palco da Vida.
O Amor não obriga, não obedece a desejos, não julga, não faz escolhas a favor desta ou daquela alma, não interfere.
O Amor é liberdade!
O amor é um pavio que se acende no Amor que é Deus dentro de nós.
A Vida que nos movimenta e nos faz conscientes insuflou em nós a dádiva que permite recriar o amor nas suas variadas vertentes.
A liberdade que nos foi dada para podermos escolher quem queremos amar é a liberdade mais sublime.
O universo não interfere, mas abre portas e janelas, escancara situações, ilumina previsões e acontecimentos.
O universo é o amigo desinteressado.
É o parceiro do observador, é seu cúmplice e seu benfeitor. Não ordena nem complica. Não faz e desfaz.
O universo é luz que observa e luz que rejubila.

segunda-feira, maio 20, 2013

carlos drummond


sexta-feira, maio 17, 2013

à procura de Deus

Antes de as criaturas serem criadas, havia uma luz que enchia toda a realidade. E não havia espaço vazio, tudo estava repleto com a mesma luz simples do infinito, e não havia princípio nem fim. Todos e tudo eram apenas uma simples luz.

.....................................

"Não posso tornar-me em nada, tenho de ser honesta e quero dizer a Deus: criaste-me com todos os meus problemas. A culpa é Tua. Quero saber porque o fizeste. Se não querias que eu me zangasse ou ficasse irritada, então porque me criaste assim? O problema é Teu. E quero que saibas disso."

......................................

Temos de reconhecer o nosso papel em algo muito maior do que nós próprios. Somos parte do desenrolar do universo. ..

(Eric Weiner)

terça-feira, maio 14, 2013

simplicidade

Todos vivemos da realidade. O passado e o futuro entranham-se nessa realidade, muitas vezes, e acabam por dar razão ao mistério divino de que tudo se passa ao mesmo tempo, e o que acontece está tudo gravado num disco cósmico que contém todos os pensamentos, palavras e actos, emoções e sentimentos, fruto de todas as almas que fizeram, fazem ou farão parte da Criação "idealizada" por um Deus curioso.

Somos almas caminhantes, seres de luz em constante evoluir, expressões dum Deus maior, cheios do conhecimento mas sempre pequeninos enquanto não conscientes de que estamos ligados, eternamente ligados, presas fáceis de cada acção produzida, implacavelmente sujeitas aos efeitos de algum golpe alheio e inesperado.

A Vida “quer” a complexidade extrema. A Sua simplicidade nasce do inimaginável que o humano não entende, mas é na simplicidade que Deus se “refugia”.

A nós, pequenas manifestações de Si, resta-nos experienciar para O engrandecer.

terça-feira, maio 07, 2013

bhagavad gita

"Em última instância, não deves ter dúvidas sobre este grande ensinamento: embora todas as criaturas estejam aparentemente separadas, na realidade, são apenas uma.
Todas as criaturas têm origem na divindade e estão unidas à divindade.
Quem compreender realmente isto torna-se a divindade e alcança, por esse meio, a libertação."


(Bhagavad Gita)

sábado, maio 04, 2013

ser Deus

Vejo que retomaste o gosto de falar com Deus!
Chama-Me o que quiseres porque qualquer nome Me assenta bem. Mas não te esqueças que tudo é energia... e consciência.
Nessa ou noutra dimensão, és energia a fervilhar... mas a tua consciência, essa, é o foco principal que não podes esquecer. Com ela, vais trabalhando e fazendo evoluir tudo aquilo que sintas estar por fazer. Quer seja no mundo físico, quer seja no mundo espiritual, quer seja noutro plano por onde vais necessariamente transitar.
Não estás sozinho. Estamos todos juntos nesta aventura extraordinária e ninguém, nem nada, fica de fora.
Se alguma coisa fizeres que provoque sofrimento a outra pessoa, vais refrear o teu crescimento e mais lentamente prossegue a tua evolução.
Se algo te faz sofrer, aceita o sofrimento como uma dádiva para melhor entenderes o processo evolutivo de todas as almas que Eu controlo. Eu não controlo para julgar, não julgo para te assustar, não Me irrito por me ignorares, não vou ser mais amigo se Me adorares.
Eu sou um Criador que não precisa de nada, porque sou Unico e ninguém nem nada mais existe que não seja Eu.
Tu existes porque És em Mim.
Tu e todos, animais e plantas e todas as coisas inanimadas são expressões que assumo, são formas que "invento", são múltiplos aspectos que vou criando.
Quando sopra a brisa, quando o vento se agita, quando o mar rodopia ou a estrela brilha lá no alto, sou Eu que respiro, sou Eu que abraço a magia que vou criando.