Lisboa,

quarta-feira, maio 31, 2006

dia mundial do não-fumador


Ao acaso, fui lendo o que se escreve por aí, em relação ao consumo do tabaco, e fico abismado perante a "cegueira" do fumador, quando, provadamente, toda a gente conhece os malefícios a que está sujeito. Vale a pena, neste dia que me é dedicado, consultar meia dúzia de informações sobre este assunto, que continua a ser ignorado, ainda, por muita gente...



"O hábito de fumar (tabagismo) - acto voluntário de inalar o fumo da queima do tabaco - independentemente da qualidade, quantidade ou frequência, é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumadores."



"O TABAGISMO, isto é, o consumo excessivo de tabaco, é responsável por uma redução importante do tempo de vida. Num fumador de 10 cigarros por dia essa diminuição pode quantificar-se em 3 anos, para 20 cigarros em 6 anos e até 8 anos para o fumador de 2 maços diários. Além da sua acção sobre a esperança de vida, os seus danos sobre a saúde são inúmeros. O fumo do cigarro contém mais de 10 000 substâncias químicas que se podem agrupar em quatro tipos principais: substâncias irritantes, que perturbam o sistema de lim­peza da árvore respiratória; monóxido de carbono, que se fixa na hemoglobina (proteína contida nos glóbulos vermelhos) e aí toma o lugar do oxigénio; nicotina, que actua ao nível do sistema nervoso central e que é responsável pelo fenómeno de habituação, pela elevação da frequência cardíaca e da tensão arterial (favorecendo o depósito de gordura nas paredes arteriais); alcatrões e agentes cancerígenos (em particular o benzopireno)."

(Escola "A ribeirinha")



"Fumar é o hábito mais perigoso para a saúde da mulher no Europa. O tabaco é um dos fardos mais pesados para a saúde e bem-estar da mulher em todo o mundo. Actualmente, mata cerca de meio milhão de mulheres por ano, mas espera-se que este número aumente até ao ano 2020. Em alguns países, o cancro do pulmão já ultrapassou o cancro da mama como a principal causa de mortes por cancro entre as mulheres.

São especialmente as mulheres mais novas que fumam mais do que os homens. Desde 1970 que o número de fumadores diminuiu mais entre os homens do que entre as mulheres. O hábito de fumar está a espalhar-se por todo o mundo, especialmente entre as mulheres das classes sociais mais baixas, que deixam de fumar com menor frequência do que as outras mulheres. Encontrar formas para que as raparigas de classes baixas adoptem um estilo de vida sem tabaco é um grande desafio para os profissionais da educação e da saúde.

O cancro do pulmão está a aumentar ainda mais rapidamente entre as mulheres do que entre os homens na União Europeia. As campainhas de alarme estão já a tocar em alguns países onde o cancro de pulmão é actualmente mais comum em mulheres com menos de 45 anos de idade do que em homens da mesma faixa etária."
(

Escola "A ribeirinha")

segunda-feira, maio 29, 2006

falamos tão pouco de Deus

O despertador tocou. Como de costume, o Rui deixou-se embalar naquela música suave e, quando deu por si, a meia hora que tinha "de margem" para o banho, para a barba e para o pequeno-almoço já não surtiu efeito. Não fora a mulher ajudá-lo no escolher do fato e no aprontar da pequena refeição, e nem tempo teria para dar um beijo de despedida aos dois filhos que a mãe aprontava para levar à escola.
Tirar o carro da garagem, enfiar-se na fila de trânsito, encontrar um local para estacionar e fazer a pé os últimos metros até ao emprego fizeram parte da correria última da manhã. Porque a hora do almoço chegou célere, a parte da tarde foi cheia de trabalho e o regresso a casa fez-se com as dificuldades habituais do trânsito.
A noite veio num ápice, o jornal foi lido nas parangonas, teve ainda um tempinho para se informar do que se passara com os filhos nas escolas e teve também alguns momentos de relaxe no sofá, enquanto espreitava um programa de TV com a mulher...



Mariana levantou-se "com as galinhas" e ficou só com a labuta da casa, quando o marido se despediu para se reunir aos colegas e rumar para a fábrica onde trabalhava.
Entre a limpeza da casa e o tratar do bebé de cinco meses não sobrou muito tempo. As refeições, a limpesa da casa, a lavagem das roupas, o engomar, limpar o bebé, dar-lhe de comer, sossegá-lo, distraí-lo, fazer as compras "miúdas" nas lojas perto - não lhe dá tempo para uma conversa com a vizinha nem para olhar se o céu está pouco ou muito azul...

O Rui aproveita os fins-de-semana para passear com a mulher e os filhos e pouco tempo lhe sobra para fazer visitas à família ou aos amigos...
A Mariana quase não tem fins-de-semana livres, mas não perde as festas da vila para visitar a feira e participar na procissão...

Quando fala da catequese com a mulher ou com os filhos, o Rui lembra que qualquer dia têm que ir à missa, mas acha uma chatice porque embirra com os "discursos" do padre...
Já a Mariana, quando pode, deixa a criança com o pai em casa e vai à igreja nalguns domingos, muito embora não entenda verdadeiramente nem metade do que se passa lá dentro nem o seu significado. Mas gosta, porque é bonito e não liga muito ao que o padre diz no sermão...

O Rui e a Mariana nunca se encontraram fisicamente. Vivem a muitas centenas de quilómetros um do outro e nem sequer são familiares nem conhecidos...

Ambos não se lembram já da última vez que, conscientemente, falaram de Deus. Não sabem nem querem saber dessas coisas "que não entendem"... Mas já foram a Fátima oferecer uma vela a Nossa Senhora e pretendem voltar.
No dia-a-dia não falam de Deus. É raro, muito raro, ouvirem falar de Deus...
Nem nas ruas nem nas suas casas nem nas casas dos seus amigos...
Para eles, Deus está muito longe, algures lá no Céu, para onde Ele os chamará, um dia, se acaso o merecerem...

quinta-feira, maio 25, 2006

a consciência


A consciência é reparar no momento.
É parar, olhar, escutar, sentir e experimentar totalmente o que está a acontecer.
É uma meditação.
A consciência transforma tudo numa meditação.
Lavar a louça. Fazer amor. Cortar a relva. Dizer uma palavra em voz alta a outrem.
Tudo se torna uma meditação.

A consciência é passar para o nível do Observador Que Não É Observado.
Estás a observar-te a ti próprio.

É fácil. Não é tão difícil nem complicado como parece. Trata-se de parar, olhar, escutar, sentir. Trata-se de saber, e saber que sabes. Trata-se de acabar com o fingimento.


(Neale Walsch in "Amizade com Deus")

quarta-feira, maio 24, 2006

o exterior e o interior



Uma figura de uma mulher velha, e nas mesmas linhas uma bela mulher jovem está também escondida. Há uma figura, as mesmas linhas, mas duas figuras estão nela; uma mulher velha, uma mulher jovem.
Olhe para a figura; você não pode tornar-se ciente de ambas simultaneamente. Você tornar-se-á ciente ou de uma ou de outra. Se você se tornou ciente da mulher velha, você não pode ver onde a mulher jovem está escondida. Mas se você tentar encontrá-la, será difícil e o próprio esforço tornar-se-à uma barreira. Porque você tornou-se ciente da mulher velha, ela tornou-se uma coisa fixa nos seus olhos. Com essa coisa fixada, você está tentanto encontrar a mulher jovem. Isso é impossível, você não será capaz de encontrá-la. Você tem de fazer uma técnica.

Fixe apenas o olhar na mulher velha, esqueça a mulher jovem completamente. Fixe o olhar na mulher velha, na figura da mulher velha. Fixe o olhar! Continue fixando o olhar. De repente a mulher velha desaparecerá e você tornar-se-à ciente da mulher jovem escondida lá. Por quê? Se você tentar encontrá-la você perderá. Esse tipo de gravura é dado às crianças como um quebra-cabeça e dizem para elas: "Encontre a outra". Então, elas começam a tentar encontrá-la e por isso elas perdem.

O truque é não tentar encontrá-la, simplesmente fixe o olhar na figura e você se tornará ciente. Esqueça-se da outra - não há nenhuma necessidade de se pensar sobre ela. Os seus olhos não podem permanecer num ponto; assim, se você fixa o olhar na figura da mulher velha, os olhos tornar-se-ão cansados. Então, de repente, eles mover-se-ão da figura e, nesse momento, você tornar-se-à ciente da outra figura que está escondida exactamente ao lado da mulher velha, dentro das mesmas linhas. Mas o milagre é que, quando você se torna ciente da mulher jovem, você não pode ver a mulher velha. Mas você sabe agora que ambas estão ali.

O mesmo acontece com o olhar exterior e interior. Você não pode ter ambos simultaneamente.


(Osho in "O livro dos segredos")

segunda-feira, maio 22, 2006

aljustrel


Aljustrel é um concelho em desenvolvimento. Parece não haver quaisquer dúvidas quanto a isso. O investimento para a reabertura das minas que, brevemente, se verificará, é a prova mais recente que nos faz acreditar no futuro promissor da vila de Aljustrel.
Este ano, a Feira do Campo Alentejano voltou a ser palco dum conjunto de iniciativas culturais e de entretenimento, que terá levado ao Parque de Exposições e Feiras mais de três dezenas de milhar de pessoas.
Desde sexta-feira até domingo, não faltaram grupos corais, actividades hípicas, danças de salão, ranchos folclóricos, espectáculos equestres, colóquios, gincanas, garraiadas, concertos...
As imagens são uma pequena amostra da animação que encheu a Feira do Campo Alentejano 2006, em Aljustrel. A Câmara Municipal está de parabéns!
Eu fui lá, mais uma vez, e gostei!


Aspecto da Feira


Aspecto da Feira




Exibição de danças de salão




Espectáculo Equestre: O Campo em Festa




Exposição de Escultura




Concerto com Rui Veloso


Jorge Lomba - música tradicional portuguesa




Concerto com os Canta Bahia



Nova Aurora - Música Popular




Grupos Corais

Aspectos dos Pavilhões

sexta-feira, maio 19, 2006

Deus é



Em qualquer livro que lemos há sempre uma frase, um capítulo que nos deixa simplesmente paralisado, silencioso. Como se algo nos venha despertar de qualquer adormecimento. Como se, de repente, alguma coisa familiar nos queira dar um alerta ou simplesmente nos acene com amizade.
Acho que nesses momentos a nossa consciência depara com uma coisa já nossa conhecida.
Isto a propósito do capítulo 29 do livro "O Que Deus Quer":

"Há algo de que se deve ter apercebido ao longo de toda esta discussão sobre "O Que Deus Quer" e sobre todo o processo da vida e da criação pura. O leitor está no centro de tudo.
Só falta uma coisa na sua compreensão de Deus.
Você.
O leitor era o que faltava.
Mas já não falta.
Em tempos esteve perdido, mas agora reencontrou-se. Reencontrou-se a si mesmo em Deus. E descobriu Deus, em si próprio.
Deus é Um Ser, ou, visto de outra forma, Deus é Um, a Ser.
E o que está Deus a Ser? Deus está a Ser Aquilo que Deus É.
Pense nisto.
Pondere estas coisas profundamente no seu coração.
Agora, o conhecimento expande-se. Subitamente, fica claro que aquilo que Deus está A SER é aquilo que Deus É.
A ser e é são a mesma coisa. Deus está a ser o que Deus é, e Deus é o que Deus está a ser. É um círculo. É algo sem princípio nem fim. Não procure um princípio e um fim, pois buscará em vão Aquilo Que Não É.
Existe apenas Aquilo Que É.
Existe apenas Um Deus. Que Deus é este? É Adonai? Alá? Eloim? Deus? Hari? Jeová? Krihna? O Senhor? Rama? Javé?
É Todos Eles.
Agora as palavras começam a perder o gume. As palavras são a forma de comunicação menos fiável. À medida que avança a busca de um significado mais elevado, a melhor maneira de as palavras cumprirem a sua tarefa é caindo por terra.
Deus está a ser o que Deus é.
Deus está a ser qual Deus?
Deus está a ser o quê?
Deus está a ser.
Deus é.
Deus"

(Neale Donald Walsch)

quinta-feira, maio 18, 2006

dia internacional dos museus


Museus e os Jovens é o tema de reflexão proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), este ano, para a 28ª edição do Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de Maio em todo o mundo.
Em Portugal, os museus dependentes do Instituto Português de Museus e os restantes museus integrados na Rede Portuguesa de Museus associam-se de forma muito expressiva a esta data, promovendo iniciativas que se estendem ao longo de todo o mês de Maio.
Subordinado ao tema “Museus e os Jovens”, esta comemoração destaca uma função basilar dos museus, a comunicação, que se reflecte numa enorme variedade de actividades desenvolvidas na programação: desde a inauguração de exposições e a promoção de visitas guiadas, até à animação de rua, conferências, espectáculos de música, dança, teatro e multimédia, projecção de filmes, concursos e oficinas. A programação dos museus para o Dia Internacional dos Museus coloca em destaque o seu dinamismo enquanto instituições culturais que procuram ir ao encontro dos públicos jovens e estabelecer formas inovadoras de diálogo com as novas gerações.

A noite dos Museus, iniciativa promovida pelo Ministério da Cultura e Comunicação francês e que actualmente se estende aos países europeus. Neste dia, os museus vão abrir as suas portas até por volta da 1h00, oferecendo um conjunto de eventos e de animações que pela sua variedade, originalidade e riqueza irão certamente fazer despertar um outro olhar num público mais vasto. Neste ano a pluralidade de iniciativas para celebrar a Noite dos Museus é muito variada, registando-se um aumento da oferta de actividades que convidam à visita ao museu de forma diferente, acompanhadas de espectáculos, desfiles e conferências.

No âmbito desta celebração, a entrada nos Museus do IPM será gratuita nos dias 18, 19 e 20 de Maio e estes oferecerão aos seus visitantes um programa de actividades muito diversificado.

Ainda por ocasião desta Comemoração, de 13 a 24 de Maio, terá a oportunidade de na compra de um Passe dos Museus do IPM – 2, 5 ou 7 dias – ter 20 % de desconto nas publicações e produtos do IPM à venda nas lojas dos museus do Instituto, e na Loja de Museus situada no Palácio Foz, em Lisboa.

(Instituto Português dos Museus)

alguns sites para visitar:
Cultura em miúdos
Museu do brinquedo
Museu Nacional de Arte Antiga
Museu do ar
Museu da Música
Museu Nacional do Azulejo
Museu de marinha
Museu Nacional do Traje e da Moda
Museu Monográfico
Museu Nacional de Historia Natural
Museu Nacional de Arqueologia
Museu Virtual do Cartoon
Instituto Português dos Museus

quarta-feira, maio 17, 2006

cory reese


Já vinha sendo altura de eu prestar homenagem a este talento da música que, tão brilhantemente, embala o piano com este extraordinário "moment of peace", que soa como fundo neste blog que está agora aberto.
Cory Reese , um rapaz que não teve uma lição de piano na sua vida, um rapaz que começou a escrever música sozinho - aparece-nos com este album "Moment of Peace", que pretende ser a crónica da vida de um jovem.
Diz David Lanz que "Cory toca música muito especial vinda do coração".
"A sensibilidade de Cory - segundo Paul Cardall - no uso de cada nota e da sua dinâmica está perto da perfeição".
Cory Reese é casado e pai de três filhos. A sua personalidade está na música.
Grátis para download, o seu site na Internet tem à disposição de todos estes três temas:

Oh, Come, All Ye Faithful
The Purpose of It All
Moment of Peace



segunda-feira, maio 15, 2006

pl'a tal nesga

Foi a 17 de Junho do ano passado que coloquei um post sobre este tema: as torres enormes que iam povoando a zona onde moro.
Nessa altura, eu dizia:

"Da minha janela ainda ia vendo uma nesga de céu e uns prédios lá longe, onde o horizonte se combinava com nuvens que passavam, mais ou menos depressa, ou se quedavam minutos e horas, ensaiando formas complexas, inexplicáveis, estranhas, algumas da côr mais cinzenta que a paleta imaginou.
Hoje, vejo mais uma torre de betão a elevar-se, insensível, enorme, a juntar-se às outras cinco que, em poucos meses, desfiguraram completamente o panorama agradável que descortinava da minha janela."

É verdade que, pouco a pouco, vamos ficando emparedados, já que os senhores das autarquias não olham à necessidade de espaços verdes que "disfarcem" a enormidade dos blocos de betão que se vão construindo uns a seguir aos outros.
Pois, há dias, ainda tive oportunidade de "captar" esta imagem. O Sol estava a esconder-se por detrás dumas nuvens que coloriam o céu duma maneira majestosa. E aqui está. Um pouco antes de cair a noite:


sábado, maio 13, 2006

orientação sexual

"As reacções dos cérebros dos homossexuais às hormonas sexuais masculinas e femininas são diferentes das dos heterossexuais, mas essa diferença é menos pronunciada nas lésbicas do que nos homens homossexuais, indica um novo estudo.

O estudo, realizado por cientistas suecos e hoje publicado na revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences, reforça a teoria de que a orientação sexual não é um comportamento adquirido, mas tem uma causa biológica."

(9 Maio 2006 - Portugal Diário)



"Porque é que sou lésbica?
És lésbica, Jenny, pela mesma razão por que és destra ou canhota, tens olhos castanhos, ou qualquer outra característica pessoal que faz com que tu sejas "tu".
A genética humana define todas as tuas caracteríscas físicas individuais, muito antes de nasceres. Isto é muito natural, tu és muito natural, e essa forma de ser é perfeita para ti.
Eu amo-te tal e qual como és, porque essa forma é perfeita para ti. E isso significa que é perfeita para mim."

(2001 - Conversas com Deus para adolescentes - Neale Walsch)

sexta-feira, maio 12, 2006

jonice e chocolate

Mais uma que me chegou do Brasil, pela mão da querida Jonice.
Os "arranjos" são para facilitar e tornar mais prático o exercício.
Obrigado, Jo!




A TUA IDADE COM CHOCOLATES


Não demora mais que um minuto.
Vai fazendo os cálculos e escreve nos rectângulos, para ajudar:


1 - Quantas vezes por semana te apetece comer chocolate?

2 - Multiplica este número por "2" (para ser par)

3 - Ao resultado que apuraste, soma "5"

4 - Multiplica o resultado por "50"

5 - Se já fizeste anos em 2006, soma "1756". Se ainda não fizeste anos, soma "1755".

6 - Agora subtrai o ano em que nasceste (número de quatro dígitos).


O resultado é um número de três dígitos.

O primeiro dígito é o número
de vezes que te apetece comer chocolate por semana.


Os dois números seguintes são:

A TUA IDADE!!!

(Siiiiiiimmmmmmm!!! A Tua Idade!!!)

quinta-feira, maio 11, 2006

espécies em extinção


Águas da Vida dedicou o seu post do dia 9 à lista de espécies em extinção que a União Conservacionista Mundial divulgou, e que inclui 721 animais e plantas existentes em território brasileiro.
Fui ao link
BBC Brasil e confirmei a barbaridade que é um acontecimento desta natureza.
Uma vergonha para a humanidade que nos deixa sem palavras...

Para que este texto não "passe" ao esquecimento, fica, também aqui, reproduzido na íntegra:




"A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, divulgada pela União Conservacionista Mundial (IUCN, na sigla em inglês) nesta terça-feira, inclui 721 animais e plantas que vivem no Brasil.
O número significa um acréscimo de 24 espécies em relação ao último levantamento, divulgado em 2004. Apenas no Brasil, os cientistas ligados ao IUCN avaliaram mais 186 espécies nos últimos dois anos.

Entre os animais do Brasil que passaram a fazer parte da lista dos que estão em perigo está o Tatu-Mulita (Dasypus hybridus), encontrado no sul do país e na categoria Quase Ameaçado.

No total, a nova lista relaciona 16.119 animais e plantas do mundo inteiro, com um aumento de 530 espécies em relação a 2004. O número corresponde a cerca de 40% das mais de 40 mil espécies analisadas pelos especialistas ao longo dos últimos dois anos.

A entidade diz, porém, que o número pode ser uma "subestimação grosseira", já que menos de 3% das 1,8 milhão de espécies conhecidas foram analisadas pelos cientistas que elaboram a Lista Vermelha. Estima-se que existam cerca de 15 milhões de espécies no planeta.

"A Lista Vermelha do IUCN mostra uma tendência clara: a perda da biodiversidade está aumentando, não desacelerando", afirmou o diretor-geral da organização ambientalista, Achim Steiner.


"As implicações dessa tendência para a produtividade e resistência dos ecossistemas e as vidas e sustento de bilhões de pessoas que dependem deles vão longe."

O levantamento é considerado o mais confiável retrato das espécies ameaças de desaparecer e do progresso, ou falta dele, nos esforços para atingir a meta internacional de reduzir até 2010 o ritmo em que o planeta vem perdendo variedade de vida.

Os dados, compilados pela primeira vez em 1963, são freqüentemente usados por governos e organizações ambientalistas para traçar estratégias conservacionistas.

De acordo com a nova lista, podem simplesmente deixar de existir um em cada quatro mamíferos, um terço dos anfíbios, um oitavo da população dos pássaros e um quarto das árvores coníferas se o processo de degradação do planeta, atribuído principalmente à ação humana, não for revertido.

Entre outras espécies que entraram na lista de ameaçadas, estão o urso polar e o hipopótamo e a gazela do deserto.

A nova relação também inclui diversas espécies aquáticas, como tubarões e peixes de água fresca na Europa e na África. No Brasil, 16 espécies de peixes foram adicionadas, elevando para 58 o número de peixes na Lista Vermelha.

Os principais fatores que explicam o desaparecimento de plantas e animais são a perda de habitat - problema que afeta 86% dos mamíferos, 86% dos pássaros e 88% dos anfíbios ameaçados.

No caso do urso polar, encontrado no Pólo Norte, a maior ameaça é o derretimento da camada de gelo da Antártida, atribuído às mudanças climáticas causadas pelo aumento nas emissões de CO2, que priva os predadores do seu habitat.

Como resultado, estima-se que 30% dos ursos polares desapareçam nos próximos 45 anos.

Segundo a entidade, 784 já foram declaradas extintas e outras 65 só podem ser encontradas em cativeiro. O Brasil, um dos países com maior biodiversidade do planeta, já perdeu pelo menos 29 espécies.

(BBC Brasil.com - 2/5/2006)

as imagens ampliadas
anfibio arraiaeagleflor
gazelahypotomamuspassarourubu

quarta-feira, maio 10, 2006

isto é que é mamar

Um recorde para o Guiness, no mínimo, original:



Manila, nas Filipinas, foi palco de uma acção que bateu um recorde do Guiness, no mínimo, original.
3738 mães juntaram-se num pavilhão, para dar de mamar aos seus filhos, em simultâneo.

O recorde tinha já cerca de quatro anos e pertencia à cidade americana de Berkeley, na Califórnia, que tinha contado com a participação de 1130 mães.

(Portugal Diário - 2006/05/04)

terça-feira, maio 09, 2006

todos somos


Vivemos num mundo onde cada coisa está em relação com todas as coisas, onde cada pessoa vai experimentando o que quer que seja, sempre em relação a algo ou a alguém.
Inconscientemente, isto acontece com toda a gente. Conscientemente, acontece só com alguns de nós.
Todas as forma físicas são percepcionadas através dos sentidos. Uma pedra, uma árvore, a água dum riacho, o próprio vento "existiriam" na mesma, se nenhum dos meus cinco sentidos funcionasse. Assim como as ondas rádio "estão lá", tenha eu ou não um receptor para as captar.
Ao olhar um amigo reconheço-o como tal e ao olhar para mim identifico-me como a pessoa que sou. Os meus sentidos "dizem-me" isso mesmo e, na minha concha, elevo-me à condição de "ser" especial, concentrando tudo aquilo que possuo (ou julgo possuir) no indivíduo humano que se vê num mundo complexo, onde entrou sem ter pedido para entrar e onde reconhece que tem algo a fazer para sobreviver nele.
Ao fim de uma dezena de anos, o ser humano nascido para este mundo dá-se conta que tem um corpo e é com esse corpo que a sua relação com a vida se pode manifestar.
Aprende-se na escola, aprende-se mo meio familiar, aprende-se no convívio dos amigos, aprende-se nos meios de comunicação, aprende-se com os olhos e os ouvidos, principalmente.
O culto do corpo destaca-se por todo o lado. A imagem do corpo ocupa lugares cimeiros. A velhice do corpo é escondida por disfarces. O elixir da longa vida continua a ser procurado.
O mundo avança ao sabor do tempo que voa. Com os corpos lindos do jet-set, os corpos ensanguentados nos campos de batalha e os corpos franzinos na pobreza da fome ou na doença da morte.

Os noticiários dos jornais e da TV não se compadecem. Relatam cruamente factos e acontecimentos e ajudam a encher a mente humana de padrões, conceitos, valores, princípios...

Eu gosto do meu corpo. Pensando bem, talvez não goste tanto como devia... mas, isso não tem importância. Gosto mesmo... porque é este o meu, embora nada tenha de parecido com o do .. Acho que todos pensamos assim, ou quase todos, ou uma grande parte... Afinal, bem poderíamos ter em casa mulheres mais parecidas à Grace Kelly ou
Se os olhos são gulosos, também o são o tacto, o cheiro, o sabor, o próprio ouvido ao escutar sussurros de amor...
Será que eu acredito que o meu corpo tem um querer próprio, tem poder para decidir, tem capacidade para me me definir como a pessoa que eu sou?...
Quando a minha relação com o mundo que me rodeia já criou em mim uma identidade própria, apercebo-me (ou esclarecem-me) que o pensamento não deve ser somente direccionado para a lógica das coisas e dos acontecimentos.
Não me lembro de me terem ensinado nada sobre isto em nenhuma disciplina da escola. Não me lembro de me terem dito que EU não sou o meu corpo.... nem a minha mente...
Mas foi-me ensinado que cada pessoa tem de fazer pela vida, tem de batalhar, tem de fazer tudo para sobreviver, tem de matar para impôr as suas verdades...
Continuam a afirmar-me que sou um indivíduo e aquele é outro indivíduo, e este dinheiro é meu, e esta casa é minha e este país é todo meu com todas as riquezas que ele tem. O mundo está cheio de leis e de regras e de regulamentos.
Mas não há uma que afirme que tudo é de todos, porque todos somos um bocado de Uma Única Coisa Que Existe...

domingo, maio 07, 2006

dia da mãe




Mãe, não há outro nome
Mais doce, meigo e gentil
No entanto, posso escrevê–lo
Só com três letras e um til.

(Luís Filipe Marcos Monteiro )




"Dia da Mãe"

Autor: Kirsty Scott

Editora: Presença


Dia da Mãe é um belíssimo hino a todas as mães do mundo, uma obra de rara sensibilidade, que alia ao profundo conhecimento do universo feminino, e muito em particular do da maternidade, uma prosa deliciosamente bem-humorada, que desde logo nos deleita. Excelente contadora de histórias, Kirsty Scott traz-nos, neste seu romance de estreia, três protagonistas absolutamente inesquecíveis, três mães na casa dos trinta, com percursos de vida muito diferentes, que vêem nascer entre si os laços da amizade quando descobrem que os filhos frequentam a mesma escola. Três mulheres profundamente envolvidas nos afectos, desafios e alegrias dos seus quotidianos, que se tornam próximas por essa circunstância tão comum, e ao mesmo tempo tão única, de serem mães. Um romance arrebatador, que nos faz reflectir sobre o que significa, no sentido mais autêntico e profundo, ser MÃE na sociedade actual.


MÃE presente,
MÃE ausente,
MÃE que passou,
MÃE que ficou;
MÃE que desencarna,
reencarna,
que bem ou mal cumpre seu "karma";
É com alegria que expresso,
em forma de verso,
meu respeito e admiração
por todas as MÃES do universo.

(Wagner Tadeu Matioli)

sexta-feira, maio 05, 2006

perder e ganhar



Acho que um dia, o ser humano estará nesta vida sem a ideia da competição. Hoje, tudo é competição. Toda a gente compete. A criança, quando nasce, é ensinada a competir. Em casa, na escola, no desporto, no emprego, no simples entretenimento existe sempre a noção de competir. Ser melhor do que este. Ser mais do que aquele. O homem criou o desporto baseado no pressuposto básico de que um tem que ser melhor do que o outro. A ideia entra, desde logo, no princípio formal e na mentalidade humana de que para que alguém "ganhe" outro alguém terá que "perder". É no desporto, é em qualquer jogo, é no entretenimento.

Num dia longínquo, o ser humano sentirá a mudança.
Criará no desporto a noção de "competir" unicamente consigo mesmo. Não "contra" outro alguém. Saberá como fazer isso, evoluindo conscientemente. Partilhando vitórias, sem existirem "derrotas". Possuindo aquilo que todos possuem, sem exisirem "roubos". Distribuindo, livre e equitativamente. Espalhando a abundância para lugares necessitados. Vivenciando essa abundância.

Num dia longínquo, a violência desaparece, porque deixa de fazer sentido. O homem satisfaz-se na invenção de jogos onde entre a criatividade, a estratégia da harmonia, do bem comum.

Num dia longínquo, é possível que a missão do ser humano neste mundo físico tenha uma nova componente. A evolução não se esvazia em uma qualquer encarnação...

conceitos



A energia é única, mas vocês transformam-na em positiva ou negativa.
O sofrimento é parte de um mecanismo de autopunição criado pela vossa sociedade no passado, pois, entre os vossos criadores genéticos, existiam conceitos erróneos sobre a felicidade e sobre a moral. Esses conceitos ainda persistem na vossa actual civilização. Enquanto não se libertarem desses conceitos falidos, será difícil modificar a situação actual.
O sofrimento não é necessário para evoluir. Porém, vocês acreditam que seja parte da missão, da vossa sina. Isso traz graves consequências para o vosso desenvolvimento social. As manifestações desarmónicas da vossa sociedade são um reflexo das falhas de carácter demonstradas por vocês há milénios.
Novamente ocorrerá a purificação de grande massa populacional através da dor e da destruição, pois foi o caminho que a maioria escolheu. Mas muitos seres humanos já superaram essa etapa e não precisarão de passar por esses processos. A saída é a evolução vibracional de consciência de cada ser, voltada para novas fronteiras mais subtis.
Em relação à mortandade infantil em larga escala, que ocorre no continente africano, devo alertar que possui dois efeitos sobre a egrégora planetária. Em primeiro lugar, é um processo cármico, gerado por grandes personalidades e pessoas envolvidas com a injustiça no passado da humanidade. Portanto, eles (as grandes personagens agora nos corpos de crianças famintas em África) estão a pagar na mesma moeda o que provocaram durante a sua passagem pela Terra. Em segundo plano, mas não menos importante, existe o problema de que a vossa sociedade deveria ter trabalhado de forma unida para acabar com esse tipo de situação. Portanto, vocês, humanos, a viver nesta época, têm sido omissos no que diz respeito a essas crianças e às leis internacionais. É uma bola de neve, como costumam dizer. Trata-se de um efeito dominó, onde cada tópico está atrelado a actos anteriores, gerados na década de 40 e 50.

("O Despertar da Consciência" de Rodrigo Romo)

quarta-feira, maio 03, 2006

data única

Esta foi-me enviada por e-mail pelo David Fernandes:




Na quinta-feira , 4 de Maio, 2006, 2 minutos e 3 segundos

depois da 1:00 AM da manhã, as horas e o dia serão assim:

01:02:03 04/05/06


Isto nunca mais vai acontecer na sua vida.

terça-feira, maio 02, 2006

Paramahansa Yogananda

segunda-feira, maio 01, 2006

primeiro de maio



1 de Maio de 1886. Manifestação operária em Chicago termina com mortes e detenções. Três anos depois nascia o Dia do Trabalhador.

No século XIX, a pujança da “Revolução Industrial” conduziu à sujeição dos trabalhadores a condições desumanas de laboração. A necessidade de se produzir o máxima ao mais baixo custo não respeitava idades nem sexos. As organizações sindicais eram incipientes e perseguidas pelas autoridades policiais.
Na cidade de Chicago a repressão policial foi especialmente dura. Ao quarto dia de manifestações (dia 4 de Maio) explodiu uma bomba entre a multidão matando dezenas de trabalhadores e alguns polícias.
Três anos depois da condenação dos que ficaram conhecidos como os “Mártires de Chicago” as repercussões sentiram-se na Europa. Assim, em 1889, a Segunda Internacional Socialista decidiu, em Paris, proclamar o 1º de Maio como o Dia do Trabalhador em memória dos que morreram em Chicago.


O primeiro 1º de Maio celebrado em Portugal depois do 25 de Abril foi a maior manifestação alguma vez organizada no país. Só na cidade de Lisboa juntaram-se mais de meio milhão de pessoas. Para muitos, foi a forma dos portugueses demonstrarem a sua adesão ao 25 de Abril, que uma semana antes restituía ao país a democracia.

(JornalismoPortoNet)